: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com sede em Gondomar, o Externato de Santa Margarida, pertencente à Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS), é um estabelecimento de ensino com educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico. Baseado em princípios cristãos e focado no desenvolvimento de competências sociais, esta instituição de ensino diferencia-se pela sua aposta numa educação que olha para o futuro dos alunos e para a necessidade destes deterem princípios sociais que lhes permitam ser bons cidadãos.

Adquirir competências curriculares que promovam o desenvolvimento cognitivo de cada um dos estudantes é a missão de qualquer estabelecimento de ensino, mas o Externato de Santa Margarida destaca-se por apostar na educação de uma série de valores cristãos e sociais que se demonstrem relevantes para que cada aluno seja, futuramente, um cidadão de referência. Demonstração de empatia, resiliência, flexibilidade, respeito e interajuda são os valores fundamentais no processo de aprendizagem aplicado nesta instituição, uma vez que são as bases para a vivência em sociedade, bem como pilares nas novas exigências à adaptação ao mercado de emprego futuro. A acrescer a estes princípios juntam-se ainda outros ligados aos valores cristãos, onde a proximidade dos alunos com as Irmãs FMNS ajuda a promover junto deles a atitude de serviço, a vivência ativa e comprometida das virtudes teologais (fé, esperança e caridade), a partilha da alegria e da sabedoria e a humildade.

O externato desenvolve várias ações na sua quinta

Para além das componentes humanistas, esta instituição franciscana promove ainda junto dos alunos a valorização de descobertas, canalizada por um trabalho cooperativo e pela realização de projetos interdisciplinares, fomenta o espírito de família vivido na simplicidade e na alegria e atribui aos alunos um papel ativo no processo de aprendizagem, motivando-os e atraindo mais interesse pelas questões lecionadas. Para tal, o externato contém um grupo docente criativo que trabalha em conjunto, planifica, programa, avalia e acompanha os seus estudantes e ainda disponibiliza aos estudantes espaços que enriquecem o seu currículo de competências. Para além das normais salas de aula, o externato contém ainda uma extensa quinta que contém espaços como a horta, pomar, zona dos animais, zona de jardins, mata e zona de piquenique. É sob o projeto “Corpo são, Mente sã, Planeta saudável”, que o Externato de Santa Margarida promove junto dos alunos várias atividades na quinta, o que, para além de ser algo inovador a nível educacional, é também uma importante ferramenta para o desenvolvimento de experiências sensoriais e na perceção da necessidade de ter boas práticas físicas e ambientais. Para além deste espaço, o externato dispõe ainda de uma capela, um local de paz, introspeção e oração e ainda uma cozinha onde são realizadas as refeições dos estudantes, utilizando, na medida do possível, os produtos hortícolas produzidos na sua quinta.

Parcerias e atividades extracurriculares que enriquecem o quadro de saberes dos alunos

O Externato Santa Margarida faz parte de uma Congregação que alberga várias instituições de ensino, desde a creche até ao ensino superior, possibilitando usufruir de uma partilha de experiências, visões e atividades para o crescimento da missão educativa da instituição. É também um dos elementos da Congregação das Irmãs FMNS, uma parceria que permite um intercâmbio de novas propostas educativas e modelos de gestão pedagógica e administrativa inovadores, o que se traduz na adoção e aplicação de orientações pedagógicas e linhas de ação claras. A aliança com a AEEP é também importante para o externato, uma vez ajuda no desenvolvimento e modernização do ensino. A promoção de atividades extracurriculares é uma preocupação do externato, por isso mesmo, tem uma oferta educativa abrangente que pretende dar a todas as crianças a oportunidades de escolherem as atividades que melhor se adequam aos seus gostos. Assim, à música, educação física, inglês, coro, EMRC, informática, programação e robótica que fazem parte do currículo, juntam-se atividades extracurriculares como o ballet, karaté, dança, teatro, piano, natação, patinagem e futebol. Todas as atividades realizam-se no espaço do externato, uma mais-valia também para os pais que não necessitam de realizar grandes deslocações, nem de estarem dependentes do seu tempo de ócio.