: Mais Magazine:: Comentários: 0

No ano em que a Frente MarFunchal celebra o 20.º aniversário, o seu Administrador, Rui Cortez, deu-nos a conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido pela empresa municipal na promoção das infraestruturas e recursos dos quais é concessionária. Em especial junto dos Complexos Balneares do Lido, Barreirinha e Ponta Gorda, que este ano ondulam, uma vez mais, o estandarte azul, símbolo máximo da garantia de qualidade de ouro.

Fundada em 2003, a Frente MarFunchal dedica-se, desde a sua génese, à gestão e conservação dos Complexos Balneares, Praias e Passeio Público Marítimo do Funchal, assim como à gestão dos estacionamentos rotativos à superfície do Município do Funchal e dos parques de estacionamento do Lido e Mercado da Penteada. Com uma atuação orientada por valores de competência e transparência, a Frente MarFunchal assume assim o importante compromisso de assegurar o melhor serviço e segurança aos utilizadores dos quatro Complexos Balneares sob a sua gestão – Complexo Balnear da Barreirinha, Complexo Balnear do Lido, Complexo Balnear da Ponta Gorda, Complexo Balnear da Doca do Cavacas -, de garantir o acesso de qualidade e em segurança aos utilizadores de três praias de livre acesso da cidade do Funchal – Praia de São Tiago, Praia Formosa, Praia Lido Poente – e ainda de assegurar a qualidade de infraestruturas e serviços na oferta disponibilizada nas praias. “As infraestruturas têm de estar nas melhores condições. O mesmo acontece com os serviços que disponibilizamos, sejam balneários, vestiários, bar e até restaurante”, afirma Rui Cortez.

Galardão Bandeira Azul atesta qualidade dos Complexos Balneares

Dos quatro Complexos Balneários sob a gestão da Frente MarFunchal, três foram este ano, novamente, distinguidos com o mais importante galardão de qualidade atribuído a uma zona balnear, assim como uma praia na costa oeste do Fuchal. Falamos dos Complexos Balneares do Lido, Barreirinha e Ponta Gorda e da Praia Formosa que voltaram a ser distinguidos com o Galardão Bandeira Azul 2023, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)que visa premiar a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, na preservação do ambiente marinho, costeiro e lacustre. “Hoje, a Bandeira Azul é muito mais do que um reconhecimento da qualidade da água. As exigências são muito maiores. Hoje, temos que ter todas as condições de qualidade e segurança para podermos ser galardoados, condições de limpeza, serviços, segurança, de acesso e de mobilidade. Sabemos que o trabalho desenvolvido pela Frente MarFunchal nestes domínios foi decisivo para que uma vez mais estes três complexos e uma praia alcançassem esta importante distinção.” Além disso, os Complexos Balneares do Lido e da Ponta Gorda foram também distinguidos com o Galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, que não só atesta a existência de condições de cumprimento obrigatório, mas também de carácter não imperativo, promovendo assim a igualdade no usufruto da praia por pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada. O Funchal foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo, como é o caso das piscinas naturais da Doca do Cavacas. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem de ser defendido e preservado de forma equilibrada. Consciente desta realidade, a Frente MarFunchal tem procurado, através de diversas iniciativas, promover junto dos banhistas e população a importância da preservação e conservação deste potencial natural único. “Temos realizado diversas iniciativas ligadas à sensibilização ambiental, algumas delas premiadas. Este ano, por exemplo, temos em todos os Complexos Balneares cinco atividades programadas, dirigidas a toda a população.” Dedicado ao tema da geodiversidade e sob o lema “Sabes onde estendes a Toalha?”, as iniciativas procurarão dar a conhecer a geologia das praias e de que forma podemos ajudar a preservar este património natural.

Numa altura em que muitos portugueses já começam a preparar as férias de verão, Rui Cortez aproveita a oportunidade para lhe deixar um convite especial: “Convido quem visitar a Madeira a reservar pelo menos um dia para conhecer o Funchal e desfrutar de um dos nossos Complexos Balneares, com acesso a águas cristalinas e a temperaturas acima dos 20 graus. Encontrarão um ambiente familiar, acolhedor, divertido e com todas as funcionalidades. Acredito que vão usufruir de uma experiência única e levar uma ótima recordação da Ilha da Madeira.