: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) é atualmente a única instituição de Ensino Superior Público inserida na Região do Tâmega e Sousa. Através da formação de cidadãos de elevada competência profissional, científica e técnica, da investigação e da transferência de conhecimento científico e tecnológico, a ESTG afigura-se cada vez mais como uma instituição de referência regional, nacional e internacional.

A ESTG iniciou a sua atividade em 1999, com uma Licenciatura e com apenas 13 estudantes. Passados 22 anos, conta já com sete Licenciaturas, sete Mestrados, oito Cursos Técnicos Superiores Profissionais e 1800 estudantes, distribuídos por vários municípios do Tâmega e Sousa. Com um crescimento sustentado, ciente das potencialidades e relevância de uma Instituição de Ensino Superior, num território tão especial como o Tâmega e Sousa, a ESTG representa, a cada ano letivo, a escolha acertada para muitos estudantes. “Acreditamos que os nossos estudantes nos procuram pela excelência e diversidade da nossa oferta formativa, pelo ensino de proximidade e pela determinante articulação com o tecido empresarial, que se traduz em inovação e empregabilidade,” assume Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG.

Ligação ao tecido empresarial é uma das principais facetas da ESTG

Mantendo elevados padrões de qualidade de ensino, promovendo a inovação e propiciando um ambiente multidisciplinar e estimulador da criatividade e de uma atitude empreendedora dos membros da sua comunidade, a ESTG é hoje uma escola de referência na articulação entre o Ensino Superior e o tecido empresarial, com orientação para a empregabilidade e para as necessidades da região. “Como única Instituição de Ensino Superior público nesta região, assumimos com determinação, o nosso crucial papel no desenvolvimento socioeconómico deste território”, refere Dorabela Gamboa. Assim, a escola aposta numa oferta formativa orientada por uma estratégia de estreita colaboração com o tecido empresarial envolvente e promotora do desenvolvimento sustentável da região do Tâmega e Sousa. “Promovemos um ensino de proximidade, estendendo o funcionamento dos nossos Cursos Técnicos Superiores Profissionais por uma distribuição geográfica que vai além de Felgueiras, onde a escola está sediada, abrangendo outros concelhos do Tâmega e Sousa, como Amarante, Lousada e Paços de Ferreira”.

ESTG alavanca desenvolvimento económico e social da região

A ESTG é hoje uma instituição com um crescimento consolidado e da sua atividade recente destacam-se vários projetos em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, onde a Escola assume um papel de relevo como parceiro central no desenvolvimento socioeconómico da região. Seguindo o conhecido modelo de inovação Triple Helix, que defende um conjunto de interações entre a academia, as empresas e o governo para promover o desenvolvimento económico e social, a ESTG assume-se como agente fundamental do compromisso nacional de promoção de uma economia e de uma sociedade baseadas no conhecimento, com foco na inovação, na qualificação das pessoas e nas oportunidades que são criadas pelas novas tecnologias digitais. “No caso concreto do Tâmega e Sousa, criámos as condições necessárias para atingir estes objetivos, através de projetos conjuntos entre a ESTG (academia), o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, que reúne as 12 associações empresariais da região (empresas) e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que agrega os 11 municípios do território (governo)”. Neste âmbito, a ESTG realiza diversas atividades com entidades públicas e privadas de âmbito nacional e internacional, envolvendo estudantes e investigadores em projetos desenvolvidos com as empresas e com as mais diversas organizações, contribuindo para os processos de inovação do tecido empresarial e promovendo a sua competitividade.

Investigação e Inovação vistos como fatores diferenciadores no ensino da ESTG

A investigação e o constante desenvolvimento de novos produtos e serviços constituem, hoje em dia, um fator essencial ao desempenho de qualquer economia. Empenhada em estimular e melhorar esta realidade no nosso país, a ESTG criou o Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI), que veio disponibilizar às empresas e instituições públicas novas soluções que potenciem o seu aproveitamento e rentabilização. “A ESTG optou por criar apenas um grupo de investigação para promover que investigadores, de diferentes origens, contribuam para projetos de investigação conjunta. A nature www.estg.ipp.ptza interdisciplinar do centro é um dos seus fatores mais importantes tendo em vista o desenvolvimento da região em que se situa, sendo o único centro de investigação público no território”, esclarece.

Reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o CIICESI tem como missão a promoção da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Conhecimento, ao serviço das instituições públicas e privadas “através da incorporação de Inteligência de Decisão nos processos de Gestão”. As parcerias consolidadas com os principais atores institucionais do Tâmega e Sousa, em particular com os municípios, a Comunidade Intermunicipal e o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, permitiram já ao CIICESI a execução de projetos fundamentais para a região, quer ao nível da formação, quer ao nível da investigação e da transferência de conhecimento científico e tecnológico. “O número crescente de projetos em ligação com o tecido empresarial e de prestação de serviços especializados, demonstram o nosso crescente impacto na valorização econômica do conhecimento científico”.

Inovar faz parte do quotidiano da ESTG que está envolvida em processos de transferência de tecnologia, através da prestação de serviços de consultoria tecnológica, projetos em consórcio, licenciamento de patentes ou criação de spin-offs. Neste contexto, importa destacar a unidade de transferência de conhecimento científico e tecnológico, o GAE (Gabinete de Apoio ao Empreendedor), cuja contribuição tem sido indispensável para os resultados apresentados pelo CIICESI, assim como, para a concretização do seu plano estratégico. Ainda no âmbito da inovação, a ESTG criou em 2018 o Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics e Business Intelligence, uma estrutura de investigação e transferência de tecnologia que permite o envolvimento de estudantes e investigadores em projetos relevantes para as empresas envolvidas, garantindo o pagamento de bolsas de investigação. “Os estudantes, para além do incentivo de terem acesso a uma bolsa de investigação, têm a oportunidade de estarem envolvidos em projetos II&D com empresas, desenvolvendo não só competências técnicas e científicas, mas também as sotf skills, tão procuradas pelo mercado de trabalho”, afirma. O acesso a estes projetos de II&D permite ainda a estudantes e investigadores ter acesso a soluções inovadoras, que respondem a necessidades atuais e futuras do mercado, promovendo um ecossistema inovador e empreendedor na região do Tâmega e Sousa e contribuindo assim para a criação de valor económico e social na região.