: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com paisagens deslumbrantes, florestas verdejantes, flores e frutas de cores exuberantes, a ilha da Madeira é, sem dúvida, um destino para colocar na lista de locais a visitar, em qualquer altura do ano. A chegada da primavera dá-lhe ainda mais motivos para conhecer a “Pérola do Atlântico”, uma vez que traz à ilha aquele que é, talvez, o seu maior, mais emblemático e mais colorido evento: a Festa da Flor. Numa edição dedicada à festa mais florida do país damos-lhe a conhecer o importante trabalho desenvolvido pela Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) na organização e promoção desta e de outras iniciativas com o objetivo de afirmar esta ilha como destino turístico de excelência.

A Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) nasceu em 2004, em resultado da convergência de interesses entre os setores público e privado, concretamente do Governo Regional, através da Direção Regional do Turismo (DRT), e da ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e fruto da necessidade de criar uma entidade que, em colaboração com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, por intermédio da DRT, trabalhasse exclusivamente na promoção do destino Madeira. Assim é desde então. Ao longo dos anos, a associação tem desenvolvido a sua atividade em torno da promoção e divulgação deste destino, quer no mercado interno, quer no mercado internacional, desenvolvendo para isso um conjunto de iniciativas que comunicam a oferta que o destino apresenta. “Estamos constantemente junto dos mercados a desenvolver ações com os operadores, precisamente para apoiá-los e incentivá-los em promoverem e venderem a Madeira aos seus clientes. Por outro lado, patrocinamos centenas de fam trips e press trips, todos os anos, com o propósito de mostramos in loco o destino que depois venderão nas lojas físicas ou plataformas online, e, igualmente, através das reportagens que escrevem no regresso às suas origens e publicam nas revistas, jornais e portais”, explica Eduardo Jesus, presidente da AP Madeira.

Eduardo Jesus, Presidente da AP Madeira

Desde a sua génese, a AP Madeira conta com o apoio de sócios vocacionados para um campo de ação que se centra, principalmente, nas atividades turísticas, como a hotelaria, a animação turística, ou o alojamento local. Uma sinergia que Eduardo Jesus considera ter sido fundamental para o desenvolvimento eficaz de atividades capazes de promover positivamente, junto do mercado nacional e internacional, este destino insular. “Ao concentrar todas as sinergias entre a AP Madeira e os seus associados, referentes à promoção do destino Madeira, conseguimos uma comunicação mais assertiva, ao mesmo tempo que criamos relações de confiança que facilitam o desenvolvimento das atividades de ambas as partes.”

Promover a ilha da Madeira além-fronteiras
Sendo a AP Madeira uma instituição que transmite, na sua essência, todas as valências que a Madeira e o Porto Santo têm para oferecer aos seus visitantes, evidenciando estas ilhas como um destino de experiências, para todo o ano, a associação desenvolve anualmente um conjunto de ações promocionais que visam a divulgação do destino nos mercados interno e internacional, sempre de acordo com as estratégias definidas para o setor turístico da Região Autónoma da Madeira, e de acordo com o seu plano anual de atividades. “A AP Madeira dispõe de um Conselho Consultivo, que reúne periodicamente e tem a preocupação de estar sempre presente em colaborar com o setor. Além disso, cria oportunidades para os associados, desenvolvendo iniciativas nas áreas de relações públicas, congressos e incentivos, feiras e eventos, além de outras ações promocionais e parcerias estabelecidas”, explica o seu presidente.

À semelhança dos anos anteriores, em 2023 a associação manterá o trabalho no terreno junto dos mercados tradicionais, onde sobressai a Europa, pela proximidade, e continuará a apostar em novos mercados como os Estado Unidos da América, onde desenvolverá uma operação ao longo de todo o ano, e ainda no Canadá e no Brasil. “Além destes, mantemos o foco para estarmos presentes em todos os potenciais mercados que possam constituir um reforço de operações ou que reúnam condições para que novas ligações aconteçam. Este ano, mantemos a aposta no Continente, e reforçamos o nosso foco. Entendemos que o compromisso que temos com o Continente dá-nos espaço para apostar numa comunicação mais sensorial, para consolidar e fidelizar a presença de viajantes portugueses continentais no destino Madeira”, afirma.



Nesse sentido, a associação apostou no rejuvenescimento a sua mensagem e criou a nova campanha “Viver a Madeira por inteiro”, disponível no mercado nacional e internacional, através dos meios online e offline, convidando o público a conhecer o destino que existe muito para além da sua presença nas redes sociais. “Depois, além de uma presença muito forte este ano Bolsa de Turismo de Lisboa, há, igualmente, o compromisso com os operadores turísticos de dividir o risco e a responsabilidade, nomeadamente através de campanhas de co-branding. A tour operação é, sem dúvida, um dos canais que privilegiamos e vamos manter este ano os níveis de investimento semelhantes a 2022.”

Paralelamente a todo o trabalho de promoção deste destino, a associação tem reunido esforços no sentido de desenvolver um conjunto de iniciativas que incentivem a diversificação da oferta que a ilha apresenta, bem como facilitar o acesso aos que têm interesse em visitá-la, sem nunca deixar de manter a sua identidade e autenticidade. “O nosso principal propósito é ser fiel ao legado de mais de dois séculos de história de turismo e procurar conciliá-lo com as nuances que a procura pela Madeira vai tendo em relação aos demais destinos, como é o caso da sustentabilidade, cujo processo concluímos em fevereiro e nos diferencia dos outros”, explica.

