: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto S. João de Deus (ISJD), entidade gestora dos centros assistenciais da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus desde 1977, mantém acordos de prestação serviços no âmbito da psiquiatria, cuidados continuados integrados e cuidados paliativos. Ao longo do tempo e em função das necessidades identificadas em cada local, numa lógica de proximidade e de parceria, trabalhando em rede com as estruturas e instituições sociais, quer a nível local quer regional, a realidade assistencial de cada um dos centros, que estavam inicialmente presentes em Barcelos, Sintra, Lisboa, Montemor, Funchal, S. Miguel e Angra do Heroísmo, foi-se modificando. Esta mudança surge alicerçada no modelo hospitalo-comunitário que privilegia a reabilitação psicossocial e promove a inclusão social e a qualidade de vida dos utentes que recorrem aos nossos serviços

Hoje em dia, o ISJD tem uma alargada área de intervenção: estendeu-se geograficamente com estruturas em Viana do Castelo, no concelho de Caminha e Melgaço e Carnaxide, concelho de Oeiras. Lançou por iniciativa própria respostas de âmbito comunitário como o Projeto Cuidando, de apoio domiciliário integrado em saúde mental, ou respostas concretas na área das demências, com projetos como o Procuidador que promove a inclusão social dos cuidadores informais, ou ainda o Home360 que se constitui como resposta comunitária especializada para as pessoas com demência e seus cuidadores e que visa a melhoria da qualidade de vida, a dignidade, o bem-estar e a inclusão social. Desenvolve também respostas a comportamentos aditivos (Açores e Madeira) e respostas para jovens em risco de exclusão social (Açores).

Face às novas realidades, bem como os princípios subjacentes à reorganização dos serviços de saúde mental, o ISJD, depois de ter participado nas experiências-piloto, mantém várias unidades contratualizadas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, como sejam três Residências Autónomas para 20 utentes, uma Residência de Treino de Autonomia para sete utentes e uma Residência de Apoio Moderado com 10 camas, perfazendo um total de 37 utentes abrangidos.

Muitos são os projetos, os serviços, as valências e inclusivamente os locais por onde nos fomos disseminando, mas o fio condutor mantém-se: S. João de Deus. Ele iniciou a sua obra em Granada, no século XVI, num contexto de pobreza, instabilidade social e pós-guerra.

Muitas foram as necessidades que enfrentou e procurou resolver. Será muito diferente hoje? Parecem idênticos os cenários. Tal como ele fez percorrendo as ruas de Granada dando assistência de forma individualizada e personalizada, também o Instituto S. João de Deus tem procurado potenciar a sua prestação de cuidados de saúde e apoio social humanizados, identificando as necessidades e respondendo com hospitalidade, qualidade, respeito, responsabilidade e espiritualidade. Sempre que existir uma pessoa em situação de vulnerabilidade, existe um desafio aos olhos dos valores da Ordem Hospitaleira e do Instituto S. João de Deus.