: Mais Magazine:: Comentários: 0

Sim. A Formação engorda as competências e garante as calorias (Qualificação) para a sua empregabilidade!

No CENFIM.PT quando pensamos em Formação, pensamos em duas prioridades: a Qualificação e a empregabilidade.

Engordamos (qualificamos) os Recursos Humanos com os olhos posto no mercado, razão pela qual os cursos do CENFIM continuam a garantir uma empregabilidade superior a 90%!

Hoje, não há razão para que alguém tenha uma justificação para não obter uma qualificação profissional e para o evidenciar, vejamos o seguinte cenário:
Imaginemos que a Formação é um bolo e que a esse bolo correspondem mil horas de Formação.

O bolo pode ser degustado de diversas formas, por inteiro ou às fatias:

1. Quando nos referimos ao bolo inteiro, falamos de uma Formação inicial (as tais mil horas) em que nos permite começar do zero e obter, no final, uma Qualificação Profissional.

2. Contudo, se não tivermos tempo, oportunidade ou necessidade de comer o bolo inteiro de uma assentada, vamos dividi-lo em quatro partes (de 250 horas cada) e cada uma dessas partes corresponde a uma “Unidade de Competências”. Assim, ao longo do tempo, vou “ingerindo” as referidas quatro unidades de competências de 250 horas e, no final, obtenho na mesma a certificação do bolo inteiro.

3. Mas, se mesmo assim, as 250 horas forem um grande investimento de tempo, porque sou um ativo empregado, podemos então dividir um bolo em fatias (módulos) de 25 horas ou 50 horas e, de novo, mas mais estendido no tempo, somando as fatias de Formação frequentadas ao longo do tempo, seja em horário laboral ou pós-laboral, no final, terei na mesma, também aqui, a referida certificação do bolo inteiro.

4. Não obstante, e para se poder responder a situações muito especificas, existem fatias que podem ter, por exemplo oito horas ou 15 horas de Formação, ou mesmo desenhadas à medida das necessidades das empresas ou das pessoas/formandos. Aqui, de novo, a soma das fatias, permite obter partes dessa qualificação, que no seu conjunto, corresponderão, no final, ao bolo da Qualificação Integral.

Não importa o nome do bolo, se EFA (Educação e Formação de Adultos), ou se de UFCD, (Unidades de Formação de Curta Duração), ou se da Aprendizagem para Jovens, ou se é Formação Presencial, ou Formação à Distância, laboral ou pós-laboral. O que releva é que existe uma panóplia vasta de modelos e modalidades que respondem às mais de 31 saídas profissionais para o Setor da Metalurgia, Metalomecânica e Eletromecânica, ao dispor nos nossos 13 Núcleos de Formação instalados de norte a sul de Portugal.

Pela sua saúde, engorde as suas competências e torne-se num profissional elegante (competente) e charmoso (reconhecido).

Consulte a via direta para a empregabilidade, hoje e amanhã, em CENFIM.PT