: Mais Magazine:: Comentários: 0

As origens da Universidad Intercontinental de La Empresa (UIE) remontam a 1987. Ao longo de mais de três décadas a instituição cresceu, evoluiu e alcançou uma posição de destaque no panorama mundial, sendo hoje a universidade com a formação executiva mais internacionalizada do mercado galego. Begoña Jamardo Suárez, Head of International Relations da UIE, deu a conhecer à Mais Magazine esta instituição de ensino superior que, graças a um programa inovador e atento às necessidades do setor empresarial e tecnológico, é responsável por formar os profissionais do futuro.

Fundada há três décadas, na Galiza, a Universidad Intercontinental de La Empresa é hoje uma escola referência mundial nas áreas de negócio, empreendedorismo e tecnologia. Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o “universo” da UIE e quais são os valores que a têm guiado ao longo dos anos?
A origem da UIE remonta a 1987, ano em que nasceu a sua escola de negócios, a primeira na Galiza e líder da região há três décadas. Há 30 anos que formamos mais de 60 mil gestores de todos os setores estratégicos do Noroeste de Espanha, como a pesca, os têxteis ou o automóvel, o que reflete um dos nossos principais valores: saber ouvir e responder às necessidades do nosso ambiente. Outro valor que nos tem guiado até hoje é saber antecipar essas necessidades, ou seja, inovar constantemente. Introduzimos o primeiro MBA na Galiza e hoje oferecemos a formação executiva mais internacionalizada no mercado galego. Mas se há algo que nos distingue, e assim dizem os nossos antigos alunos, é a nossa sincera vocação aos nossos alunos, eles sempre foram e são a nossa razão de ser. A responsabilidade social é também uma parte fundamental do currículo de formação da UIE. Todos os programas de licenciatura e pós-graduação incluem uma disciplina obrigatória de economia circular e desenvolvimento sustentável. Todos os graus incorporam um módulo transversal com temas que promovem o desenvolvimento de cidadãos sensíveis, com compromisso social e com respeito pela natureza. Definimo-nos como “uma universidade com propósito” porque formamos não só profissionais competentes, mas também cidadãos empenhados na cultura de participação e no compromisso social e ambiental. Acreditamos que faz parte do nosso ADN ser pioneiros na educação empresarial. Fomos a primeira escola de negócios e este ano conseguimos outro novo marco: ser a primeira e única universidade privada da Galiza. Este novo marco é o resultado dos nossos valores: inovar, dar resposta às necessidades das empresas, formando profissionais antes do seu tempo. Somos uma universidade 100% especializada na área do negócio. No mundo, apenas 2% das universidades são especializadas. Em Espanha somos os primeiros.

A UIE como um “ouvinte ativo” e atento às necessidades do setor empresarial e tecnológico, apresenta um leque de formações permanentemente atualizado, procurando responder a essas necessidades, sendo algumas inovadoras e únicas a nível mundial. Atualmente, qual é a formação oferecida pela instituição e de que forma vem colmatar necessidades reais e futuras do mercado de trabalho?
Enquanto universidade temos de dotar os nossos licenciados de competências e capacidades que lhes permitam ser bem sucedidos, num ambiente em que a única certeza é a incerteza. A UIE oferece licenciaturas e mestra[1]dos apenas em Gestão de Negócios e Engenharia, nos seus dois campus, na Corunha e em Vigo, embora a sua sede seja em Santiago de Compostela. Neste momento, oferecemos quatro licenciaturas universitárias – Administração e Gestão de Empresas, Gestão de Negócios Digitais, Engenharia Empresarial e Engenharia de Sistemas Inteligentes – e dois mestrados – o Exponential MBA e um Mestrado em Tecnologia e Inteligência de Dados Empresariais, que incorpora uma estadia sobre inovação com o nosso parceiro, a NOVA School of Business & Economics, em Lisboa. A nossa relação com Portugal é estratégica dada a forte inter-relação comercial, histórica e social que temos. Este portefólio de formação é complementado por um vasto leque de formação executiva e educação contínua em que o nosso MBA Executivo se destaca com três especializações e três estadias internacionais na Europa, com a Porto Business School e a London School of Economics, e na Ásia, em Israel e na China.

Todos os nossos diplomas tentam responder às tendências que as mudanças sociais, tecnológicas e económicas apontam. Por exemplo, a Licenciatura em Engenharia Empresarial (GIE) é um importante apoio da UIE ao setor universitário da Galiza e de Espanha. Foi a primeira engenharia empresarial aprovada no nosso país e antecipa a necessidade de profissionais interdisciplinares, com competências em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecidos como profissionais dos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que são necessários para fazer avançar os planos de desenvolvimento propostos para a Europa, Espanha e Galiza. A formação técnica da GIE é complementada por competências conhecidas como “soft skills”, como o empreendedorismo, a sensibilidade social e a consciencialização ambiental. As competências indicadas estão integradas numa forte componente de gestão em todas as áreas funcionais das organizações e na direção de uma economia circular que são os elementos-chave para a realização dos objetivos propostos.


