Fundado em 1907, o Colégio Internato dos Carvalhos, que tem como Entidade Titular a Congregação dos Missionários Claretianos, olha para a educação como um processo fulcral para o sucesso futuro de cada um dos seus estudantes. Aliando o ensino de valores humanos às competências transversais e do conhecimento, esta instituição aposta numa formação geral, científica e tecnológica de qualidade que tenha já em vista a melhor integração dos alunos quer no ensino superior, quer no mercado de trabalho.
Localizado na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, o Colégio Internato dos Carvalhos tem uma oferta educativa de 13 cursos que abrangem cinco áreas de formação distintas (ciências e saúde, ciências e tecnologias, ciências sociais e humanas, ciências económicas e artes gráficas). Após a sua conclusão, todos estes cursos conferem aos alunos uma dupla certificação: de ensino secundário e de nível quatro do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Com uma forte aposta em metodologias ativas, que permitem ao aluno ter um papel central no processo de aprendizagem, o colégio desenvolve um ensino focado na formação sólida e geral, ao nível dos cursos científico-humanísticos, juntamente com uma completa formação tecnológica, com um carácter prático, próximo da realidade empresarial e alicerçado nos ideários dos Colégios Claretianos. É, por isso, um projeto educativo que pretende olhar para o futuro de cada um dos estudantes, fornecendo-lhes ferramentas e competências humanas, científicas e tecnológicas, que sejam uma mais-valia no ensino académico e no mercado de trabalho.
Uma instituição que olha para o futuro dos seus alunos
Ciente dos desafios que podem ser encontrados no ingresso no ensino superior, esta instituição de ensino tem ao dispor dos estudantes o Gabinete de Psicologia do CIC. Um gabinete formado por dois psicólogos que têm a missão de, regularmente, trabalhar com todos os alunos do CIC questões ligadas ao prosseguimento de estudos no ensino superior, bem como sobre a multiplicidade de ofertas para que, no momento da escolha, se sintam confortáveis para fazer as escolhas conscientes que mais se adequam aos seus perfis. Ainda neste âmbito, o Colégi Internato dos Carvalhos aposta em metodologias de ensino que ajudem os alunos a terem maior consciência para a sua futura profissão, pois, no 10.º ano, os alunos escolhem uma das cinco áreas de estudo para, no final do ano, escolherem um dos cursos dessa área a frequentarem no 11.º e 12.º anos. Para além disso, no final do 10.º ano, os alunos escolhem, também, uma das duas vias disponíveis, científica ou tecnológica, tendo esta um reforço das disciplinas da componente tecnológica e uma experiência em contexto de trabalho, no 12.º ano. O CIC conta com protocolos de cooperação com cerca de 200 entidades (empresas, autarquias, instituições educativas, associações e ONG), que são uma importante ferramenta para o enriquecimento do quadro de competências dos alunos do 12.º ano. Para tal, os estudantes deste ano de escolaridade participam numa experiência de 400 horas de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), partilhando novos conhecimentos científicos e tecnológicos. O colégio oferece aos estudantes ainda a oportunidade de participar em projetos de intercâmbio internacional, tais como Erasmus+ e conferências Model United Nations (MUN) e um projeto de formação humana, designado SER+.
Um colégio distinguido pela sua qualidade de ensino
Prova do sucesso das metodologias de ensino colocadas em prática pelo colégio é o reconhecimento pelo selo EQAVET, um sistema de garantia da qualidade do ensino prestado pela instituição, que valida a eficiência das mesmas e que reforça a imagem de qualidade construída ao longo dos 115 anos de atividade. O CIC é ainda detentor do selo “SaudávelMente”, que identifica as escolas com boas práticas em saúde psicológica, uma área em que o colégio tem vindo sempre a procurar adotar uma abordagem compreensiva e holística, pois é imperativo aumentar os fatores de proteção da saúde psicológica e de capacitação dos alunos para lidar com os desafios com que são confrontados no seu dia a dia. Neste sentido, o colégio desenvolve algumas incitavas, tal como a implementação universal, junto de todas as turmas, de projetos de prevenção e de ação direta (efetuado por tutores, psicólogos e pelos monitores do Projeto SER+), nos quais se procura o desenvolvimento e promoção de competências pessoais, sociais e socio emocionais dos alunos, a melhoria dos seus processos de gestão emocional e a identificação e resposta, o mais contingente possível, às necessidades que os alunos vão revelando. Para o futuro, o Colégio Internato dos Carvalhos promete continuar a alargar a rede de parceiros, de modo a manter a qualidade e a atualidade dos cursos e, assim, garantir a capacidade de responder às necessidades de quem recebe os alunos, sejam instituições do ensino superior ou entidades do mercado de trabalho.