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A vencer prémios do “World Travel Awards” desde a sua abertura, o Dunas Douradas Beach Club é um resort de luxo, no Triângulo Dourado, no Algarve. De entre várias razões, distingue-se dos demais por se situar longe de multidões e por oferecer uma vista requintada para o oceano e para as praias douradas da costa atlântica.

Com o feedback dos seus clientes espelhado nas magníficas pontuações e comentários que vão deixando nos vários sites da especialidade, a obtenção deste reconhecimento não surpreende. A abertura ao público deu-se em 2008, “como um empreendimento em propriedade plural, ao abrigo da, então, recente legislação dos empreendimentos turísticos, que data de março de 2008, e através da qual se pretendeu qualificar a oferta turística em Portugal”, afirma Silvia Biscaia, CEO do Dunas Douradas Beach Club. Continua dizendo que “a obrigação de todas as unidades deste tipo de empreendimentos se encontrarem em permanente exploração turística e de a sua gestão ser feita por uma única entidade administradora, veio permitir a manutenção de um padrão de qualidade, que era difícil de conseguir no âmbito da legislação anterior”. É precisamente nesse caminho de diferenciação pela qualidade que a empresa tem vindo a apostar, o que permitiu ao aldeamento atingir o patamar onde se encontra atualmente. Silvia Biscaia gosta de dizer que o resort “é talvez o segredo mais bem guardado do Algarve”. Estamos a falar de “uma propriedade única e exclusiva, na melhor localização do Triângulo Dourado, mesmo em frente ao mar”. Aqui, é possível encontrar apartamentos e villas de luxo, “com vistas deslumbrantes”, praias, piscinas exteriores e interior aquecida, Kids Club, Teens Club e um restaurante premiado – o Saudade.

De todas as atrações, importa também realçar a simpatia, o cuidado e a atenção ao detalhe que cada elemento da equipa coloca no trabalho desenvolvido, com o intuito de prestar o melhor serviço possível aos hóspedes. O facto de cerca de 80% dos clientes do Dunas Douradas Beach Club fazerem as marcações das estadias, diretamente, através do departamento de reservas, e muitos deles serem clientes habituais, faz com que a relação entre a equipa e os hóspedes se torne bastante próxima.


O resort recebe os visitantes num “ambiente descontraído e elegante, oferecendo exclusividade e lazer para todos os membros da família”. A proximidade com os excelentes e mais premiados campos de golfe da Europa e com a Ria Formosa, que permite a realização de diversas experiências, também são fatores relevantes, que pesam na hora das pessoas escolherem este local. “Sendo um empreendimento muito procurado por famílias, os nossos colaboradores, estadia após estadia, acabam por acompanhar a evolução das mesmas, o nascimento e o crescimento das crianças”, por exemplo. “Do lado dos hóspedes, esta proximidade também se sente”, uma vez que dizem sentir-se “regressar a casa, o que nos enche de orgulho”, refere a CEO. Quando falamos no Dunas Douradas Beach Club falamos de uma empresa de sucesso, resultante do esforço contínuo da administração, que trabalha, “não só junto dos proprietários das unidades de alojamento, para garantir que estas se encontram sempre em perfeitas condições para uso turístico, em termos de decoração e de equipa[1]mentos, mas também com os colaboradores”, apostando na sua formação. “Efetivamente, a priorização do investimento no capital humano é essencial para o serviço que se pretende prestar e, consequentemente, para melhorar a experiência de quem nos visita. As pessoas são, sem dúvida, a chave do sucesso e a capacidade de as reter é o nosso principal desafio”, assegura Silvia Biscaia, que, quando assumiu o cargo de CEO da empresa, tinha como objetivo, já alcançado, colocar o resort ao nível de um dos mais exclusivos em Portugal e uma referência a nível global. Ora, as distinções com os prémios “World Travel Awards” são o “reconhecimento de dever cumprido. O maior sentimento é de gratidão para com toda a equipa que me ajudou a concretizar o sonho”, enfatiza.


Relativamente à Pandemia de Covid-19, a equipa deu uma resposta rápida e eficiente às medidas sanitárias. Com a indústria hoteleira a ser uma das mais afetadas por esta condicionante, “reajustámos a operação a uma procura, francamente, reduzida e beneficiámos das condições únicas que o resort providencia, em termos de distanciamento social, o que fez com que fôssemos muito procurados para estadias prolongadas e por alguns proprietários que optaram por passar em Portugal o período de pandemia. Desta forma, conseguimos sempre um mínimo de negócio, que permitiu manter toda a equipa a trabalhar,” garante a CEO, não escondendo a satisfação de não terem “dispensado nenhum colaborador por causa da pandemia.”

Advogada de profissão, em 2003, Silvia Biscaia, que integrava a sociedade de advogados João Nabais & Asso[1]ciados, mudou-se para o Algarve, com vista a inaugurar um escritório da sociedade, na cidade de Faro. Já em território algarvio, estimulada pela grande paixão que nutre pelas viagens e pelo setor turístico, realizou um mestrado em Turismo, na Escola Superior de Gestão e Hotelaria. Posteriormente, finalizou a parte teórica do Doutoramento, na mesma área, na Faculdade de Economia, ambas na Universidade do Algarve.
Em 2007, a sociedade abriu um novo escritório em Almancil, e foi a partir daqui que começou a trabalhar com o Grupo Dunas Portugal, detido pelo grupo norueguês Awilhelmsen, que, por sua vez, é detentor de vários hotéis e da empresa de cruzeiros Royal Caribbean. Mais tarde, passou a exercer a função de Corporate Secretary do Grupo, esteve no Conselho de Administração de várias sociedades e, no ano de 2014, assumiu a função de Diretora Executiva de todas as empresas do Grupo, em Portugal. Entre 2016 e 2019 teve, ainda, a oportunidade de concretizar dois projetos imobiliários na zona das Dunas Douradas. “Tenho por máxima que nunca devemos fazer planos para a vida, porque a vida tem planos para nós. Contudo, ainda gostaria de vir a abraçar, com a minha visão, outros projetos que se apresentem desafiantes e que impliquem criar estratégias, definir objetivos e colocar em prática todo o saber e experiência adquiridos ao longo de 30 anos, tanto na advocacia como no setor imobiliário e no do turismo. Este último, porventura, o mais cativante, ou não fosse, por inerência, o ramo de atividade onde se proporciona Felicidade”, confessa.


O Dunas Douradas Beach Club está com uma ocupação média anual de 60%, o que ainda permite uma boa margem de crescimento em épocas média e baixa. “O verão é vendido de um ano para o outro a hóspedes repetidos, sendo extremamente difícil conseguir disponibilidade de last minute, em época alta. Nos dois últimos anos, a taxa de ocupação em época baixa é a que mais tem subido e, graças a isso, é já visível um esbatimento da sazonalidade que caraterizava o destino”, explica Silvia Biscaia.

No que diz respeito ao futuro do Dunas Douradas Beach Club, a CEO pretende continuar a inovar todos os dias e não deixar de surpreender os clientes, melhorando, a cada detalhe, a experiência deles no aldeamento. “Popularmente, diz-se que o Diabo está sempre nos detalhes e é por isso que eu e a minha equipa olhamos à lupa toda a operação, para que o serviço esteja o mais próximo possível da perfeição”.