Em Portugal, o enoturismo é uma modalidade que tem ganho cada vez mais interessados graças às diversas quintas e adegas que estão capacitadas para oferecer uma alargada oferta enoturística. De forma a dar a conhecer ao público o cardápio enoturístico do país, a Wine XP surge como uma plataforma digital que agrega em si a informação necessária sobre as diferentes adegas que compõe o panorama vinícola em Portugal e as diversas experiências que proporcionam a quem as visita, tal como nos conta, a CEO da Wine XP.
Movida pelo gosto por vinhos, enoturismo, e por toda a atividade vinícola em Portugal, Stephanie Seddon-Brown desde cedo começou a viajar pelos enoturismos nos países vinícolas o que lhe permitiu ganhar um conhecimento sólido sobre o mercado internacional. A paixão pelo setor vinícola, aliada à falta de informação disponível online sobre as diversas quintas e adegas de Portugal e da sua oferta ao nível do enoturismo, materializaram-se na criação da Wine XP. “Como conheço bem o mercado dos vinhos em Portugal, tinha várias pessoas próximas que me pediam dicas sobre que adegas visitar em determinadas regiões do país. E comecei a pensar como é possível não encontrarem esta informação online. Comecei a fazer um estudo mais aprofundado e vi que não havia nada especializado ao nível do enoturismo em Portugal, apenas alguns websites internacionais com informação sobre o setor, mas nenhum deles focado em Portugal. Assim, surgiu a ideia de iniciar o projeto da Wine XP”, explicou Stephanie Seddon-Brown.
A Wine XP guia-o através das regiões vitivinícolas e dos produtores/adegas, e das muitas e variadas experiências disponíveis em cada um deles…
A Wine XP procura dar a conhecer ao público nacional e também internacional a riqueza portuguesa no que ao enoturismo diz respeito: prova de vinhos, passeio guiado na adega, passeio de bicicleta pelas vinhas, piquenique na vinha, curso de vinho, experiência de vindima, etc. Através da plataforma digital, site ou App, o utilizador consegue ter acesso a todas as experiências disponibilizadas pelas propriedades vinícolas, efetuar uma procura, encontrar, reservar e pagar de uma forma intuitiva e rápida. A Wine XP visita todas as adegas e quintas antes de serem incluídas na plataforma, assim conhece a sua história podendo descrever de uma melhor forma as adegas e diversas experiências que cada quinta pode proporcionar ao visitante. Tudo isso ajuda o cliente a escolher e reservar a sua experiência.
“O enoturismo não é só vinho, é também história, cultura e arte”
Wine XP reconhece que o enoturismo é uma atividade que tem registado um aumento do número de visitantes, principalmente pós-Covid-19, visto que os portugueses viram se forçados a deixar de viajar para o estrangeiro e a descobrir lugares exuberantes em Portugal. O enoturismo surge como uma oportunidade única de aliar o vinho, a arte, a história e a cultura numa única experiência. Algumas quintas acolhem importantes exposições de arte, outras ligam o vinho ao património cultural da região e algumas à historia e origens do vinho. Esta ligação faz com que seja um turismo interessante para toda a família, existem atividades também direcionadas para os mais jovens e atividades de aventura e desporto, como passeios de bicicleta, buggies e a pé pelas propriedades. Com os olhos postos no futuro, a Wine XP assume que pretende que a rede de adegas presentes na plataforma continue a crescer, mas sempre de uma forma sustentada e sem comprometer a qualidade do serviço prestado aos clientes abrangendo as 14 regiões vitivinícolas. A Wine XP procura crescer e ter produtores de todos os pontos do país, com enfoque especial nos de menor dimensão e menos conhecidos ajudando sua promoção e assim ajudar no crescimento e conhecimento do enoturismo e vinho Português dentro e fora do pais.