: Mais Magazine:: Comentários: 0

O pontapé de partida para marcar presença no setor tecnológico aconteceu em 2014. Desde aí até então desenvolvem uma plataforma dedicada “à experiência de trabalho em chão de fábrica”, que permite “converter para online qualquer equipamento ou posto”. Nesta edição, fique a conhecer esta empresa pela voz do seu Founder & CEO, Marco Tschan Carvalho.

Para começar, pergunto-lhe como é que define a proGrow?
A proGrow é uma empresa que desenvolve uma aplicação web focada na digitalização das operações, com conectividade e análise de dados de última geração.

Qual é o objetivo principal do produto da proGrow?
O nosso produto tem como objetivo banalizar a indústria 4.0, disponibilizando uma plataforma que permite converter para online qualquer equipamento ou posto, transformando assim a experiência de trabalho no chão de fábrica, com dados em tempo real e ferramentas de colaboração.

A que tipo de problemas a empresa pretende responder?
De uma forma muito simplificada, nós ajudamos os nossos clientes a perceber o que está a acontecer nas suas operações e o que está a ser ou deveria ser feito para corrigir os problemas identificados e melhorar os seus resultados. Estes objetivos são alcançados através de uma grande capacidade de integração com diferentes equipamentos, sistemas de informação e adaptação das análises e fluxos de trabalho, conseguindo capturar a diversidade das operações de um processo produtivo.

A proGrow procura que o seu produto seja adaptável às necessidades dos seus clientes. Nesse sentido, para que público-alvo se enquadra a vossa oferta?

Os nossos clientes são maioritariamente médias e grandes empresas industriais, tais como a Bosch Car Multimédia, a Nestlé, a Cork Supply ou a Simoldes. No entanto, o modelo de negócio permite uma entrada gradual consoante a maturidade digital da empresa e por isso respondemos também aos desafios das pequenas empresas. Ao contrário do que tradicionalmente foi feito em sistemas de gestão de operações, a nossa plataforma não é focada em nenhum setor da indústria específico, tendo por essa razão grande capacidade de adaptação e configuração a cada cliente.

Quais são as mais valias que o vosso público-alvo pode conquistar se aderir à plataforma da proGrow?

O proGrow oferece três pilares claros de ganhos: redução drástica do tempo administrativo necessário na recolha e tratamento de dados e análises; aumento da capacidade de resposta e do conhecimento do estado das operações com a consequente melhoria da eficiência operacional; aumento da capacidade de resolução de problemas e iniciativas de melhoria apoiados em dados e ferramentas digitais. Além disso, a possibilidade de ter uma aplicação web simples e intuitiva em constante evolução que se torna uma fonte de conhecimento da empresa é, na nossa opinião, um fator competitivo que hoje em dia é imprescindível.

De que forma conseguem destacar-se no mercado?

Um dos claros fatores de diferenciação é conseguirmos, num conjunto de semanas, implementar a nossa solução dentro da realidade dos nossos clientes. Isto permite a entrada na digitalização de uma forma rápida e com um custo inicial baixo. As empresas vão assim investindo de uma forma gradual e a par com o retorno que a nossa solução gera. Fruto deste modelo, contamos com inúmeros casos de sucesso em sete Países diferentes, distribuídos por três Continentes.

Este ano também vão estar presentes na 360 Tech Industry realizada na Exponor, vão apresentar alguma novidade ao vosso público-alvo?

Apesar da nossa plataforma estar em constante evolução, o foco neste evento será apresentarmos a versão 2.0. O nosso maior objetivo será dar a conhecer a nossa solução e recolher feedback dos diversos intervenientes da feira.

Qual é o compromisso que assumem para o futuro? O que ainda se pode esperar da proGrow?

O nosso objetivo é tornar o proGrow o software de referência para a digitalização das operações. Para isso, queremos trazer a indústria para padrões tecnológicos ao nível de outros setores e ser um hub de inteligência operacional que permite às empresas aumentar a sua capacidade de extrair valor dos seus dados através de algoritmos de inteligência artificial e outros add ons.