: Mais Magazine:: Comentários: 0

No concelho do Sabugal há vários locais onde pode fugir à realidade, revigorar corpo, mente e espírito. É entre ribeiros e um vale granítico que encontrará um desses locais: as Termas do Cró. Um destino ideal para aqueles que procuram tratamentos de excelência, tranquilidade, paisagens invejáveis e um magnífico território para explorar, como nos explica o Presidente do Município, Vítor Proença.

As Termas do Cró estão situadas entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa, a 15 km do Sabugal. Existem indícios da utilização das suas águas medicinais que apontam para uma possível presença romana no local, mas a referência mais antiga ao Cró data do Século XVIII, mais precisamente de 1726, e é da autoria do médico Del’ Rei D. João V, que já na altura falava dos seus notáveis efeitos curativos. “O Município do Sabugal adquiriu o local em 1980 e foi em 2001 que a Câmara Municipal construiu um balneário provisório onde foi realizado um estudo médico – hidrológico a fim de comprovar os efeitos benéficos da água para a saúde”, começa por explicar Vítor Proença. As Caldas do Cró começaram a funcionar, numa fase experimental, com cerca de 500 aquistas, tendo sido construída em 2011 a atual estrutura que anualmente recebe milhares de visitantes. Atualmente as Termas do Cró contemplam três áreas distintas: Cró Termas, Cró Corpus & Ludic e Cró Fisio, aliando a saúde, a prevenção e a manutenção ao bem-estar, numa simbiose perfeita entre tratamento, natureza luxuriante e um design bonito e requintado. Quem visite este espaço encontra ao seu dispor um novíssimo e moderno balneário termal com equipamentos de tecnologia de ponta e recursos humanos altamente qualificados. Termalismo terapêutico, Wellness e Spa com variados tratamentos de corpo e de rosto, um espaço lúdico de puro relaxamento composto por uma piscina interior aquecida e hidrodinâmica com cerca de 160 m2 que a torna única no país, e ainda complementada com sauna e banho turco, e uma área centrada em técnicas de reabilitação e fisioterapia.

Benefícios das suas águas mineromedicinais

As águas medicinais do Cró têm utilização com reconhecimento oficial desde o Século XVIII. “Sendo a nossa região uma zona muito montanhosa e o granito uma das rochas predominantes, a nossa água apresenta características físico-químicas especificas, sendo considerada como uma água fracamente mineralizada, com reação muito alcalina”, explica o Presidente do Município. Sob o ponto de vista iónico designa-se por ser bicarbonatada sódica, carbonatada, fluoretada e sulfidratada, pertencendo à categoria das águas sulfúreas adquirindo, portanto, essa designação e benefícios terapêuticos/medicinais. As águas do Cró são assim indicadas para uso no tratamento de doenças ou patologias do aparelho respiratório – rinite, sinusite, bronquite, laringite, faringite, asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva brônquica (DPOC) – reumáticas e músculo-esqueléticas e ainda dermatológicas, sendo especialmente indicadas para o tratamento de psoríase, eczema e acne.

Termas do Cró: oferta para todas as idades

É do conhecimento geral que as águas termais possuem propriedades medicinais únicas e com inúmeros benefícios, sendo indicadas para tratamentos de variados tipos de problemas de saúde. Embora bastante associado a pessoas da terceira idade, a verdade é que o turismo termal possui grande potencial para pessoas de todas as faixas etárias. Consciente deste potencial turístico, por natureza, o Município do Sabugal tem já em marcha, em colaboração com as Termas do Centro, uma parceria com vista a atrair um público mais jovem. “Foram dinamizadas atividades de promoção das Termas do Cró em eventos de lazer”, explica o edil, que reforça ainda a importância deste complexo termal na promoção turística do concelho: “As Termas do Cró apresentam-se como um polo de desenvolvimento local e regional que gera efeitos visíveis no turismo local”.
A Reserva Natural da Serra da Malcata, as Albufeiras do Sabugal e de Alfaiates, as variadas zonas fluviais de lazer banhadas pelo Rio Côa, as Cinco Vilas Medievais, a Aldeia Histórica de Sortelha, a tradicional Capeia Arraiana, a excelente gastronomia, as diversas rotas pedestres e de BTT e as tradições únicas são ainda ofertas ímpares para quem visita este concelho da Beira Alta.