“Melhor Destino Insular do Mundo” é português
Ano após ano, a ilha da Madeira vem conquistando um lugar de destaque nas preferências de milhões de turistas. É disso exemplo, o facto de ter sido considerada pela oitava vez consecutiva o “Melhor Destino Insular do Mundo”. Para Eduardo Jesus, o grande trunfo da ilha está, exatamente, naquilo que a diferencia. “A Madeira e Porto Santo são duas ilhas de um mesmo arquipélago com ofertas que se complementam, sobressaindo na segunda a extensa praia de areia dourada”. No que diz respeito à Madeira, realce para a multiplicidade de experiências que proporciona, onde um dos atrativos principais são os passeios levadas e trilhos, com cerca de três mil quilómetros para seguir e explorar, descobrindo paisagens de cortar a respiração, num encontro único com a natureza. As Reservas Naturais e Áreas Protegidas da Região Autónoma da Madeira, que representam 2/3 do território em terra, sendo que 89% do mar sob gestão do arquipélago, até as 12 milhas, é protegido, incluindo das ilhas Desertas e Selvagens, são outro dos principais cartões de visita que todos os anos levam milhares de turistas à descoberta deste território insular.

Desengane-se quem pensa que as ofertas param por aqui. A ilha dispõe de muito mais do que essa proposta que, por si própria, convida o visitante a viajar mais do que uma vez, se as quiser conhecer todas. “Existe o turismo ativo, sendo que a Madeira é cada vez mais procurada para a realização de provas internacionais nas mais diversas modalidades como o ultra trailing e a natação em mar aberto. Há também uma vasta oferta cultural, desde os espaços museológicos às exposições e concertos diversificados que acontecem por toda a ilha”, enumera Eduardo Jesus.


A gastronomia é outro argumento a ter em conta e onde sobressaem pratos como a espetada, num espeto de pau de louro com pedaços de carne bovina, acompanhada de milho frito e do típico bolo-do-caco com manteiga de alho, e ainda os típicos pratos de peixe espada preto e de atum. Imensamente apreciados, o vinho Madeira e a Poncha também têm ganho cada vez mais espaço nos desejos de concretização de quem procura este destino.
E porque falar da Madeira é falar de um destino abençoado pela natureza, os jardins e parques, cuidadosamente tratados, e que demostram a grande diversidade de flores, plantas e árvores que existem na ilha, são o convite perfeito para vivenciar uma experiência única. “A Floresta Laurissilva, composta por árvores da família das lauráceas e endémico da Macaronésia, é marcante. A Madeira possui uma área preservada de cerca de 15 mil hectares, considerada Património Natural da Humanidade, pela UNESCO em 1999. A observação de cetáceos, os passeios de barco, a prática de desportos aquáticos, como snorkeling, stand up paddle e caiaque, são algumas das propostas que podem ser feitas no mar”, acrescenta Eduardo Jesus.

Festa da Flor abre portas à primavera
Não restam dúvidas de que a Pérola do Atlântico é um dos locais mais paradisíacos de Portugal e um dos destinos para colocar na lista de locais a visitar. Se motivos ainda faltassem para rumar até ao arquipélago da Madeira, a chegada da primavera traz à ilha aquele que é talvez o seu maior, mais emblemático e mais colorido evento: a Festa da Flor.
Este ano, de 27 de abril a 21 de maio, o Funchal voltará a encher-se do perfume das flores que, por esta altura, embelezam e dão cor às ruas da cidade. Numa ode perfeita ao que a ilha tem de mais natural, a Festa da Flor atrai todos os anos milhares de turistas que durante várias semanas têm a oportunidade de assistir de perto a um espetáculo de pura beleza, único no mundo.

Com um programa diversificado, são vários os momentos que marcam esta celebração e que contam com a participação de milhares de madeirenses. “A construção do Muro da Esperança, simboliza[1]do pela colocação de flores pelas crianças e os tapetes florais estendidos pela Placa Central da Avenida Arriaga são momentos únicos”. O ponto alto, vai para o Cortejo Alegórico da Flor que anualmente conta com a participação de cerca de mil figurantes de todas as idades que desfilam cores e perfumes por toda a cidade. Para aprimorar ainda mais o evento, a Festa da Flor é também abrilhantada pela maior exposição nacional de automóveis clássicos, o Madeira Classic Car Revival, que conta com mais de 500 veículos. Referência igualmente para o Madeira Flower Classic Auto Parade com automóveis clássicos, que aliam à sua beleza incomparável, a simplicidade e encanto dos arranjos florais.



Numa celebração que simboliza a renovação e a esperança, a Festa da Flor enche de cores, decorações e perfumes inesquecíveis a ilha da Madeira que, por esta altura, torna-se ainda mais especial, para os que a visitam, mas sobretudo para os que a vivem. “A Festa da Flor diz muito aos madeirenses que se orgulham do destino que partilham de braços abertos com milhares de turistas todos os anos. O destino Madeira é deslumbrante todo o ano. A Festa da Flor é um dos momentos que o torna ainda mais apelativo naquela altura primaveril”. Um evento que aconselhámos vivamente a não perder. Eduardo Jesus deixa-lhe também desde já o convite: “Deixamos um convite especial para programar uma visita à Madeira e testemunhar a bela homenagem dos madeirenses às flores nesta ilha de encantos.