: Mais Magazine:: Comentários: 0

O CEFPI – Centro de Educação e Formação Profissional Integrada surgiu em 1981. Em 40 anos de atividade, e graças a uma equipa de profissionais preparada para o ajudar a compreender as suas necessidades e a encontrar os apoios que precisa, o CEFPI já apoiou mais de oito mil pessoas com diversidade cognitiva a construírem o seu projeto de vida.

O CEFPI é um Centro Protocolar do IEFP e o seu percurso de 41 anos reflete o compromisso pela construção de uma sociedade mais inclusiva, promovendo respostas de qualificação centradas nas pessoas e no apoio aos seus processos de desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo para que tenham igualdade de oportunidades no acesso ao emprego e ao exercício da sua cidadania. “A nossa intervenção orienta-se pelo direito à autodeterminação, qualidade, criatividade inovação e compromisso”, começa por explicar Olga Figueiredo, Diretora do CEFPI.

Através do seu Centro de Formação, o CEFPI desenvolve um trabalho meritório junto de empresas e profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integração socioprofissional do seu público, interagindo com as famílias, o tecido empresarial e a comunidade. Atualmente, a oferta do CEFPI dirige-se a todas as pessoas que pretendam aumentar as suas qualificações, numa perspetiva inclusiva e de aprendizagem ao longo da vida. Para além disso, é também um Centro de Recursos do IEFP especializado na intervenção com pessoas com deficiência intelectual, autismo e outras perturbações de desenvolvimento. “Temos um conjunto diversificado de serviços, nomeadamente a Avaliação e Orientação Profissional, Qualificação de PCDI; Formação Modular Certificada; Apoio à Colocação e Pós-co-locação; formação para encarregados de educação e para profissionais, Avaliação da capacidade de trabalho; Emprego Apoiado e Centro Qualifica.”

Numa perspetiva de melhoria da qualidade da oferta de serviços, o CEFPI continua a apostar em parcerias com organizações da comunidade. “Construímos ao longo destas décadas uma rede de parceiros que consideramos fundamental para encontrar as melhores soluções para as necessidades e expetativas das pessoas”, esclarece. Neste contexto, salienta-se o contributo de empresas, IPSS e outras entidades empregadoras públicas e privadas, dos serviços de emprego, das escolas e das redes sociais do CLAS do Porto e Gaia, para uma intervenção sistémica e inclusiva.

O CEFPI trabalha com, e para, os seus formandos e, para isso, além de ser dotado de colaboradores com competência comprovada, recorre também a formadores e consultores especializados, com experiência comprovada. “A nossa aposta para a qualidade dos serviços é capacitar os profissionais para uma intervenção que promova o desenvolvimento global das pessoas e as apoie nos seus percursos para a inclusão”, explica. Nesse sentido assume relevância a participação em projetos nacionais e europeus, a articulação com organizações de ensino superior e a representação em federações representativas do setor, tais como a EASPD, FOR-MEM e Autismo Burgos. “Valorizamos a mobilidade de profissionais, nomeadamente através do ERASMUS+, para partilha de boas práticas e capacitação das equipas”. Através de contactos com universidades europeias, os profissionais do CEFPI têm tido ainda a oportunidade de participar em ações de formação com experts em vários domínios de intervenção.

O mercado está em constante mutação. As novas demandas exigem respostas rápidas e eficazes. Consciente dos desafios atuais, o CEFPI vem apostando no desenvolvimento de novas aprendizagens e estratégias de intervenção. “Reforçamos as parcerias com as empresas e estruturas da comunidade para que a formação em contexto de trabalho seja realmente uma oportunidade para o acesso ao emprego”. Também aqui, a articulação com os Serviços de Emprego do IEFP, para ativação das medidas de apoio à colocação, revete-se de particular importância em todo o processo, criando assim sinergias entre todos os intervenientes para alavancar projetos potenciadores da empregabilidade e da inclusão.