: Mais Magazine:: Comentários: 0

Nasceu em 2008 e desde então já “rodou” um pouco por todo o país. Especializada no transporte de passageiros, sobretudo de crianças e jovens, a empresa familiar “O Rodas” nasceu pelas mãos e vontade de Joaquim Gonçalves, em S. João da Madeira. Hoje, conta já com 10 franchisados, um marco assinalável, mas que não será a sua última paragem. A meta passa por conseguir alcançar um franchising “O Rodas” em cada capital de distrito, até ao final de 2025.

O Rodas” é uma marca pioneira, 100% nacional, especializada no transporte coletivo de passageiros, crianças e adultos. Tudo começou em 2008 com a aquisição de uma carrinha Mercedes de 8+1 lugares e com pequenos serviços. O profissionalismo e dedicação ditaram o sucesso do projeto que rapidamente se alastrou para fora de S. João da Madeira. Hoje, com mais de 10 anos de mercado, conta com serviços personalizados e únicos no transporte de passageiros ocasional e regular.

O serviço regular ocorre diariamente, nos horários escolares, e conta com 90% de transporte coletivo de crianças, 10% transporte individualizado. Para além disso, a empresa conta também com o serviço regular de transporte de seniores para os seus centros de dia, nos horários não escolares. O trabalho ocasional ocorre, maioritariamente, ao fim-de-semana, com clubes desportivos, passeios de grupo ou formações, mas também durante a semana com escolas, colégios e ATL’s, que pretendem realizar saídas escolares. Todos os serviços são devidamente assegurados por uma frota composta por 23 viaturas que, dificilmente, passam despercebidas a quem anda na rua. “A frota conta com um conjunto de viaturas a que chamamos ‘as nossas abelhinhas’, caracterizadas pela sua cor amarela, sendo que a sua imagem diferenciada traz impacto junto dos nossos utilizadores”, assume Joaquim Gonçalves.

O ano de 2010 ficou marcado por um importante passo, a abertura do primeiro franchising, em Vila Nova de Gaia. Hoje, conta já com uma dezena de unidades espalhadas pelo país. “Os nossos serviços tornaram-se uma necessidade para os múltiplos contatos diários de Encarregados de Educação e Entidades nas diversas cidades do país. O regime de franchising suportou as necessidades de crescimento, potenciando o crescimento da dimensão da marca com gerentes das variadas cidades em que já estamos inseridos”, explica.

Cada franchising aberto implica muito mais do que apenas uma transação comercial. A marca “O Rodas” abre em todas as cidades, mantendo as políticas e os valores da mesma, sendo que a segurança, a integridade e lealdade estão subscritos em todos aqueles que circulam nas suas viaturas e em todos os sorrisos que se encontram diariamente atrás do volante.

Serviços inovadores

A pandemia do Covid-19 obrigou a duas paragens forçadas, o que resultou no encerramento das atividades escolares e, consequentemente, à paragem da atividade desenvolvida pelo “Rodas”.

Com o plano de contingência aplicado e a confiança dos seus clientes, 80% do trabalho dos Centros “O Rodas” foram recuperados no ano letivo de 2021/2022, o que trouxe a Joaquim Gonçalves perspetivas positivas para o futuro. Para além disso, a entrada dos seus filhos na empresa trouxe à marca uma lufada de ar fresco e serviços inovadores. “Neste momento, “O Rodas” oferece a todos aqueles que usufruem dos nossos serviços, a App DigiRodas, que permite localizar em tempo real as viaturas, enquanto cada criança está a ser transportada”.

Para além deste ponto, continuando a linha da digitalização, “O Rodas” concebeu um sistema de gestão de Centros “O Rodas”, uma plataforma que facilitará todo o contacto com o grupo e que ajudará em todo o processo de gestão diária. “As projeções para o futuro são muito positivas e os objetivos mantém-se muito ambiciosos, sendo que o principal foco da empresa está no seu crescimento e na abertura do maior número de franchisings de Centros ‘O Rodas’”, finaliza.