: Mais Magazine:: Comentários: 0

As águas sulfúricas das Termas das Taipas distinguem-se pela sua excelência e qualidades diferenciadoras. Graças às suas propriedades terapêuticas e curativas, cientificamente comprovadas, são utilizadas há centenas de anos no tratamento de patologias e doenças crónicas, como o reumatismo, alergias, problemas respiratórios e de pele. Hoje, as Termas das Taipas atraem a visita de milhares de aquistas a Guimarães, constituindo assim um importante ativo turístico para o território, como confidencia o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança.

Historicamente, a primeira utilização conhecida das suas águas medicinais, enquanto agentes terapêuticos, ocorreu durante o período de Trajano Augusto, época da romanização. Reconhecidas pela Direção Geral da Saúde para o tratamento de patologias do foro músculo – esquelético, respiratório e da pele, as águas termais das Taipas foram conquistando novos adeptos ao longo dos anos, sendo hoje procuradas anualmente por milhares de aquistas. “As Termas das Taipas sempre foram muito procuradas para tratamentos de problemas da pele, ainda no antigo balneário termal, agora conhecido como Banhos Velhos”, relembra o presidente vimaranense. Em funcionamento durante todo o ano, fruto da elevada procura, as Termas das Taipas prestam serviços fundamentais com recurso a esta terapêutica natural. “Os tratamentos naturais são cada vez mais procurados, não só por razões específicas de saúde, mas por quem procura uma terapêutica de bem-estar, de relaxamento e de repouso”. Hoje, quem visite este espaço poderá usufruir de um vasto leque de programas de SPA termal, dirigidos a quem pretende passar uma tarde ou um fim-de-semana a relaxar. A par disso existem outras valências de interesse, tais como a Clínica Médica de Saúde, uma referência na área da traumatologia, ortopedia e fisiatria. “A Clínica Médica e as Termas complementam-se e asseguram uma oferta mais integrada na ótica do utente”, explica o edil.
Com o evoluir dos tempos o campo de ação das termas foi aumentando, não só na oferta e nos serviços mas também como um importante ativo turístico para o concelho de Guimarães. “O turismo de saúde e de lazer, associados ao termalismo, são cada vez mais importantes na estratégia turística de qualquer região do país e Guimarães não foge a essa tendência”. Assim, além da oferta termal, as Termas das Taipas têm uma vertente cultural e lúdica muito forte, com a atividade cultural que decorre nos Banhos Velhos, as piscinas de verão ou o parque de campismo. “Esta programação cultural interliga-se ainda com a programação cultural da cidade de Guimarães, onde também temos um vasto património histórico reconhecido como Património Mundial pela UNESCO”, relembra.
Hoje, o turismo termal é completamente distinto do que já foi, uma vez que a vertente curativa deixou de ser a única motivação de procura. Há, cada vez mais, uma clara tendência por ambientes e atividades que promovam o bem-estar e o relaxamento, físico e emocional. Quer seja para usufruir das qualidades terapêuticas das suas águas termais, quer seja para desfrutar de puros momentos de descontração, fique a saber que a Termas das Taipas estão de portas abertas, prontas a recebê-lo.