Localizada a oito quilómetros de Caldas da Rainha, no Noroeste do concelho, encontra-se a deslumbrante Foz do Arelho, um areal situado na confluência da lagoa com o mar e margens revestidas de um cenário verdejante. Um destino balnear de excelência que oferece duas formas distintas de praia, uma direcionada a norte para o Oceano Atlântico, a Praia Mar, a outra virada a sul para a orla da Lagoa de Óbidos, a Praia da Lago.
É nas Caldas da Rainha que está situa-da a famosa Foz do Arelho, um destino de férias escolhido por muitos turistas para passarem as suas férias de verão. Para além de todo o panorama paisagístico que serve de fundo a todo este areal, a Foz do Arelho demarca-se pela capacidade de oferecer num mesmo espaço, dois tipos de praias diferentes. A Oeste encontra-se a Praia Mar, direcionada para o Oceano Atlântico, onde as águas do mar permitem desfrutar de ondas e da prática do surf. A Leste, a Praia da Lagoa, localiza-se junto da Lagoa de Óbidos, o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, possuindo uma área total aproximada de 6,9 km². Esta praia é ideal para famílias com crianças devido às suas águas mais tranquilas e onde é possível praticar kite surf entre outros desportos náuticos. Ambas as praias da Foz do Arelho são hoje das mais procuradas do Oeste, não só para a prática de atividades aquáticas, como para a prática balnear e descanso em família, estando equipadas com bares e restaurantes que permitem degustar os mariscos provenientes da Lagoa, bem como assistir a um pôr do sol fantástico.
A Praia Mar e da Lagoa são distinguidas com o galardão de Bandeira Azul, selo praia acessível e distinções Qualidade Ouro e Praia Zero Poluição (Praia Mar)
Ambas as praias são distinguidas pelo galardão de Bandeira Azul, o que atesta a qualidade e segurança de todo o espaço balnear, incluindo a boa qualidade das águas da região para bons mergulhos e prática de desportos náuticos. Paralelamente, estas duas praias de Caldas da Rainha estão ainda abrangidas pelo selo de praia acessível a todos, fruto dos trabalhos levados a cabo pelo município ao longo dos anos no que concerne aos acessos ao areal – com a instalação de rampas que permitem vencer o desnível para o areal e que fazem interligação entre os corredores de passadeiras existentes – rebaixamento de passeios, estruturas que permitem o acesso aos serviços de praia, como bares ou instalações sanitárias, estacionamentos ordenados e reservados a pessoas com mobilidade reduzida, e informação disponibilizada aos utilizadores/veraneantes. Para a época balnear de 2023 será criada uma zona de sombreamento, reservada a utentes com mobilidade condicionada, onde estará disponível a cadeira anfíbia e será disponibilizado (com agendamento) apoio e assistência para banhos, através de nada-dores-salvadores. Será ainda criado um corredor de acesso até à água. Devido à beleza peculiar do areal da Foz do Arelho e da sua importância para Caldas Rainha, urge procurar iniciativas que procurem proteger e promover estes espaços balneares junto da população local. De entre os vários programas conduzidos pelo município, destaque para a criação do CILO – Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos, em parceria com o Município de Óbidos, um equipamento que possibilita o desenvolvimento de projetos direcionados não só para as populações escolares, mas também para a população em geral. Este programa aborda as principais questões ligadas à Lagoa de Óbidos, tais como a preservação do habitat das espécies que aí vivem ou que por ali passam, a necessidade da preservação da qualidade da água, a importância da recolha seletiva para evitar que os resíduos terminem no meio ambiente, com o impacto que causam.
De modo o potenciar a singularidade destes espaços balneares, o município de Caldas da Rainha tem ainda apostado no desenvolvimento de atividades turísticas que permitem dar uma oferta turísticas mais diversificada e completa. Para tal, os turistas podem usufruir no concelho de passeios de barco na Lagoa de Óbidos, percursos pedestres ao longo da Lagoa e da costa, passeios pela natureza – com bicicletas elétricas e buggies – prática de diversos desportos náuticos – surf, kite, paddle e vela – prática de vários desportos de praia- futebol, voleibol, ténis e andebol – e criação de programas de atividade física, em parceria com diferentes agentes do concelho.