: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique é uma instituição de ensino superior especializada na formação de jovens que pretendam ingressar no mercado marítimo e portuário. Para além de dispor de uma oferta formativa alargada, a ENIDH aposta num ensino pautado pela excelência, responsabilidade e diversidade multicultural que permite que os seus cursos registem elevadas taxas de empregabilidade.

Em Portugal, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique é a única instituição do ensino superior que forma os profissionais para a marinha mercante internacional e quadros para o setor marítimo-portuário, sendo, por isso, uma instituição de ensino de referência a nível nacional no ramo marítimo e portuário. Assim, como não poderia deixar de ser, a ENIDH disponibiliza uma oferta formativa completa, composta por licenciaturas em pilotagem, engenharia de máquinas marítimas, gestão de transportes e logística, gestão portuária, engenharia eletrotécnica marítima e engenharia informática e de computadores; mestrados em pilotagem e engenharia de máquinas marítimas; e ainda cursos técnicos superiores profissionais (TeSP) em manutenção mecânica naval, eletrónica e automação naval, redes e sistemas informáticos. Atualmente, estão em processo de aprovação novos cursos TeSP nas áreas da navegação de recreio e ope ração marítimo-turística, e operações de pesca e rebocadores marítimos.

A ENIDH regista uma elevada taxa de empregabilidade dos seus cursos, sinal da qualidade do ensino prestado
Todo o programa formativa e as metodologias pedagógicas são acreditadas pela A3ES, como acontece em todas as instituições de ensino superior em Portugal, bem como pela EMSA (European Maritime Safety Agency), entidade que confere certificações reconhecidas internacionalmente para os cursos marítimos. A qualidade de ensino prestado pela ENIDH aliada à aliciante carreira na área das engenharias marítimas ou pilotagem, que oferece salários muito acima da média nacional para um licenciado, são fatores pilares que explicam a elevada taxa de empregabilidade que a instituição apresenta. Destaque para a taxa de empregabilidade de cursos como a engenharia de máquinas marítimas com 99,2%, pilotagem com 98,5%, gestão de transportes e logística com 98,4% ou gestão portuária com 95,3%.

Vertente de I&D, forte ligação ao mundo empresarial do ramo e parcerias são mais-valias para a produção de novos conhecimentos e facilidade na inserção no mercado e trabalho
Todo o programa educativo oferecido pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique está perfeitamente alinhado com os objetivos da instituição no setor da educação que se traduzem na formação de oficiais da marinha mercante e outros quadros superiores para os setores marítimo-portuário, logística, transportes e áreas afins; e ministrar a investigação nos domínios das atividades marítimas, portuárias, logísticas, de transportes, bem como das tecnologias e das ciências do mar. Neste sentido, a ENIDH possui uma forte vertente de investigação (I&D) que se revela funda[1]mental para a produção de conhecimento importante para o setor e para a for[1]mação marítima, o que, naturalmente, representa um impacto na transmissão de conhecimentos atualizados e com relevância para o futuro dos estudantes. Neste sentido, é importante salientar o papel das parcerias celebradas com diversas entidades do ensino superior internacional e empresas do setor marítimo-portuário, que, para além de serem uma mais-valia no desenvolvimento de projetos de I&D, são também uma janela de oportunidade para oportunidades de estágios em navios e, consequentemente, numa mais forte integração no mercado de trabalho.

A transição digital no transporte marítimo e a transição energética são, atualmente, os grandes desafios com que a instituição se depara. Para isso, a ENIDH pretende adequar os conteúdos dos seus cursos por forma a preparar os seus diplomados com as competências que serão necessárias para operar os modernos navios e para as novas realidades no setor marítimo-portuário.