: Mais Magazine:: Comentários: 0

O áudio digital começou como qualquer outra tecnologia. No início era uma novidade fantástica, mas rapidamente se revelou limitado e imperfeito. Apesar disso, foi adotado como tecnologia do futuro pois já trazia consigo como grandes trunfos, a conveniência e facilidade de utilização.

De lá para cá, a forma como ouvimos música evoluiu bastante e hoje a desmaterialização dos conteúdos torna o acesso aos mesmos uma tarefa de extrema simplicidade. Quer se trate de uma extensa audioteca de música armazenada num qualquer computador, disco de rede, disco externo, ou pen usb, quer reproduzida a partir de um serviço de streaming como o Spotify, Tidal, Qobuz e milhares de web rádios disponíveis no mundo inteiro. Com internet em casa tudo pode ser gerido com a ponta dos dedos através de uma App num qualquer dispositivo móvel para controlo de um aparelho de áudio moderno com capacidade de streaming incorporada.

As opções são ilimitadas qualquer que seja a tendência musical. Milhões de músicas, muitas das vezes em formatos de alta resolução tal como foram captadas originalmente no estúdio ou na sala de concerto, estão disponíveis à distância de um clique. Já não precisa esperar para comprar o álbum mais recente ou difícil de encontrar. Se um amigo nos mostra uma música nova, podemos adicioná-la de imediato à nossa audioteca… simples! As abordagens para integrar estas novas tecnologias às nossas casas podem ser as mais diversas.

O leitor de rede ou streamer é o equipamento que pode trazer todas as funcionalidades descritas acima e mais algumas de que falaremos mais à frente. Pode ser a fonte de sinal digital por excelência, tal como um leitor de CD’s, para um sistema por componentes separados, como também pode modernizar o seu estimado sistema dos anos 70/80 ou receiver AV mais antigo. Pode ainda criar um sistema de som atual simplesmente com um streamer e um par de colunas de hi-fi amplificadas.

Na Esotérico existem várias opções para este tipo de dispositivos e conjuntos, umas com abordagens mais simples que começam nos 90€ como as encontradas em marcas como a Arylic, outras que aliam uma superior qualidade de som e mais funcionalidades, todas com app de controlo em Português.

Quando o sistema por componentes deixa de ser compatível com a decoração da sua casa, a opção pode ser um equipamento minimalista como um streamer com amplificação incorporada. Foi para isso que a Bluesound criou o PowerNode e a NAD o C700, o M10 ou ainda o incrível M33, tendo por base o BluOS. Mas as tecnologias de streaming e o uso da internet não se ficam por aqui. Estes sistemas estendem a sua possibilidade de utilização a outras zonas de sua casa, possibilitando através do controlo pela mesma App a reprodução de conteúdos e volumes de som distintos em cada zona ou simplesmente colocando o mesmo som ambiente em toda a casa, com a adição de colunas de streaming Bluesound.

Este é o futuro do áudio de qualidade, agora!