: Mais Magazine:: Comentários: 0

Revista Mais Magazine teve o prazer de se sentar à conversa com o Professor Doutor Jónatas Machado, Diretor da FDUC que, entre outros assuntos, abordou a oferta formativa desta instituição e explicou de que forma é que os cursos que disponibilizam se adaptam aos tempos em que vivemos atualmente.

A Faculdade de Direito de Coimbra (FDUC) é a mais antiga em Portugal e integra o grupo das Universidades de Coimbra, o que obviamente é motivo de orgulho, tendo em conta que falamos de um local onde se “respira cultura e história” e que, em junho de 2013, foi declarado Património Mundial da UNESCO.

Preocupados em manter a tradição, mas, em simultâneo, de olhos postos no presente e no futuro, foi recentemente criada a Licenciatura em Direito Luso-Brasileiro, tratando-se da única licenciatura do género no país.

Como tem sido a sua marca desde sempre, a FDUC está atenta aos desafios que quer a pessoa, quer a sociedade e o ambiente colocam ao Direito e, por isso, procura encontrar respostas jurídicas novas e criativas, até porque o objetivo primordial continua a ser fazer desta faculdade um “polo autónomo de excelência na reflexão sobre os grandes temas jurídicos da atualidade, contribuindo para que o direito continue a servir a vida, a realização autêntica da pessoa humana”, salienta o Professor Doutor Jónatas Machado.

No entanto, a FDUC não se dedica exclusivamente ao ensino e investigação do direito. Pelo contrário, encontra-se em funcionamento, há já alguns anos, a Licenciatura em Administração Público-Privada. “Queremos contribuir para a formação de excelentes quadros e gestores para a Administração Pública e para as empresas, e apostar na promoção do empreendedorismo, indo ao encontro das necessidades do país”, explica.

A globalização, a digitalização e a sustentabilidade são temáticas às quais esta faculdade também está particularmente atenta e, por isso, tal como refere o entrevistado, apesar de “o estudo de direito da União Europeia ocupar, desde há muito, um lugar destacado (…) deve ser igualmente salientado o estudo das organizações internacionais dedicadas à proteção da paz, do ambiente e da transição digital”.

Assim, a FDUC, contando com a licenciatura em Direito, Direito Luso-Brasileiro e Administração Público-Privada, é reconhecida além-fronteiras pelo seu corpo docente de elevada qualidade que procura munir os seus alunos das ferramentas necessárias para a entrada no mercado de trabalho. Além disso, do ponto de vista do estudante, esta faculdade é tida como uma “segunda casa”, na qual criam laços que perduram a vida inteira.