A Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô (EPAOE), localizada em Lisboa, e financiada pelo Ministério da Educação, através de Contrato – Programa, é a única escola de circo em Portugal. O Chapitô é “muito mais do que uma Escola”- é um “projeto social, cultural e educativo comprometido com os princípios da equidade, justiça e inclusão societal”. A EPAOE “oferece dois cursos profissionais de Artes do Espetáculo com a duração de três anos”: o Curso de IAC – Interpretação e Animação Circenses e o curso CenFA – Cenografia, Figurinos e Adereços. Ambos têm dupla certificação, a equivalência ao 12º ano e um Certificado Profissional de Nível 4, de acordo com a regulamentação da União Europeia.
O Chapitô, a “grande casa de cultura e de convívio intercultural” forma jovens que são “artistas de circo que conjugam uma elevada qualidade artística e técnica com uma acordada e ativa consciência cívica. A dimensão aberta, plural, responsável e mundana, é a condição para aqui “se fazer escola”. Afinal, uma escola só ganha sentido social e científico “nesta profusão acolhedora de perspetivas, de gentes e de mundividências”.
Curso de Artes do Espetáculo – Interpretação e Animação Circenses
O curso forma artistas em artes performativas de largo espectro, vocacionadas para a expressão circense.
Componentes de Formação Artística:
• Técnicas Circenses
• Técnicas de Expressão Corporal
• Técnicas Performativas
• Formação em contexto de trabalho
Saídas Profissionais:
• Artista de Artes Circenses
• Artista Intérprete de Artes Cénicas
• Animador em Artes do Espetáculo
Curso de Artes do Espetáculo – Cenografia, Figurinos e Adereços
O curso de Cenografia, Figurinos e Adereços forma técnicos de realização plástica, marcados pelo imaginário circense, preparados para interagir cenicamente com os intérpretes, num sentido de espetáculo total.
Componentes de Formação Artística:
• Cenografia
• Figurinos e Caracterização• Adereços
• Formação em contexto de trabalho
Saídas Profissionais:
• Técnico de Montagem Cénica
• Técnico de Guarda-Roupa
• Técnico de Caracterização
• Aderecista
• Contra-Regra
• Diretor de Arte
Componente prática
1º Ano – Mostra Técnica
A Mostra Técnica tem como objetivo apresentar os conhecimentos e técnicas aprendidos durante o ano letivo numa apresentação pública que integra os conteúdos de ambos os cursos (IAC e CenFA).
2º Ano – Exercício-Espetáculo
O Exercício-Espetáculo é como um espetáculo profissional, orientado por um encenador convidado que acompanha o processo, desde a pesquisa, divulgação até à apresentação pública.
Estágios Curriculares
Os alunos realizam estágios curriculares progressivos ao longo do seu percurso letivo nas áreas de:• Animação cultural e social• Companhias (de Teatro, Dança, Circo)• Ateliers profissionais (Plásticos, Adereços, Guarda-Roupa), na televisão ou em organismos públicos, privados ou semiprivados, em Portugal e no Estrangeiro. Locais/Parceiros de Estágio (nacionais e internacionais): Teatro O Bando, SP Televisão, Ateliê Maria Gonzaga, Artistas Unidos, Companhia Olga Roriz, Teatro Infantil de Lisboa, Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro (Brasil), Académie Fratellini (França), École de Cirque de Lyon (França), Pestana Hotéis, entre muitos outros.
PAP (Prova de Aptidão Profissional) – 3º Ano
A PAP- Prova de Aptidão Profissional- assume um caráter integrador dos conhecimentos e competências adquiridos e desenvolvidos ao longo do Ciclo de Formação, incluindo a do estágio curricular do último ano. Esta, culmina na apresentação pública de um espetáculo produzido pelos próprios alunos, na sua conceptualização, criação e divulgação.
Aprendizagens complementares
Para além das aprendizagens curriculares, a Escola aposta no convite a profissionais de áreas artísticas, técnicas e culturais, como complemento de formação, ao longo de todo o ano letivo.
Também as Residências Artísticas Internacionais trazem ao Chapitô e à sua Escola alguns dos maiores artistas e Companhias Circenses de todo o mundo e a Escola integra anualmente, nas suas atividades curriculares, três eventos que complementam a formação dos alunos, através de um processo criativo que culmina numa apresentação pública no Chapitô ou no exterior, como por exemplo: o Carnaval, o Dia Mundial do Teatro e a celebração do 25 de Abril.