: Mais Magazine:: Comentários: 0

O projeto PORTUGALNTN nasceu da vontade de dois amigos, Domingos Pires e João Neves, transmontanos e militares na reserva, que sempre demonstraram grande paixão pela natureza, pelas suas raízes, pela identidade do território e, essencialmente, pelas atividades ao ar livre. Surgiu assim a ideia de criar uma empresa de animação turística que pretende proporcionar novas experiências junto da natureza sempre em sintonia com o património, o panorama paisagístico e as gentes do território.

O projeto PORTUGALNTN começou há oito anos em Mirandela e rapidamente expandiu as suas raízes por Portugal, começando a operar a partir do interior para o resto do país. A empresa é referência no turismo de natureza em Portugal e assume-se como uma entidade que pretende originar experiências diferenciadoras entre as belas paisagens que se podem encontrar por todo o país, garantindo sempre uma perfeita harmonia com as populações locais e a autenticidade do território. O crescimento do projeto de Domingos Pires e João Neves foi pautado por um crescimento sustentável. A PORTUGALNTN começou por implementar percursos pedestres, incluindo a sua homologação, de seguida aventurou-se pelas rotas religiosas, nomeadamente os Caminhos de Santiago e Caminhos de Fátima, tendo hoje em dia uma oferta que cobre as vias ferratas, os centros de Cyclin Portugal e as grandes travessias cicláveis. Brevemente, a PORTUGALNTN contará ainda com a criação de centros de trail running.

PORTUGALNTN está estruturada em três segmentos que garantem uma larga cobertura de ofertas no âmbito do turismo de natureza
A empresa está estruturada em três segmentos que norteiam a missão da PORTUGALNTN e que permite um trabalho especializado nas diversas atividades que o turismo de natureza tem para oferecer. A PORTUGALNTN Adventure organiza programas personalizados em ambiente outdoor ligados ao aperfeiçoamento do conhecimento e desenvolvimento de equipas através de workshops e atividades de team building. A PORTUGALNTN Consulting reúne competências para a conceção, planeamento e implementação de projetos que contribuam para um desenvolvimento turístico acessível, inclusivo e sustentável. A PORTUGALNTN Walking desenvolve programas estruturados, com duração variável entre um a 15 dias, guiados ou autoguiados, baseado em caminhadas conjugadas com experiências relacionadas com produtos endógenos.

A atividade da empresa de turismo de natureza faz-se também no meio digital, tendo desenvolvido uma aplicação móvel pioneira – a “Feel” – que fornece informação diversificada sobre os territórios e os principais pontos de interesse. Contém uma importante vertente de interatividade permitindo que, através da utilização de sensores, se possa ter um contacto digital junto de um leque variado de produtos turísticos.

O mérito da empresa trasmontana tem sido reconhecido com vários prémios nacionais
Os oito anos de atividade da PORTUGALNTN são marcados pelo seu crescimento, alcançando, atualmente, o estatuto de referência em Portugal para o turismo de natureza. A aposta permanente na qualidade da prestação dos serviços e na qualificação e competência dos seus recursos humanos são o segredo para o triunfo da empresa, sendo que o seu sucesso foi já reconhecido a nível nacional. A PORTUGALNTN foi galardoada com o Natural.PT Awards, que distingue a melhor empresa de animação turística em Portugal e o de melhor projeto em áreas protegidas, com o projeto “Touring no Parque Natural Regional do Vale do Tua”, e ainda ficou em primeiro lugar na categoria de Empresa de Animação Turística, no Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art&Tur, com um vídeo promocional, que incluiu imagens de todos os concelhos onde opera.

Todos os reconhecimentos que a empresa de Domingos Pires e João Neves recebeu ao longo dos oito anos de atividade validam o sucesso das metodologias que a empresa aplica e dão alento para continuar a crescer sempre de forma sustentada, usando a identidade e a autenticidade dos territórios como elementos diferenciadores dos produtos turísticos.