: Mais Magazine:: Comentários: 0

Bárbara Pitrez e Catarina Madeira são os rostos por detrás da equipa de Medicina Estética da Clínica Integrativa Uno e dois nomes sonantes nesta área em Portugal. Em entrevista à Mais Magazine, as profissionais deram a conhecer um pouco melhor o importante trabalho que desenvolvem na promoção do bem-estar e do envelhecimento de qualidade dos seus pacientes.

Bárbara Pitrez e Catarina Madeira encontraram na amizade que as une desde 2018 a base fundamental para a criação de uma equipa de sucesso. Pós-Graduadas em Medicina Estética, pela Universidade das Ilhas Baleares, Bárbara Pitrez e Catarina Madeira desde cedo partilharam o interesse por esta área e pela beleza da arte. À paixão pela Medicina Estética juntou-se a amizade de vários anos, o complemento de personalidades e capacidades de ambas, reunindo assim todos os ingredientes necessários para avançarem juntas num projeto único: a criação da equipa de Medicina Estética da Clínica Integrativa Uno.

Sediada em Braga, a Clínica Integrativa Uno apresenta-se como um espaço dedicado ao cuidado da beleza, saúde e bem-estar. Com uma equipa multidisciplinar composta por profissionais das mais variadas áreas – Acupuntura Médica, Medicina Estética, Medicina Antienvelhecimento, Endocrinologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Quiroprática, entre outras -, a Clínica Integrativa Uno reúne todas as condições para ir de encontro às necessidades e expectativas de cada um dos seus pacientes.

Uma dupla de sucesso em Medicina Estética
Com uma visão holística sobre a Medicina Estética e com uma filosofia assente na proximidade e personalização, Bárbara Pitrez e Catarina Madeira abordam cada paciente de forma única. Graças a esta abordagem as duas profissionais conseguem analisar cada paciente como um todo e para além do aspeto físico. “Na consulta privilegiamos a presença das duas para garantirmos uma visão amplificada do que o paciente necessita. Ainda que tenhamos o rigor científico e todos os critérios médicos em conta, há imensos benefícios num diagnóstico feito pelas duas em simultâneo”, explicam. Esta sinergia permite que cada paciente possa usufruir de um acompanhamento completo ao longo de todo o processo, criteriosamente estudado e elaborado conjuntamente pelas duas profissionais. “Queremos que os nossos pacientes estejam completamente integrados sempre que decidam iniciar um tratamento”, afirmam.

Pandemia aumentou procura por procedimentos estéticos
Hoje, são cada vez mais as mulheres, mas também os homens, que procuram retardar os sinais do envelhecimento e manter um aspeto jovem durante mais tempo. Se esta já era uma tendência óbvia, a pandemia veio aumentar ainda mais a procura por intervenções médico-estéticas, como reconhecem Bárbara Pitrez e Catarina Madeira: “A noção de envelhecimento acelerado, aspeto cansado e restrição de serviços dedicados ao autocuidado, bem como a exposição diária a redes e exigências sociais, motivaram a procura ativa por procedimentos de Medicina Estética e pela consciencialização do próprio envelhecimento”. A crescente procura trouxe consigo objetivos de beleza distorcidos e por vezes exagerados que, em casos extremos, acabaram mesmo por culminar na “alienização” do rosto e em dismorfias corporais. Bárbara Pitrez e Catarina Madeira reconhecem que a falta de autoconfiança e depreciação interna são alguns dos principais fatores por detrás destes casos: “As inseguranças com o aspeto físico muitas vezes estão, diretamente, associadas com casos de depressão e depreciação interna e, por isso, se torna tão natural e óbvia a procura por pequenas melhorias estéticas que se podem traduzir em drásticas alterações na vida de cada paciente”.



Envelhecer na melhor versão possível
O envelhecimento é um processo natural e inevitável. No entanto, é possível encarar esta fase da vida de forma positiva e confiante. É com base nesta filosofia e num conceito que abraça as mudanças “de dentro para fora” que Bárbara Pitrez e Catarina Madeira trabalham diariamente. “O importante é sentirmo-nos confortáveis na nossa própria pele, sem deixar que a idade defina a nossa beleza ou o nosso espírito. Na grande maioria das vezes, os pacientes não revêm no espelho o seu espírito jovem, autonomia e felicidade intrínseca. Procuram por isso, não rejuvenescer 20 ou 30 anos, mas equilibrar o interior e o exterior. De forma que se sintam tão bem por fora, como por dentro”, explicam.

Embora muitas pessoas encontrem nos procedimentos médico-estéticos a varinha mágica para manter um aspeto jovem durante mais tempo, a verdade é que a medicina anti-envelhecimento não é capaz de parar o tempo. Dito isto, Bárbara Pitrez e Catarina Madeira acreditam que o futuro da Medicina Estética deve passar cada vez mais pelo conceito “Better-Aging”. “Fala-se muito em ‘Anti-Aging’, mas não podendo travar o processo natural de envelhecimento, o foco atual deve prender-se com o conceito de ‘Better-Aging’. Baseado em procedimentos que respeitam a anatomia e fisiologia do paciente, com o mínimo de efeitos adversos, o “Better-Aging” veio mostrar que é possível envelhecer com graciosidade, sem nunca deixar de aliar a beleza à sua saúde.