: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio Luso-Francês é uma instituição de ensino católica, fundada em 1936 à luz do Evangelho e dos valores de Francisco de Assis. Reconhecido pela excelência do seu ensino, concilia a tradição de uma visão e missão educativa, consolidada durante décadas, com um projeto educativo que responde às exigências de formação científica, humanística e artística do nosso tempo.

O Colégio Luso-Francês atravessou uma parte significativa do século XX adaptando-se a diferentes fases da nossa história e crescendo: a sua comunidade educativa e os seus espaços e instalações. Em mais de oitenta anos destacou-se pela formação e experiências educativas que continua a proporcionar aos seus alunos, mas também pela fidelidade à sua condição de escola católica e ao seu carisma franciscano. “É isso que nos permite acreditar e investir num paradigma de formação integral, que nunca descura o crescimento humano e espiritual dos nossos alunos”, começa por explicar José Rui Teixeira, Diretor Pedagógico do Colégio.


Reconhecido pela excelência do seu ensino, o Colégio Luso-Francês dispõe, atualmente, de ensino pré-escolar, dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com os quatro cursos científico-humanísticos: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. “O nosso projeto educativo é um instrumento dinâmico, que nos permite uma atitude de compromisso com a nossa identidade, mas também com os sinais dos tempos, atentos a um mundo em permanente mudança”.


Com um vasto programa de oficinas e atividades extracurriculares o Colégio Luso-Francês possibilita um conjunto abrangente de iniciativas nas suas instalações, destinadas às diferentes faixas etárias dos seus alunos. “Acreditamos que a escola não é um fenómeno autocentrado, muito menos uma espécie de laboratório social. A escola é um espaço -tempo aberto à multiplicidade de realidades sociopolíticas e culturais
que os nossos alunos habitam nas etapas da sua formação escolar e, depois, nas diferentes dimensões das suas vidas adultas”. A oferta educativa extracurricular permite aos alunos do Colégio usufruir de importantes experiências formativas complementares, artísticas e desportivas, científicas e culturais, constituindo, simultaneamente, uma importante ferramenta na preparação da comunidade escolar para o futuro académico e profissional. “Procuramos estar atentos e criar pontes entre um modelo tradicional (enraizado na nossa cultura de trabalho) e outros modelos que nos permitam corresponder às mudanças que legitimamente exigem à escola respostas e adaptações, atenção e criatividade”.

Com uma ação educativa centrada no aluno, o Colégio Luso-Francês assume, para o presente e futuro, o importante desafio de procurar as metodologias pedagógicas que mais e melhor se adequem aos processos de aprendizagem dos seus alunos. “Cremos que a afirmação do Colégio Luso-Francês como instituição de referência no ensino em Portugal passa por assegurar e melhorar continuamente a execução do seu
projeto educativo”, afirma José Rui Teixeira, assumindo ainda que “estar à altura dos desafios constantes e repensar permanentemente à luz do seu passado, assumindo o futuro com renovada esperança e consciência de bem comum,” serão as principais bandeiras do Colégio Luso-Francês para o futuro, para que continue a afirmar-se uma instituição de referência e a merecer a confiança da sua comunidade educativa.