Na UIE, o mais importante é o aluno e o seu futuro. Por isso, aposta numa metodologia e oferta formativa únicas focadas na inovação, negócio e tecnologia.  Tem sido esta uma das facetas mais marcantes da instituição?
A UIE desenhou um modelo disruptivo de ensino-aprendizagem em Espanha, onde o aluno está no centro. Trata-se de um verdadeiro modelo de avaliação contínua, com sistemas de autoavaliação, onde o importante é o esforço diário e a aprendizagem real. Somos a primeira universidade de Espanha em que os exames finais foram eliminados. O ano letivo realiza-se em dois semestres ordinários e um extraordinário intensivo nos meses de verão, de caráter opcional. O semestre intensivo de verão, por um lado, recompensa a excelência, permitindo que os excelentes estudantes avancem ao seu ritmo e, por outro, oferece uma oportunidade aos estudantes que, devido às circunstâncias, necessitam recuperar disciplinas perdidas, o que constitui um modelo universitário humanizado. Também acompanhamos o aluno com o nosso programa de tutorias académicas e mentoria, em que cada aluno tem um mentor de apoio e orientação, desde o momento da sua entrada na UIE até à conclusão dos seus estudos.

A UIE diferencia-se ainda por um modelo de ensino-aprendizagem focado no aluno, capaz de o preparar para se tornar um profissional capaz de enfrentar com sucesso os desafios de uma realidade em constante mudança. De que forma a UIE tem procurado manter-se na vanguarda educativa e assim criar um ecossistema de aprendizagem único e inovador?
O nosso compromisso com os alunos reflete-se formalmente nos “Contratos de Aprendizagem”, obrigatórios, de natureza geral e particular para cada disciplina, onde os compromissos são assumidos pela instituição, professores e alunos. O contrato para cada disciplina envolve o professor, o aluno inscrito e a autoridade apropriada, designada pela instituição. Neste contrato são estabelecidas todas as atividades que ambas as partes devem desenvolver e completar de modo a atingir as competências previstas. Valorizamos a opinião do aluno e a sua participação em inquéritos de qualidade dá-lhes a oportunidade de ser parte ativa na melhoria da sua formação. Somos a primeira universidade a introduzir uma “Caixa de Correio do Reitor” para que todos os alunos possam transmitir diretamente as suas opiniões sobre a sua experiência de aprendizagem.

Somos uma universidade com uma clara vocação para a inovação tecnológica. A formação é desenvolvida na modalidade presencial e virtual sincronizada, com um campus virtual vanguardista, que proporciona flexibilidade e personalização num modelo omnipresente de aprendizagem (U-Learning). O processo de ensino-aprendizagem combina os pontos fortes do modelo presencial com o uso de tecnologias, para que alunos e professores possam estabelecer uma ligação com o ambiente de aprendizagem e aceder a todos os recursos humanos e materiais, a qualquer momento, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Para estar na vanguarda da inovação tecnológica, temos um Conselho Consultivo Internacional composto pela Google, Amazon e Microsoft.


A internacionalização  e  a interculturalidade são também princípios fundadores da UIE, promovidos através da sua oferta formativa e dos diversos acordos internacionais. Qual a importância que estas parcerias representam para a instituição e de que forma proporcionam à comunidade escolar uma importante formação cívica e humana, complementar à tradicional formação técnica e académica?
Como o nosso nome indica, a UIE nasceu com a vocação de construir pontes “intercontinentais” da Galiza para o mundo, formando líderes com competências interculturais e capazes de partilhar conhecimentos e experiências, a partir de um prisma de respeito pelo que é diferente.

A internacionalização tem sido essencial no nosso posicionamento nacional e internacional. Oferecemos a nossa primeira licenciatura em 1994 como um centro ligado à Universidade de Gales (Cardiff Business School) e, desde 2009, temos participado em programas de mobilidade Erasmus. Temos o nosso próprio modelo de formação em inglês, em aliança exclusiva com o British Council, que oferecemos a todos os nossos alunos e somos um centro de exames do IELTS. Temos parceiros internacionais de prestígio na Europa, América e Ásia. Para citar alguns, a Universidade de Georgetown (EUA), a California Riverside (EUA), a Universidade Estatal de Nova Iorque em Albany (EUA), a London School of Economics (Reino Unido), a Universidade de Cambridge (Reino Unido), a Flensburg University of Applied Sciences (Alemanha), a Haute École de Gestion (Suíça), a Universidade de Tel-Aviv (Israel) ou a Universidade de Negócios Internacionais & Economia (China). Oferecemos um duplo diploma internacional em Administração de Empresas com a Dublin Business School (Irlanda) e ofereceremos uma nova licenciatura em engenharia com outro país europeu. Toda a nossa carteira executiva também inclui estadias académicas internacionais.

