: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Externato do Parque mergulha as suas raízes no longínquo ano de 1866. Desde então, segue a pedagogia de Santa Paula Frassinetti, fundadora da Congregação de Santa Doroteia, que assenta numa formação integral do aluno à luz dos valores humanos e cristãos. Fique a conhecer nesta edição esta instituição que assume o compromisso de impulsionar a mudança e a participação ativa na melhoria da sociedade.

O desafio lançado por Santa Paula Frassinetti – “a transformação do mundo através da educação” – mantém ainda hoje toda a sua atualidade e pertinência. Este desafio alicerça a ação educativa das Irmãs Doroteias e, por consequência, do Externato do Parque que aposta numa forma de educar marcada pela simplicidade e pelo espírito de família e de serviço, pela sensibilidade e empatia e pela capacidade de criar respostas transformadoras.

Ser educado ao estilo de Paula Frassinetti significa que cada aluno tem acesso à educação integral, através de uma relação próxima e personalizada, desenvolvida em torno de dois eixos nucleares – ser agente de transformação da realidade e ser protagonista da sua vida – para que possa ser impulsionador da mudança e tenha uma participação ativa na sociedade. “Acreditamos numa escola centrada no aluno, que põe o ensinar ao serviço do aprender”, confidencia a Irmã Sofia Guedes, Diretora-Geral.

O projeto Bússola 21 propõe esse novo olhar sobre a educação, sempre com a marca Doroteia. Acredita numa comunidade aprendente, num caminho permanente de descoberta e inovação. Acredita em alunos que são sujeitos do seu processo de aprendizagem e numa relação estreita entre a família e a escola.

O Externato do Parque, com oferta no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, preconiza, no seu Projeto Educativo, a criação de ambientes de aprendizagem que favoreçam a integração de saberes, o desenvolvimento da compreensão e do pensamento crítico, o aprender a ser, o aprender a colaborar, o aprender a fazer, o exercício da cidadania e o aprender a aprender. “Somos uma escola com um projeto aberto, flexível e integrado que possibilita a adequação à diversidade e à melhoria da qualidade das aprendizagens”. Com vista a alcançar este objetivo, o Externato do Parque integra novos saberes no seu currículo, destacando-se as Artes Visuais, a Expressão Corporal, a Formação Cristã, as Novas Tecnologias, a Horta Pedagógica e o ensino do Inglês. “Recorremos a metodologias de ensino que promovem aprendizagens mais experienciais e significativas. Valorizamos a participação ativa das crianças no quotidiano da escola, através das Assembleias de Turma e das Assembleias de Escola, onde a educação para a cidadania se expressa de modo prático e enraizado na realidade de cada aluno e grupo”.

É missão educativa das Irmãs Doroteias evangelizar pela educação e esta missão traduz-se num modo específico de ver, de se relacionar e de agir. “Pretendemos ser uma escola de excelência baseada no desenvolvimento dos valores humanos e cristãos, tendo como pedagogia de fundo a via do coração e do amor”. Respeitando a liberdade religiosa, os alunos são desafiados a conhecer a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo, num processo de experiência e reflexão e num constante diálogo entre a fé a cultura. “Os alunos são convidados a descobrir–se na relação consigo, com os outros e com Deus. Promove-se a sua capacidade de refletir, discernir e olhar o que os rodeia com atenção e cuidado, num compromisso real e efetivo de transformação do mundo”.