: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Departamento de Matemática (DMat) da Universidade de Aveiro assenta num paradigma de exigência e qualidade. Inserido numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, alia a uma experiência de mais de quarenta anos a ensinar matemática, um corpo docente altamente qualificado e empenhado em promover a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de competências transversais nos diversos ciclos de estudo.

O DMat proporciona um contexto universitário ímpar para o desenvolvimento de competências em Matemática, com atrativas perspetivas profissionais. No DMat existe uma intensa atividade de investigação. Nele está integrado um centro de investigação de excelência (CIDMA –
Centro de Investigação em Matemática e Aplicações), onde se desenvolve investigação em diversas áreas de Matemática, proporcionando
aos estudantes a participação em projetos de investigação desde muito cedo. Para além da investigação fundamental, vários investigadores desenvolvem a sua atividade em projetos de cooperação em áreas emergentes como ciência de dados e computação quântica, transferindo para a sociedade e indústria os resultados obtidos.

O CIDMA promove a organização de várias workshops e conferências que contam com a presença de investigadores de renome internacional. A internacionalização do DMat contempla ainda ações de mobilidade Erasmus incoming / outcoming de docentes e estudantes, bem como a participação em diversos projetos internacionais.

Licenciatura em Matemática (1.º Ciclo)
A Licenciatura em Matemática fornece uma formação inicial abrangente em Matemática, nas suas diversas vertentes, incluindo Álgebra, Análise, Análise Numérica, Geometria, Lógica e Computação, Probabilidades e Estatística. Forma profissionais com elevada capacidade de raciocínio e de modelar e resolver problemas com recurso a instrumentos matemáticos e a meios computacionais. No terceiro ano curricular
é proporcionada a possibilidade de obter uma formação complementar em áreas como Gestão, Informática e Computação, Ciências Biomédicas ou Física.

Mestrados (2.º Ciclo)

Matemática e Aplicações. Possibilita a prossecução de estudos em programas doutorais e está igualmente vocacionado para o mundo empresarial, nomeadamente empresas de consultoria em ciência de dados, de desenvolvimento de software, de seguros, bancárias e financeiras, de logística, de telecomunicações e industriais.

Matemática para Professores. Constitui uma oportunidade de formação contínua sólida, atualizada e interdisciplinar, orientada para a resolução de problemas reais sentidos pelos professores na sua prática letiva.

Estatística Médica (em parceria com o Departamento de Ciências Médicas). Forma especialistas capazes de tratar os aspetos teóricos e práticos do planeamento de investigação e análise de dados médicos, biomédicos, epidemiológicos e que desenvolvam e apliquem metodologias estatísticas necessárias à investigação em Medicina, Farmácia, Epidemiologia, Genética e outras

ciências da saúde.

Ciência de Dados (em parceria com o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática). Aprofunda conhecimentos e competências em exploração de dados e aprendizagem automática. Através da combinação de conhecimentos das áreas de base das Ciências de Dados, nomeadamente Matemática e Informática, fornece tanto os fundamentos teóricos como as competências computacionais necessárias para a sua aplicação a diversos tipos de dados e contextos.

Programas Doutorais (3.º Ciclo)

PDMat-UA. O Programa Doutoral em Matemática da UA tem uma duração de três anos e tem como principal objetivo a formação de investigadores altamente qualificados na área da Matemática, permitindo também dois percursos alternativos (Matemática-Física e Matemática Educacional) que visam dar uma especificidade à formação obtida.

MAP-PDMA. O Programa Doutoral em Matemática Aplicada resulta de uma associação entre os Departamentos de Matemática das Universidades do Minho, Aveiro e Porto. Ambos programas doutorais são apoiados no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA).

Cursos de Especialização. Cursos de curta duração, não conferentes de grau, constituídos por unidades curriculares ou módulos de formação próprios de programas de estudos ao nível do 2.º Ciclo

-.Computação Quântica

-Estatística Aplicada às Ciências da Saúde

– Industrial Intelligence (previsto para 2022/23)