: Mais Magazine:: Comentários: 0

Um pouco de sorte, muita loucura e dedicação a 100% estão na base da existência e do sucesso da ALGAplus. Fundada por biólogos marinhos especializados no cultivo de macroalgas, a empresa resultou da vontade de trazer para a prática uma vasta experiência acumulada em diversos trabalhos de investigação, conduzidos em Portugal e no estrangeiro, numa atividade de valor acrescentado com impacte positivo no ambiente e na qualidade de vida das pessoas.

Sediada na região da Ria de Aveiro, a ALGAplus é a única empresa em Portugal, pioneira e líder na Europa, a cultivar algas marinhas num sistema de aquacultura integrada sustentável e em modo de produção biológico. “Fornecemos desde 2014 o mercado nacional, mas sempre exportando mais de 75% do nosso volume de negócios”, começa por elucidar a gerência da empresa. A pensar no bem-estar das pessoas e do planeta, o objetivo da ALGAplus passa por disponibilizar e promover o consumo alargado de algas cultivadas em Portugal, enquanto ingrediente de elevado valor acrescentado para produtos alimentares, cosméticos e de bem-estar animal.

A maior inovação da ALGAplus residiu no desenvolvimento e implementação do seu sistema de produção, sob o conceito de aquacultura multi-trófica integrada (IMTA), bem como nas duas unidades de suporte essenciais: maternidade e unidade de transformação de algas. Algas marinhas e peixe são produzidos em antigas marinhas de sal na Ria de Aveiro, numa perspetiva de bio economia circular. O cultivo de algas é integrado com a aquacultura semi-intensiva de robalo e dourada, sem recurso ao uso de aditivos ou fertilizantes, garantindo assim a qualidade, sustentabilidade e o modo de produção biológico de ambos os produtos.

As algas são alimentadas por um sistema de bombagem de água, proveniente da produção de peixe e rica em nutrientes dissolvidos, levando assim ao seu aproveitamento/reciclagem e que devolve a água à Ria de Aveiro liberta destes elementos. Relativamente ao peixe, cresce em esteiros onde a água salgada é renovada com os ciclos das marés, providenciando oxigénio e alimento natural (camarões, pequenos peixes, chocos e caranguejos). Com os mais elevados padrões de qualidade e preocupação com o bem-estar animal, este tem espaço para nadar ativamente, o que proporciona um peixe de carne musculada e com teor equilibrado de gordura, sendo a sua alimentação natural complementada com ração certificada biológica com proteína de origem vegetal.

A razão de ser da ALGAplus é a democratização da aplicação e do consumo das espécies de macroalgas cultivadas em Portugal, através da otimização de protocolos de cultivo, por forma a assegurar a melhor qualidade/preço no mercado global. “Podemos dizer que conhecemos todo o percurso das algas que cultivamos, desde que nascem até chegarem ao nosso cliente.” Para dar resposta à procura atual deste recurso, a ALGAplus vai encerrar, este ano, uma fase de expansão importante e estratégica, que visa otimizar o processo produtivo, minimizando perdas, num sistema de cultivo diferenciado, com o qual se perspetiva um aumento para o triplo da produção atual.

Para o futuro a ALGAplus assume como principal objetivo continuar a apostar em inovação, sustentabilidade ambiental e social, valores que estão na base da produção das suas macroalgas marinhas e que todos os dias aumentam as potencialidades deste recurso natural, renovável e sustentável.