A integração em equipas multiculturais, tanto presenciais como em ambientes virtuais, é uma competência cada vez mais necessária no mundo profissional. Nesse sentido, a UIE desenvolveu a UIE International Journey. Fale-nos um pouco mais sobre esta “jornada internacional” e quais as principais vantagens que pode trazer aos alunos?
Nas nossas licenciaturas, a internacionalização é um percurso progressivo em que o aluno pode escolher diferentes itinerários para desenvolver as suas competências interculturais. Em primeiro lugar, para além de inglês e formação intercultural, podem participar numa escola de verão, com a duração de um mês, na Universidade de Cambridge (Girton Col[1]lege). Em segundo lugar, começa o itinerário BIP (Blended Intensive Programs) de mobilizações virtuais entre três países e que incorpora uma estadia curta, de até dez dias, em qualquer um deles. Ainda antes da COVID-19, a UIE foi pioneira no lançamento do primeiro projeto virtual entre a China e a Galiza aplicado ao setor da moda sustentável. Um projeto inovador que permitiu que 40 alunos pudessem trabalhar em equipas multiculturais e ser avaliados por empreendedores do setor, aprendendo a ultrapassar barreiras culturais, trabalhar em diferentes faixas horárias, complementar conhecimento, ser eficientes em ambientes virtuais… Foi uma experiência intensa e emocionante, com um excelente resultado. Por outro lado, no caso de não poderem ou quererem viajar, no segundo ano podem participar na nossa escola internacional de verão com alunos de outros países.

Em terceiro lugar, podem também optar pela mobilidade Erasmus. No final dos estudos os alunos podem fazer estágios noutro país, optar por uma dupla licenciatura internacional, uma pós-graduação especializada nos EUA, ou estágios em Washington, em empresas da Fortune 500, graças a uma parceria que temos com a The Advanced Leadership Foundation, presidido por Juan Verde, ex-assessor de Barack Obama e vencedor da Medalha de Honra da UIE.


Assumindo como prioridade a empregabilidade dos seus alunos, a UIE não concebe formações que não incluam práticas laborais ou que não o preparem para iniciar a sua carreira profissional. Graças a uma estreita relação com executivos e empresas de diversos setores, a instituição de ensino consegue oferecer um programa de estágio em empresas de relevância nacional e internacional, públicas e privadas. Atualmente, quais as principais parcerias estabelecidas e de que forma se afiguram uma importante ferramenta na preparação dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho?
A UIE mantém uma estreita e constante relação com mais de 600 entidades empresariais e institucionais do Noroeste da península e de outras regiões de Espanha, fruto de uma colaboração permanente com a comunidade empresarial desde a nossa criação, em 1987. Oferecer aos nossos alunos a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, ao mesmo tempo que prosseguem a sua formação nas empresas, é uma das nossas prioridades. O nosso objetivo é que os estudantes possam ser incorporados, tanto em práticas curriculares, como extracurriculares num vasto leque de organizações que vão desde multinacionais do setor têxtil e do setor automóvel, até à área das TIC, auditoria internacional e consultoria, pesca e alimentação.

Na UIE não servimos apenas como ponte para que as empresas possam contactar e aceder aos nossos alunos, também nos preocupamos com a sua excelência. Para isso, os alunos recebem formação específica – Formação Profissional – de forma a valorizar as suas competências no momento dos processos de seleção. Além disso, para melhorar a empregabilidade, presente e futura, dos nossos alunos, estabelecemos o programa complementar Prácticum. Um conjunto de atividades extracurriculares, durante os quatro cursos de cada grau (mais de 200 horas de atividades), que incluem workshops e cursos de competências profissionais e pessoais, bem como conferências, palestras, visitas e exposições de empresas e profissionais, além de poderem participar em projetos conjuntos no âmbito dos seus estudos.

A partir da área de Desenvolvimento Profissional estabelecemos como objetivo que todos os estudantes da UIE maximizem a sua capacidade de alcançar e manter satisfatoriamente os seus empregos ou atividade profissional ao longo da sua vida profissional, para que tenham um serviço permanente e sine die nesta área.