: Mais Magazine:: Comentários: 0

Dedicada a ajudar as pessoas a elevar a sua beleza estética de forma natural, a Dra. Lúcia Santos desmistifica em consulta a crença que só com tratamentos desproporcionais se consegue atingir uma pele mais saudável e uma cara bonita.

Médica de família e apaixonada por aquilo que faz, a Dra. Lúcia Santos, fundadora da clínica Dra. Lúcia Santos, foi desde sempre uma mulher apaixonada pelos detalhes e viu na medicina estética a plataforma ideal para os explorar olhando para esta área como a ciência dos detalhes. “A minha ligação surge de uma paixão inerente ao bem-estar e à beleza individual e própria de cada pessoa, no seu mais ínfimo detalhe, que só pode ser praticada quando se conjugam conhecimentos médico-científicos e técnicos com o equilíbrio e a harmonia das formas”.

Não sendo considerada uma especialidade médica em Portugal, a formação no campo da Medicina Estética é adquirida a partir de pós-graduação que mais tarde irá garantir a quem a frequenta o seu certificado. “Tão importante como a chegada é o caminho percorrido, é o que vivemos no percurso que nos faz chegar mais evoluídos. Tudo começou com “se tu consegues sonhá-lo, tu consegues fazê-lo’! E tanto tempo foi um sonho que a única possibilidade foi materializá-lo”, assinala a Dra. Lúcia Santos.

Uma clínica especializada em Medicina Estética é o cruzamento de dois caminhos aparentemente distintos, mas que fazem a simbiose perfeita. Falamos do bem-estar físico e da beleza que retiramos dos nossos sentidos e foi vislumbrando essa mesma possibilidade que a Dra. Lúcia Santos concretizou o seu sonho: “Este é o meu palco. O palco principal! A receber muitas estreias, tendo em conta os seus cerca de três meses de existência. Mas é meu! E é nele que atuo, que crio e recrio. É nele que muitas vezes me lembro da ténue linha que separa a ousadia da estupidez, que venço incertezas e riscos, imprevistos e complicações e decisões tecnicamente complexas, mas humanamente ainda mais difíceis.”

A prioridade da Dra. Lúcia Santos centra-se nas pessoas interessando-se pelas mesmas como um todo, olhando de um modo transcendente para o problema que as fez chegar até si. Muitas vezes é preciso perceber o que incomoda o utente e o motivo que o traz à consulta. É necessário ser capaz de entender as suas vontades e, ao mesmo tempo, fazer uma gestão da consulta de forma a conduzir as suas expectativas e até mesmo desmistificar as suas crenças da melhor forma possível. “É preciso saber dizer ‘não’ se o tratamento não é o adequado. Uma avaliação criteriosa é o caminho certo para obtenção dos resultados desejados e é a partir dela que conseguimos estabelecer um correto diagnóstico e um plano de tratamentos bem-sucedido,” explica a Dra. Lúcia Santos.

O uso exagerado das redes sociais também comprometeu a visão geral de medicina estética. Os filtros, os tratamentos com excessos de produtos, as alterações faciais desproporcionais e corporais são considerados, nos dias que correm, símbolos intocáveis de beleza, mas que nada tem a ver com a realidade: “O objetivo do meu trabalho é alcançar resultados subtis e naturais, impercetíveis a olhos inexperientes,” conclui. Assim, o objetivo principal da Clínica Dra. Lúcia Santos é continuar a espalhar essa atitude positiva perante os utentes, pois só assim será possível fazer deste projeto uma referência da medicina estética a longo prazo.