: Mais Magazine:: Comentários: 0

Nenhum assunto ou tema justifica, mais do que a água, uma chamada de atenção especial e a sensibilização generalizada que se pretende alcançar quando se estabelece um “Dia Mundial”.

A calendarização do “Dia Mundial da Água” não podia ter melhor escolha. O começo da Primavera remete-nos para o renascer cíclico natural da vida. Ora, nada melhor simboliza e sinaliza a vida do que a própria água.

A água é o meio de todos nós. Fomos concebidos e gerados em meio aquático e a maior parte do nosso corpo é constituído por água. A água é uma verdadeira preciosidade porque é essencial à vida. Tal como sucede com o oxigénio, a água é uma substância cuja ausência determina rapidamente a morte.

A água mantém a homeostasia do nosso organismo. É o principal composto de todas as nossas células e tecidos. Precisamos da presença de água para todas as nossas funções biológicas. A água é o meio disponível dos solutos necessários para as reações metabólicas. Tem um papel especial na absorção dos nutrientes, digestão, circulação, respiração. A água também é muito importante na nossa proteção mecânica e na nossa regulação térmica. A desidratação pode levar a muitas condições patológicas, como hipertermia, insuficiência cardíaca, urolitíase, obstipação, disfunção salivar, comprometimento cognitivo, diminuição do desempenho desportivo, alguns tipos de cancro ou obesidade. Temos, pois, que estar sempre muito atentos à nossa hidratação. Mas o papel fundamental da água na nossa biologia é apenas um dos aspetos da sua influência em todas as atividades humanas do nosso planeta. Indústria, Agricultura, Economia, Ecologia, são alguns dos campos onde devemos situar a importância da água.

As alterações climáticas, hoje mais do que nunca divulgadas, são determinadas pelas variações do ciclo da água. E aqui sem dúvida que a “mão humana” tem a sua influência. A “pegada” ambiental da nossa espécie existe de facto. O planeta Terra tem a mesma quantidade de água que tinha
há um milhão de anos atrás. A Terra não perde água. Simplesmente acontece que a água entra no seu ciclo e pode não ser facilmente descartável. O que fazemos de errado é que não promovemos a gestão mais correta da água. Como todos sabemos, temos apenas 0,5% de toda a água do nosso planeta disponível para consumo. Em 2050 a agricultura deverá produzir mais 60% dos alimentos e a indústria transformadora poderá exigir um aumento de 400% da água.
Percebe-se facilmente que no domínio da Medicina a água deve merecer atenção especial. Toda a História da Medicina nos evidencia uma relação estreita da água não só enquanto nutriente, mas também como meio terapêutico. Cabe aqui uma referência muito especial às denominadas águas minerais naturais, por vezes mais conhecidas como “águas termais”. São águas de características muito especiais, que após um longo percurso de infiltração e circulação profunda, adquirem através da incorporação de elementos químicos e biológicos uma composição específica, muito estável, podendo emergir natural ou artificialmente e apresentar significativas propriedades terapêuticas. Passam, pois, a constituir verdadeiros medicamentos. Determinaram ao longo dos séculos um fenómeno de saúde conhecido por “termalismo”, inicialmente baseado num conhecimento empírico, mas hoje já muito estudado e dotado duma sólida base científica. Não há duas águas minerais naturais iguais e as suas diferenças determinam distintas indicações terapêuticas para variadas patologias.
As raízes históricas da utilização das águas minerais naturais no nosso território são ancestrais. Mas obviamente que as referências mais importantes datam do período da ocupação romana. Aqui são múltiplos os achados arqueológicos.

Portugal é, pois, um país com uma grande riqueza e variedade em águas minerais naturais. Tem estâncias termais lindíssimas e muito bem equipadas. Alia à sua tradição termal uma atualidade de renovação desta atividade. Novas abordagens, sustentadas em maior base científica, permitiram uma maior consciencialização da importância da Medicina Termal.
Acontece que estas águas, verdadeiros tesouros naturais, estão também ameaçadas pelas agressões ambientais. Urge a sua defesa. No Dia Mundial da Água essa deve ser também uma das nossas preocupações. Sustentabilidade é o nosso objetivo. A conclusão é muito simples: cada um de nós deve respeitar e usar a água com o maior cuidado e carinho. A água somos nós!