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Falar de Bacalhau sem falar da Lugrade é algo que não poderia acontecer. Assim sendo, a Mais Magazine esteve à conversa com Joselito Lucas, gerente da Lugrade e filho do fundador da empresa.

A Lugrade nasceu em 1987, na cidade de Coimbra, e vai neste momento na segunda geração da família Lucas, sendo Joselito Lucas e Vítor Lucas os atuais gerentes da empresa. Nos seus primórdios, a atividade da Lugrade incidia-se sobre a comercialização de bacalhau, mas, em 1997, a empresa estendeu a sua atividade à industrialização, com a salga e a secagem de bacalhau. Mais recentemente, em 2017, a empresa inaugurou a sua segunda unidade de produção, dando início ao processamento interno de bacalhau demolhado ultracongelado. Foi também nesse ano que a Lugrade intensificou a sua aposta no mercado externo, estando neste momento representada em todos os continentes.

Tal como Joselito Lucas nos disse, “a principal estratégia da Lugrade é desde sempre a aposta em produtos de qualidade superior”. Assim sendo, a empresa apresenta aos seus clientes o bacalhau Lugrade Vintage. E o que é que este bacalhau tem de tão especial? Joselito Lucas explica: “Trata-se de bacalhau salgado seco, proveniente da Islândia, selecionado, com uma cura de 20 meses. Tem o sabor da melhor tradição. Os grandes apreciadores de bacalhau procuram o Vintage da Lugrade, porque somos a única empresa a processar um bacalhau com uma cura tão longa. Pelo menos não temos conhecimento de situações semelhantes no mercado. O vintage é lançado, anualmente, no mês de novembro, tendo uma edição limitada. Este ano já vamos para a 6ª edição, com o lançamento de 4100 exemplares”.

A Lugrade procura sempre fornecer aos seus clientes o melhor produto possível e como tal, tem um fornecedor exclusivo na Islândia e sabe as coordenadas exatas onde a sua frota pesca o bacalhau que chega às unidades de produção da empresa. Para além disso, o proprietário destacou a parceria com o Chef Diogo Rocha, Estrela Michelin desde 2019, com uma notoriedade profissional ímpar e grande amante do Bacalhau da Islândia. “É Chef Embaixador da Lugrade há 8 anos e temos em catálogo dois produtos com a assinatura Diogo Rocha”, referiu.

Relativamente a planos futuros, Joselito Lucas confidenciou-nos que em novembro a Lugrade irá lançar uma edição especial de lombos de bacalhau Vintage. “Trata-se de um lançamento limitado a 410 unidades, de produto com certificação MSC (pesca sustentável). Terá um packaging inovador neste setor, uma caixa de cortiça, que tem a particularidade de poder ser reutilizada pelo consumidor em finalidades decorativas ou domésticas. Esta é a prenda ideal para as pessoas especiais. Os melhores lombos de bacalhau, com uma cura de 20 meses, numa embalagem elegante”, concluiu.