: Mais Magazine:: Comentários: 0

Depois de trabalhar em vários ateliers com projeto e decoração de interiores, surgiu a oportunidade de caminhar sozinha e Rita Salgueiro estava pronta para dar esse passo. Começou por trabalhar apenas com a decoração e à medida que foi ganhando confiança aventurou-se nas obras de remodelação.

Desde sempre que teve como premissa “a decoração tem de ser para todos”. Era sua intenção que as pessoas com uma capacidade económica mais limitada não deixassem de ter espaços bem projetados. Por sua vontade, todos teriam direito a ter espaços bonitos e funcionais, onde se sentissem bem, pelo que foi criando vários serviços que o permitissem. Os projetos de design de interiores e os projetos de decoração são as principais áreas de atuação da empresa Rita Salgueiro, em especial na área residencial. Para além disso, a empresa também oferece as Consultas de Ideias, os Workshops de Decoração e Design de Interiores e os Projetos de decoração feitos com base em estudos de Feng Shui por uma consultora profissional. O ano passado criou uma Masterclass de interiores, para quem quer começar a trabalhar do zero nesta área e não sabe por onde começar.

A decoração sempre foi a grande paixão da arquiteta, pelo que só fazia sentido trabalhar nesta área. “Para se fazer um bom trabalho”, explicou-nos, “tem de se estar apaixonado pelo que se faz, só assim se consegue dar o nosso melhor e ultrapassar as dificuldades que surgem no dia a dia. Este mindset torna tudo mais fácil, quase que as coisas acontecem por si só. As oportunidades surgem e eu agarrei em praticamente todas, o que me fez crescer muito como profissional”. Algo que distingue a empresa Rita Salgueiro são os workshops, “algo que não existia no mercado e fazia falta”, considera. A empresária denotou que existiam muitos workshops sobre áreas específicas da decoração, mas não existia nenhum que explicasse todos os passos necessários para a realização de um projeto e fizesse com que pessoas sem nenhuma experiência na área se tornassem de alguma forma autónomas para criar os seus espaços. Assim que se apercebeu dessa lacuna no mercado, rapidamente a preencheu.

Inicialmente foi desenvolvido em dois níveis. Um teórico, onde se fala de questões mais técnicas, como os materiais, a cor e a iluminação. O outro nível seria de caráter prático, onde cada pessoa faria a planta com o layout do seu espaço. Como o tempo era curto para fazer um projeto completo, foi criado outro nível que permitisse definir todas as peças: tecidos, papéis de parede, entre outros, e se pudesse avançar logo para a compra no próprio dia. Cada vez mais há a necessidades de ter espaços tranquilos e equilibrados o mais rapidamente possível. Regra geral, são realizados entre quatro a cinco workshops por ano. Os próximos são já nos dias 6 e 7 de novembro.

Outro serviço inovador oferecido pela empresa Rita Salgueiro são as Consultas de Ideias, que surgem da necessidade de fazer chegar a decoração a todos. “Tenho como máxima que a decoração é um bem de primeira necessidade e não um luxo destinado a uma elite. Para mim é tão importante ter uma casa funcional e harmoniosa no nosso dia a dia como ter roupa lavada para vestir e, se dúvidas existem em relação, a isso a pandemia veio mostrar a todos o quão importante é sentirmo-nos bem nos nossos espaços, principalmente nos de descanso”. Infelizmente o valor do projeto e todo o seu desenvolvimento não é acessível a todos, são muitas horas de trabalho. Já as Consultas de Ideias são muito mais rápidas e, bem direcionadas, consegue-se trabalhar a casa toda e tirar todas as dúvidas. Os clientes ficam com toda a informação que necessitam para criar o seu espaço e, acima de tudo, verem esclarecidas todas as suas dúvidas com um investimento mínimo. O que procuram os clientes nos serviços Rita Salgueiro? “Acima de tudo excelência e capacidade de resolução”, responde a própria. Não há clientes iguais. Se há os que procuram os serviços básicos de decoração, outros pretendem remodelações luxuosas, com tudo o que a tecnologia tem para lhes oferecer. Em comum têm a necessidade de ter alguém em quem confiem, que lhes entregue um espaço funcional e esteticamente apelativo e dentro do orçamento.

Todos procuram obter espaços diferenciados, altamente personalizados, os quais vão colmatar as suas necessidades e os quais sintam que são realmente seus. Dito isto, também procuram quem os ajude a concretizá-los. Procuram um resultado final que dificilmente conseguiriam sem a ajuda de um profissional com o qual se identifiquem. “A nossa missão”, afirma a empresária, “é solucionar todas estas questões e dar-lhes vida, mas só é verdadeiramente alcançada quando conseguimos surpreender e acrescentar algo que o cliente nunca pensou vir a ter”. Rita Salgueiro aprecia saber que acrescentou algo de novo ao mercado, algum produto que seja uma mais valia. Felizmente que “ainda há muito espaço para crescer”, acrescenta. A curto prazo, pretende quero aumentar a equipa e arranjar um espaço diferente para o atelier. A médio prazo poderá concretizar-se uma parceria muito interessante, a qual já terá sido proposta em 2019, mas é nos dias de hoje que faz sentido. A longo prazo vão existir outras novidades, ainda sem data marcada. Teremos de aguardar, com alguma ânsia, os próximos projetos de Rita Salgueiro.