: Mais Magazine:: Comentários: 0

A PM Barbosa é uma empresa nacional de referência no setor da conservação e restauro de relevantes obras artísticas, oferecendo um serviço especializado no restauro de peças de arte sacra. Ao longo dos 25 anos de atividade são já muitos os trabalhos realizados por todo o país, apostando, nos últimos anos, na expansão internacional para países como Espanha, França e Brasil.

Sediada em Braga, a PM Barbosa conta com 25 anos de história no ramo da produção e restauro de obras artísticas, apostando na especialização em trabalhados relacionados com arte sacra. Quando a empresa surgiu, não havia ainda uma oferta relevante no setor da conservação e restauro, sendo que a PM Barbosa surgiu como uma oportunidade de negócio, colmatando uma lacuna do mercado português. Por isso mesmo, a PM Barbosa foi uma empresa importante não só por ter uma oferta alargada no ramo do restauro, mas também como agente ativo da promoção deste ofício. Paralelamente aos serviços de restauro, a empresa bracarense executa trabalhos de produção de peças religiosas de todo o tipo de natureza, desde escultura, entalhes, mobiliário litúrgico e estandartes.

Os trabalhos de restauro exigem muito conhecimento científico e histórico, para além da vertente artística

O ofício do restauro é um trabalho muito minucioso que exige do trabalhador muita perícia ao nível artístico, bem como conhecimento técnico, científico e histórico sobre as peças que trabalha. Estes fatores são ainda preponderantes para manter, ao máximo, a originalidade de uma peça, evitando a origem de um falso histórico e potenciando a preservação da obra e o respeito pelo original. Neste sentido, são utilizados materiais reversíveis que permitem que em intervenções futuras os mesmos possam ser retirados sem causar qualquer tipo de dano à peça. Antes da execução dos trabalhos, é elaborado um estudo de observação da peça em causa tendo em vista recolher informações históricas sobre a mesma e as partes que necessitam de intervenção. Paralelamente, executam-se trabalhos de limpeza mecânica, para retirar poeiras e sujidades, e limpeza química, que permite remover os vernizes oxidados. Os 25 anos de história da PM Barbosa permitem que a empresa esteja associada a grandes e importantes trabalhados de restauro de peças com uma vertente histórica relevante. Entre o portfólio de trabalhos da empresa, destaca-se a intervenção nas Igrejas Matrizes de Ramalde, Gião, Refojos e Lamelas (pertencentes à Diocese do Porto), os trabalhos realizados junto da Capela da Senhora do Carmo e ainda a intervenção parcial na Igreja Matriz do Divino Salvador de Ribeira de Pena. Ao nível da produção de obras de arte religiosas de realçar a escultura de Nossa Senhora da Conceição com 230 cm, produzida para a Paróquia de Alcabideche e as várias peças de entalhe desenvolvidas para a Catedral de Ourense, em Espanha.