Os 30 anos de história da Arval no mercado nacional têm como base para o sucesso a forma profissional e consistente com que a marca trata cada um dos seus clientes. Paralelamente, a visão apontada aos novos desafios que envolvem a mobilidade, são também um fator-chave para que a Arval continue a ser uma marca de referência no setor em Portugal, tal como conta à Mais Magazine, João Soromenho, Diretor Comercial da Arval Portugal.
A Arval é uma empresa especializada em aluguer operacional de veículos e em novas soluções de mobilidade sustentável que já conta com mais de 30 anos de história. Nesse sentido, qual o balanço que faz do caminho percorrido pela empresa até então?
São 30 anos de uma empresa sólida, consistente, com visão de futuro e sempre muito próxima dos nossos clientes e parceiros. Desde o primeiro dia que trabalhamos para oferecer soluções flexíveis e sustentáveis que têm vindo a acompanhar a evolução das necessidades dos nossos clientes. As pessoas hoje procuram uma gama mais ampla de opções de mobilidade. Querem poder escolher como passar de A para B, para combinar tecnologia com sustentabilidade. E esperam mais flexibilidade e menos restrições. Temos ultrapassado os muitos desafios deste setor e temos vindo a acompanhar e, muitas vezes, a antecipar, as novas exigências das empresas e da sociedade, nomeadamente no que toca à sustentabilidade ou à inovação tecnológica. O setor continua dinâmico e as perspetivas para a Arval são muito positivas. Esperamos que isso continue a impulsionar o nosso crescimento e rentabilidade nos próximos anos, sendo que temos objetivos a nível de grupo bastante ambiciosos, nomeadamente a eletrificação de cerca de 35% da frota gerida e a redução em cerca de 35% das emissões de CO2.
Em termos de produtos e serviços, o que disponibilizam ao cliente?
O aconselhamento especializado, o serviço de qualidade e o desenvolvimento de soluções integradas e sustentáveis são os pilares do compromisso da Arval com os seus clientes. A Arval tem incluída na sua oferta um serviço de consultoria especializada, com uma abordagem consultiva – SMaRT (Sustainable Mobility and Res-ponsible Targets), que foi desenvolvida para dar resposta às solicitações das empresas de forma a atingirem os seus objetivos de sustentabilidade. Com esta abordagem, fazemos um diagnóstico à situação atual das frotas dos nossos clientes, clarificamos as suas metas em termos de sustentabilidade, avaliamos cenários alternativos em função das necessidades da empresa e do perfil de cada condutor e construí-mos um plano de ação ajustado a cada empresa.
Do seu ponto de vista, os portugueses e as empresas estão cada vez mais recetivos à utilização de carros elétricos ou híbridos?
Estamos a passar por uma mudança de paradigma, não só ao nível da sustentabilidade, com uma maior consciencialização ambiental na sociedade, o que contribui para um crescimento na aposta de veículos elétricos ou híbridos, mas também ao nível de transformações sociais, como a prevalência de uma economia de partilha ou de novas formas de trabalhar, que influenciam o nosso negócio. Vemos uma indústria que está em alta velocidade em termos de oferta de viaturas elétricas, com mais marcas a disponibilizarem mais opções em quase todos os segmentos. Esta maior oferta vem ao encontro dos objetivos de sustentabilidade das empresas, pois existe cada vez mais empresas com metas e datas definidas para a redução das emissões de CO2 das suas frotas. Em 2021, o número de vendas de veículos elétricos na Arval em Portugal ultrapassou o de carros a diesel pela primeira vez e este é um caminho que temos de seguir em conjunto. Estamos profundamente comprometidos em contribuir para uma mobilidade mais sustentável e, para conseguirmos apoiar os clientes na sua transição energética, oferecemos um serviço de consultoria especializada em que avalia se os veículos elétricos são uma boa opção para cada tipo de negócio, percurso e função. Apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer, a indústria promove cada vez mais a oferta de veículos elétricos. Tal como temos feito até então, continuaremos a acompanhar os nossos clientes para uma gestão de frotas mais sustentável, eficiente, que vá ao encontro das novas tendências, oferecendo soluções integradas de aluguer de viaturas eletrificadas com opções de carregamento para casa dos colaboradores, para o escritório e para a estrada.
Este ano lançaram para o mercado uma novidade: o renting de e-bikes. Explique em que consiste esta solução e enumere as principais vantagens da sua utilização.
Lançámos este projeto pioneiro no mercado e tem sido extremamente positivo. Com esta solução, as empresas podem oferecer aos seus colaboradores uma opção suplementar de mobilidade sustentável, com benefícios, quer para as empresas, quer para os seus colaboradores. Os colaboradores, para além de beneficiarem de uma opção mais saudável de mobilidade, podem evitar o stress do trânsito, bem como as muitas preocupações e custos acrescidos de parqueamento nas cidades. Por seu lado, a empresa posiciona-se como socialmente responsável, oferecendo aos seus colaboradores outras alternativas de mobilidade sustentável. O renting, hoje, não se pode limitar unicamente a viaturas. Temos de inovar, olhar à nossa volta e ver que tipo de soluções mais sustentáveis e ágeis podemos criar para os nossos clientes.
Em 2022, a Arval registou 1.592.024 veículos alugados, +5.5% de crescimento orgânico e +8.3% de crescimento, incluindo aquisições. A expectativa é de que estes números continuem a aumentar?
Sem dúvida. Até ao fim de 2025 temos o nosso plano estratégico chamado Arval Beyond, com objetivos muito concretos em termos de crescimento da frota e de inovação na oferta de soluções de mobilidade global e sustentável. Para 2024 temos uma ambição de crescimento em Portugal ainda maior do que a que estamos a assistir este ano.
O futuro da Arval passa por continuar a inovar, disponibilizando soluções de mobilidade completas e duradouras, contribuindo, em simultâneo, para a preservação do meio ambiente?
Sim, o mundo está a mudar e a gestão de frotas está cada vez mais tecnológica. Assiste-se a um grande número de desenvolvimentos a nível digital que permitem, não só, acelerar a transição energética, mas também a mitigar os custos na gestão de frotas. A Arval utiliza, por exemplo, uma aplicação telemática, o Arval Connect, desenvolvida pela própria Arval com base na experiência recolhida junto dos seus clientes a nível internacional, que permite através da tecnologia de conectividade, ajudar as empresas a identificar custos que de outra forma não seria possível. Em linha com estas tendências, as necessidades dos nossos clientes e condutores estão a evoluir e a nossa estratégia deve refletir isso. É por isso que estamos a ir além do nosso negócio tradicional para reinventar o renting automóvel e lançar novas ofertas de forma a proporcionar uma experiência de mobilidade integrada, fornecer apoio durante a transição energética e novos conceitos de mobilidade sustentável através de produtos e serviços conectados e flexíveis.