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Serafim Fertuzinhos é uma empresa que possui uma rede de clientes espalhada pelos 5 continentes, exportando para mais de 30 países. Atualmente, é a única empresa em Portugal que se dedica ao fabrico de tesouras, estando a produzir um novo produto desenvolvido sob os princípios da sustentabilidade ambiental, como nos conta Jorge Silva, Diretor da Serafim Fertuzinhos.

Que tipo de produtos e marcas a Serafim Fertuzinhos oferece no mercado?

A Serafim Fertuzinhos é uma empresa familiar com 65 anos de história e a única produtora de tesouras do país. Temos duas marcas comerciais que nos permitem “separar” os dois segmentos de mercado que trabalhamos, o agrícola/jardim com a marca “CARPA” onde predominam as tesouras de podar, tesouras de colheita, tesourões e corta-sebes, e o doméstico/hotelaria com a marca “BA-TIL” onde enquadramos as tesouras de costura, alfaiate, de cozinha, entre outras.

Quais os valores que estão associados  à  missão  da  Serafim  Fertuzinhos  e  que,  desta  forma,  vos  distingue  das  restantes empresas do mesmo ramo?

Creio que podemos apontar vários fatores, mas o mais importante será o facto de dominarmos todos os processos de produção e fazermos praticamente tudo dentro  de  portas.  Não  nos  limitamos  a  desenvolver e fabricar a tesoura, fabricamos também o parafuso que é usado na nossa  tesoura  e  inclusive  a  embalagem  dessa  tesoura,  por  exemplo.  Com  isto  conseguimos  o  controlo  absoluto  sobre o  processo,  que  se  traduz  numa  maior  celeridade   na   resolução   de   possíveis   problemas  e  uma  maior  confiança  para  o cliente que nos aborda. Para além desta  verticalidade  na  produção  devemos  também   frisar   a   constante   inovação,   otimização  do  consumo  de  recursos  e  eficiência.

A  sua  empresa  está  presente  em  mais de 30 países. Qual o impacto que o   mercado   nacional   representa   no   vosso  volume  de  trabalho?  E  a  nível  internacional?

O  mercado  nacional  representa  cerca  de 30% do nosso volume de negócios, o restante  divide-se  por  cerca  de  30  países  em  todas  a  latitudes,  que  vão  desde  a  vizinha  Espanha  até  ao  México  ou  da  África do Sul ao Canadá. Temos também uma empresa comercial no Brasil desde 2010, para servir exclusivamente aquele mercado.

Quais as metas para o futuro da Serafim Fertuzinhos?

Desde  há  mais  de  uma  década  que  nossa  empresa  tem  feito  investimentos  significativos na redução da pegada ecológica,  desde  a  instalação  de  painéis  fotovoltaicos, substituição de fornos a gás por fornos de indução, instalação de estação de tratamento de águas industriais e   certificação   ambiental   desde   2019.   Com   este   trabalho   desenvolvido   nas   instalações da empresa, a ideia é passar agora para o produto, sendo que grande parte da produção já é pela sua natureza, “sustentável”, pois são produtos recicláveis compostos praticamente por metal, temos  uma  gama  onde  usamos  polímeros e que queríamos melhorar. Então  nasce  agora  a  “Carpa  Natura”,  que   utiliza   biocompósito   de   fibra   de   coco nos cabos das tesouras, para diminuir a utilização de polímeros sintéticos sem  perder  a  ergonomia  nem  a  capacidade  reconhecida  dos  produtos.  Este  é  o  desenvolvimento  produtivo  que  estamos a trabalhar atualmente. Ao  nível  dos  mercados,  continuamos  a alargar a lista de países onde queremos estar  e  temos  feito  algumas  incursões  em  mercados  onde  achamos  que  há  espaço  para  o  tipo  de  produtos  que  fabricamos.

65 years of cutting the path to success

Serafim Fertuzinhos is a company with a customer network spread across five continents, exporting to more than 30 countries. It is currently the only company in Portugal dedicated to the manufacture of scissors and is producing a new product developed under the principles of environmental sustainability, as Jorge Silva, Director of Serafim Fertuzinhos, tells us.

What kind of products and brands does Serafim Fertuzinhos offer on the market?
Serafim Fertuzinhos is a family-run company with 65 years of history and the only producer of shears in the country. We have two commercial brands that allow us to “separate” the two market segments we work in: agricultural/gardening with the “CARPA” brand, where pruning shears, harvesting shears, loppers and hedge clippers predominate, and domestic/hotel with the “BA-TIL” brand, where we include sewing, tailoring and kitchen shears, among others.

What values are associated with Serafim Fertuzinhos’ mission and what sets you apart from other companies in the same industry?
I think we can point to several factors, but the most important is the fact that we master all the production processes and do practically everything in-house. We don’t just develop and manufacture the scissors, we also manufacture the screw that is used in our scissors and even the packaging for those scissors, for example. This gives us absolute control over the process, which means we can resolve any problems more quickly and the customer who approaches us has greater confidence in us. In addition to this verticality in production, we must also stress constant innovation, optimization of resource consumption and efficiency.

Your company is present in more than 30 countries. What impact does the national market have on your workload? And internationally?
The national market accounts for around 30% of our turnover, the rest is divided between around 30 countries in all latitudes, ranging from neighboring Spain to Mexico or from South Africa to Canada. We’ve also had a sales company in Brazil since 2010 to serve that market exclusively.

What are Serafim Fertuzinhos’ goals for the future?
For more than a decade, our company has made significant investments in reducing its ecological footprint, from installing photovoltaic panels, replacing gas ovens with induction ovens, installing an industrial water treatment plant and environmental certification since 2019. With this work carried out at the company’s facilities, the idea is now to move on to the product, with much of the production already being “sustainable” by nature, as they are recyclable products made up practically of metal, we have a range where we use polymers and we wanted to improve it. So now “Carpa Natura” is born, which uses coconut fibre biocomposite in the handles of the scissors, to reduce the use of synthetic polymers without losing the ergonomics or the recognizability of the products. This is the production development we are currently working on. In terms of markets, we continue to expand the list of countries where we want to be and we have made some inroads into markets where we think there is room for the type of products we manufacture.