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A Informa D&B é a empresa que, em Portugal e Espanha, lidera a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial, ajudando a fundamentar as decisões de negócio dos seus clientes, há mais de 115 anos. Neste contexto, e na circunstância de mais um aniversário, traçou o perfil das empresas centenárias, empresas que o tempo e o sucesso tornou resilientes, flexíveis e sustentadas, procurando mais uma vez contribuir para um melhor conhecimento do nosso tecido empresarial. Fique a conhecer as principais conclusões, pela voz de Teresa Cardoso Menezes, Diretora-Geral da Informa D&B.

A Informa D&B celebrou em 2021 o seu 115º aniversário e, neste contexto, analisou as empresas em Portugal que conseguiram atingir a marca dos 100 anos. O “O Sucesso das Empresas Centenárias” oferece algumas explicações para estas empresas terem resistido a todas as crises dos últimos 100 anos e, mesmo no contexto da pandemia, oferecerem um risco de failure extremamente baixo. Presentemente, existem em Portugal 402 empresas ativas com pelo menos 100 anos de idade. Isto significa que enfrentaram, com sucesso, crises profundas de diferentes naturezas, encontrando em cada momento formas de resistir e de se adaptar. “Todas estas empresas estão orientadas para a continuidade, o exercício da sua gestão tem como prioridade a sua sustentabilidade, mostrando também uma grande capacidade de adaptação a múltiplas conjunturas que, naturalmente, se foram alterando com a passagem dos anos. Na sua grande maioria, as empresas centenárias são organizações que, apesar dos choques e das alterações que sofreram, mantêm a capacidade de prosseguir o seu curso, constituindo um legado entre as diversas gerações que atravessam”, afirma Teresa Cardoso Menezes.

Em 2021, a empresa mais antiga a operar em Portugal é a Warre & Companhia SA, uma produtora de vinhos fundada em 1670, contando então com 351 anos de existência. Os dados divulgados pela Informa D&B referem que as empresas centenárias representam cerca de 0,1% de um tecido empresarial cuja idade média é de 12,7 anos. Existem empresas centenárias de todas as dimensões, desde empresas com um volume de negócios inferior a 1 milhão de euros até empresas que faturam mais de 2 mil milhões de euros. No entanto, a distribuição das empresas centenárias por dimensão é bastante diferente daquela que observamos no tecido empresarial em geral. “Há empresas centenárias de grande dimensão, mas também outros projetos que têm uma reduzida dimensão desde o início, mas que se mantêm no tempo. Existem empresas centenárias de todas as dimensões, mas numa proporção bastante diferente daquela que observamos no tecido empresarial”, esclarece. Mais de metade das centenárias são microempresas, uma percentagem que na generalidade do tecido empresarial é de cerca de 95%. Ao contrário, as grandes empresas estão mais representadas nas centenárias (cerca de 6%) do que no tecido empresarial, onde não chegam a 1%.

As centenárias que ganharam dimensão ao longo do tempo e que são hoje PME ou grandes empresas pertencem em 44% dos casos ao setor das Indústrias. Nos dois terços que correspondem às microempresas, existe uma maior diversidade setorial, com destaque para o Retalho e nomeadamente para o número significativo de lojas históricas localizadas sobretudo nos centros urbanos de Lisboa e Porto.

Segundo a Informa D&B verifica-se ainda uma relação direta entre as empresas centenárias e as empresas familiares. “A presença de empresas familiares é de facto muito forte entre as empresas centenárias. A sua orientação para a continuidade e sobrevivência, que inclui a capacidade de adaptação e resistência em momentos críticos, é comum às empresas familiares. E, de facto, a percentagem de empresas familiares entre as centenárias é de 43%, um valor bastante superior à que encontramos no tecido empresarial que é de 32%”, afirma.

Informa D&B, um exemplo de resiliência

Tal como outras empresas centenárias, a Informa D&B atravessou muitos ciclos económicos, incluindo crises com diferentes naturezas, e em todos eles mostrou capacidade de adaptação e soube produzir informação relevante para responder em cada momento às dúvidas e incertezas das empresas e dos seus gestores. A resposta recente da Informa D&B à atual crise traduziu-se na criação de novos indicadores e novas abordagens, como o indicador de Impacto Setorial, a sua relação com os comportamentos de pagamento das empresas, o indicador de Resiliência Financeira e a monitorização dos programas de apoio às empresas que fornecem orientações atualizadas perante uma crise com caraterísticas particulares. “A informação que produzimos é a razão do sucesso do nosso negócio de mais de um século. Mas é nesta informação que uma enorme quantidade de empresas de todas as dimensões, setores e geografias procura um suporte de confiança para as suas decisões de gestão que as conduzem também ao seu sucesso”, finaliza.