: Mais Magazine:: Comentários: 0

Sedidada na Maia, a Agência Funerária Secular Casa Moreira é uma das mais antigas casas funerárias em atividade em Portugal. Ao longo do tempo, a família Moreira conseguiu aliar a tradição à inovação e fazer deste negócio centenário um distinto exemplo de sucesso.

Para falar dos primórdios desta empresa é necessário recuar a uma época anterior ao ano de 1847, altura em que surgem os primeiros registos de uma atividade ininterruptamente ligada à família Moreira, de Moreira da Maia. Foi pelas mãos de Domingos José Moreira que surgiu o projeto que hoje se designa por Agência Funerária Secular Casa Moreira. Empreendedor e carpinteiro de profissão, cedo deu provas de habilidade, inteligência, iniciativa e ambição. Fundou então a casa de armação “Casa Moreira – Armador”, que tinha como atividade principal a ornamentação das igrejas, tanto para cerimónias religiosas festivas, como lutuosas. Após a sua partida, em 1896, a continuidade da atividade da casa foi assegurada por José Domingues Moreira, seu filho e, posteriormente, pelos seus netos Domingos José Moreira e António José Moreira – o “Mestre Clara”. Como falecimento precoce deste último, a continuidade do projeto foi assegurada por Tercília Silva, sua esposa. Apoiada pelo prestígio alcançado, a Casa Moreira manteve as suas operações, tendo sido gerida com competência durante 18 anos. Após o seu falecimento, a direção da Casa Moreira volta a ser assumida por um dos seus netos, Domingos José Moreira. Terá sido nesta altura que a Funerária Casa Moreira terá passado a ter um maior reconhecimento na freguesia de Lavra. Porém, com o aparecimento e crescimento de novas casas funerárias nas redondezas, assistiu-se a um declínio da atividade da empresa.

O renascimento do negócio surge em 1990, pelas mãos de Domingos José Dias Moreira. Será porventura a sua obra a mais marcante na história da Casa Moreira. Foi o responsável pela sua expansão, dotando-a de novas instalações nas freguesias de Gueifães e de Nogueira, no Concelho da Maia. É também no decorrer da sua gestão que a Casa de Armação assume a sua atual designação de “Agência Funerária Secular Casa Moreira”. Fruto dos seus valores humanos, as operações da empresa são ampliadas e a sua atividade ultrapassa valores nunca antes atingidos em toda a sua história. A gestão da empresa esteve a seu cargo durante quase 40 anos, até à sua partida, em 2017.Hoje, ao leme do negócio está João Filipe Machado Moreira, com cogerência do irmão gémeo Luís José Machado Moreira, que seguem a mesma metodologia de trabalho e valores característicos do seu pai, Domingos Moreira, e de toda a família na história da Casa Moreira: respeito, empatia e dignidade. A entrada destes irmãos trouxe uma lufada de ar fresco ao projeto no que diz respeito à inovação, aliando-a à sua distinta e longa tradição de 175 anos, acompanhando assim os atuais desafios do mercado. Neste contexto, e pela sua formação na área, destaca-se a conceção e desenvolvimento de uma plataforma informática, de tal forma abrangente, que integra todos os processos operacionais da Agência Funerária Secular Casa Moreira. Com esta plataforma foi assim possível escalar as suas operações permitindo o contínuo crescimento, não só da sua atividade, mas também do número de colaboradores, passando a empresa a ser uma das maiores a nível nacional. É também de destacar a criação de uma nova imagem corporativa, a reconstrução e ampliação da sede e armazéns da empresa, a aquisição de viaturas especializadas e a implementação de novas tecnologias para acompanhar as exigências atuais.

Assim, falar do mercado funerário é falar de uma das poucas indústrias que sobrevive à custa da morte, registando-se um crescimento do número de operadores neste mercado em Portugal. Perante esta realidade e, por forma a obter vantagens competitivas, prestar um serviço com a máxima qualidade tem sido sempre divisa da Agência Funerária Secular Casa Moreira, que vem dando exímia continuidade a uma tradição secular, marcada pelo profissionalismo e competência, característicos da família Moreira.