: Mais Magazine:: Comentários: 0

Há dez anos, o mundo via a Dieta Mediterrânica ser declarada como Património Imaterial pela UNESCO, tendo Tavira sido a escolhida em Portugal como comunidade representativa da candidatura. Ana Paula Martins, Presidente da Câmara Municipal, deu a conhecer a importância desta classificação para a cidade, que viu ser mundialmente reconhecido um legado milenar enraizado em todos os tavirenses.

Ponto de paragem obrigatória num roteiro pela região mais a sul de Portugal, a cidade de Tavira, situada no sotavento algarvio, é detentora de uma beleza natural e cultural únicas, que convidam a uma visita em qualquer altura do ano. Com uma história que se perde no tempo, Tavira é também herdeira de um património histórico e arquitetónico inigualável, visível um pouco por toda a cidade. Uma harmoniosa composição de igrejas, conventos, palácios e um rio sereno, que corre num cenário de portas de reixa e telhados de quatro-águas, apela aos sentidos de quem por lá passa. “A nossa cidade orgulha-se de manter viva a história local, de valorizar a identidade e salvaguardar o património material e imaterial. É detentora de um dos mais interessantes conjuntos de arquitetura religiosa do Algarve. O cruzamento perfeito entre o passado histórico e a atualidade”, afirma Ana Paula Martins.

A riqueza patrimonial e paisagística de Tavira apela a uma visita pelas ruas da vila adentro, a um passeio junto à Ria Formosa nas vilas piscatórias de Cabanas e Santa Luzia ou a apreciar os montes e as especificidades das aldeias serranas. Com sol quase todo o ano, a passagem por este território algarvio não fica completa sem uma ida a uma das praias de areias finas e águas transparentes. A gastronomia é outro dos cartões-de-visita. A frescura dos ingredientes, a preservação das tradições e a mestria dos chefs e cozinheiros tornam cada prato uma experiência única que fomenta o convívio. “Tavira distingue-se pelo estilo de vida, o qual se coaduna com o reconhecimento da nossa cidade como comunidade representativa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO”, assume a Presidente.



“Este reconhecimento diferencia-nos”
Em 2013, Tavira viu a Dieta Mediterrânica ser classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa candidatura transnacional subscrita por um total de sete países, com culturas mediterrânicas: Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Croácia, Espanha e Marrocos. Ana Paula Martins não esconde a satisfação e orgulho de ver mundialmente reconhecido um estilo de vida enraizado em todos os tavirenses. “Este reconhecimento diferencia-nos enquanto cidade e região. Tavira, comunidade representativa da Dieta Mediterrânica, ficou na posse de um importante instrumento de proteção e valorização das culturas mediterrânicas, dos conhecimentos e saberes, dos produtos locais, das paisagens culturais, das cozinhas tradicionais e gastronomias, das festividades e da promoção da saúde comunitária.” Quando pensamos em património é quase instintivo visualizarmos um monumento ou uma obra de arte. Mas entre os vários tipos de património que existem a nível nacional ou da UNESCO há um cuja natureza é mais frágil dada a sua intangibilidade. Falamos do Património Imaterial que vive através de práticas sociais e culturais. A Dieta Mediterrânica é disso exemplo. “A Dieta Mediterrânica é a expressão de uma vivência milenar dos nossos povos. É um modelo cultural que incorpora valores e práticas sociais milenares.

A Dieta Mediterrânica é muito mais do que alimentação

Com origem no termo grego “díaita”, a Dieta Mediterrânica surgiu há vários séculos e teve a sua origem nos países que circundam o Oceano Mediterrâneo. É fruto de fatores climáticos e geográficos desta região, que condicionaram a fauna e flora naturais, a agricultura e pesca destes territórios. Apesar de Portugal não ser banhado pelo Mediterrâneo, partilha muitos destes traços e a sua alimentação tradicional tem as mesmas características: consumo abundante de cereais, legumes, frutas e a presença do vinho tinto a acompanhar as refeições.

Ao contrário do que se possa pensar a Dieta Mediterrânica não diz apenas respeito à alimentação. Trata-se, sim, de um estilo de vida que abrange um conjunto de competências, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições relativos ao cultivo, colheita, pesca, criação de animais, conservação, processamento, confeção, partilha e consumo de alimentos, festividades e convivialidades, tradições orais e expressões artísticas.

Transmitida de geração em geração, a Dieta Mediterrânica faz parte dos bens inestimáveis e insubstituíveis de Tavira e do mundo. Com vista à sua preservação, salvaguarda e valorização, o município de Tavira tem desenvolvido, em colaboração com diversas entidades parceiras e ao abrigo do Plano de Salvaguarda, um conjunto de atividades e ações, de onde se destacam a Feira da Dieta Mediterrânica, o projeto “Dieta Mediterrânica Todo o Ano”, o “Alimento do Mês”, demonstrações culinárias, formações experimentais, ou ainda o projeto Hortas Urbanas de Tavira, que tem como objetivo fomentar uma alimentação adequada, lançar as sementes para o reforço da capacidade de produção/ consumo, assim como disseminar os princípios da Dieta Mediterrânica. “A par destas ações, encontra-se patente, a título permanente, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, a exposição ‘Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar’.”



A Dieta Mediterrânica promove um padrão saudável
A Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, traduz-se num dos padrões alimentares mais saudáveis e sustentáveis do mundo. Diversos estudos científicos sugerem que este tipo de dieta se associa a uma maior longevidade e qualidade de vida, bem como à diminuição do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de vários tipos de cancro, depressão, Parkinson e Alzheimer, sendo, por isso, geralmente utilizada como uma ferramenta promotora de um estilo de vida mais saudável e de hábitos alimentares equilibrados. Em Portugal, e no Algarve em particular, o Município de Tavira está muito empenhado na defesa da Dieta Mediterrânica como meio de luta contra a obesidade e o sedentarismo. “O Plano de Promoção da Atividade Física do concelho de Tavira – Todos em Movimento é um bom exemplo da ação da autarquia neste campo. Este resulta de uma parceria com um conjunto de associações locais que tem como finalidade fomentar hábitos de vida saudáveis e a prática desportiva na comunidade.” Ao dinamizar este plano é objetivo da edilidade baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida. Para além disso, em 2021, “o Município, em colaboração com o Centro de Saúde de Tavira, promoveu a ‘Lancheira Mediterrânica’, a qual incluía um folheto informativo com sugestões de lanches, segundo a Roda dos Alimentos Mediterrânica, e uma garrafa reutilizável.”