: Mais Magazine:: Comentários: 0

Entre 1 de julho e 30 agosto estará aberta a época balnear em Pampilhosa da Serra, um destino conhecido como o “santuário das praias fluviais” e onde poderá encontrar o local ideal para ter um momento relaxante junto da Natureza. Para além das três praias distinguidas com Bandeira Azul, o município oferece ainda uma diversidade de espaços balneares e paisagens naturais que fazem de Pampilhosa de Serra um ponto de paragem obrigatório este verão.

As regiões do interior de Portugal oferecem-nos magníficas paisagens e uma oferta turística singular. O município de Pampilhosa da Serra é uma referência no interior do país em matéria de truísmo de natureza e aventura onde se destaca a oferta balnear, integrada em ambientes paisagísticos singulares e com grande riqueza e diversidade natural e cultural. Ao longo dos anos esta tem sido uma aposta turística do Município quem tem granjeado reconhecimento de habitantes, turistas e visitantes. Atualmente, Pampilhosa da Serra orgulha-se de juntar às três Praias Fluviais galardoadas com Bandeira Azul – Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Santa Luzia – espaços balneares e zonas nas ribeirinhas distribuídas por todo o território, dos lugares mais acessíveis aos sítios mais recônditos.

Praias Fluviais galardoadas com Bandeira Azul

Esta distinção é o reflexo da aposta na preservação destes espaços e constitui um importante selo de confiança que os utilizadores sentem ao frequentar estas praias. Para além das regulares análises químicas e bacteriológicas feitas às águas que abastecem as praias durante todo o ano e que garantem a excelente qualidade das mesmas, é ainda garantida a permanente manutenção, a par da gestão da fruição destes espaços. Aliada ao selo de qualidade fornecido pelo prémio Bandeira Azul, esta é uma oferta bastante diversificada e diferenciada relativamente às praias do litoral. Todas contam com o serviço de nadador-salvador, atividades lúdicas e desportos náuticos, num contexto de contacto pleno com a natureza e com o estilo de vida e a cultura local. Paralelamente à excelência balnear, Pampilhosa da Serra está capacitada para oferecer uma oferta turística diversificada, sempre muito ligada à vertente natural, sendo, por isso mesmo, reconhecida como o Centro da Natureza. Pampilhosa é da Serra, mas também dos Rios, das ribeiras, do céu azul que as estrelas querem tocar. É das cores, dos saberes e dos odores. É das surpresas escondidas entre penedos e escarpas que só aqui se podem encontrar. São exemplos disso mesmo os vários rios que cruzam o concelho – como o Zêzere, o Unhais e o Ceira – os inúmeros caminhos pedestres que o levam a explorar os recantos de Pampilhosa da Serra, o verde que cobre todo o território e ainda a rede de percursos BTT e as infraestruturas de escalada. Naturalmente, o turismo balnear e as praias que se apresentam como as joias da coroa de Pampilhosa da Serra, são um importante motor para a economia local deste concelho do distrito de Coimbra. Ainda que a época balnear se concentre no verão, frequentam as praias do território inúmeras pessoas ao longo de todo o ano em busca de uns preciosos momentos de relaxamento e descontração. De forma a dar resposta à elevada procura que estes espaços fluviais registam, o concelho tem conjunto alargado de unidades de alojamento local, contando com mais de 200 camas, bem como empresas de animação turística com oferta adaptada às condições singulares do território, a par de uma diversificada e genuína gastronomia serrana.

Praias acessíveis a todos

Para além da Bandeira Azul, as praias de Pampilhosa da Serra estão também incluídas no programa “Praia acessível – Praia para todos!”, uma iniciativa que visa dar a oportunidade a todos para usufruir das praias fluviais, incluindo as pessoas com mobilidade reduzida. À exceção da Praia fluvial de Santa Luzia que se encontra protegida num ambiente natural resguardado, as restantes praias estão equipadas com estruturas que facilitam o acesso à praia e à água, incluindo equipamentos anfíbios. Para o futuro, o foco passa pela promoção de outros espaços balneares e ambientes naturais que contêm igualmente um conjunto de mais-valias que merecem a visita de todos. Trata-se de locais mais selvagens, mais intimistas, oferecidos pelas caraterísticas naturais do território, guardado por um mar de montanhas e marcado pelo curso permanente das águas. Simultaneamente, o município promove regularmente vários projetos e iniciativas ao longo do ano visando a sensibilização da população para a proteção dos espaços balneares. Este trabalho é realizado sobretudo junto da população mais jovem, onde se pretende alertar para os bens preciosos que o território possui, fazendo com que eles próprios usufruam e sejam anfitriões e guias de todos aqueles que visitam o concelho, sendo fundamentais para a promoção de Pampilhosa da Serra como um destino balnear de referência.