A Madeira é o destino turístico mais antigo de Portugal. Há mais de 200 anos que é procurada por viajantes, contribuindo para o desenvolvimento contínuo do setor turístico e da economia regional. Existem diversas razões históricas para que assim seja, com evidência para o comércio marítimo internacional, onde o Funchal surgiu, com naturalidade, como porto intermédio e estratégico no Atlântico, e o turismo de saúde. Neste percurso centenário, a diversidade do destino, que vai da montanha até o vasto mar, aliado à cultura distintiva, contribuiu ainda mais para que a Madeira seja escolhida por ser um lugar verdadeiramente único e especial. Além disso, este paraíso perfumado pelas flores, abençoado por uma beleza natural exuberante e um clima ameno, dispõe, também, de uma oferta de eventos e de experiências ao longo de todo o ano.
Assim, é possível, num único dia, percorrer uma levada, mergulhar no oceano de águas calmas e temperadas e explorar um dos muitos museus existentes pelo arquipélago, assistir a uma exposição ou desfrutar de um concerto. Tudo isto está disponível a pouca distância das principais cidades europeias, existindo, igualmente, ligações aéreas diretas dos Estados Unidos da América e do Canadá. Este caminho de afirmação tem sido trilhado mantendo o compromisso com a natureza e a sustentabilidade do destino. A maior parte do território é preservado, com dois terços de sua área terrestre designada como reserva natural e 89% de seu mar, até 12 milhas náuticas, sob gestão da Região protegido, incluindo as ilhas Selvagens e Desertas.
Reforçando este posicionamento, a Região Autónoma da Madeira foi mais longe e, em 2023, recebeu o selo de prata da EarthCheck como “Destino Turístico Sustentável”. Um passo complementado este ano, com aquela entidade mundial, líder em certificação de destinos turísticos, a entregar o selo de ouro, depois de cumprida mais uma etapa com o contributo transversal de muitas entidades. Desta forma, com esta distinção, a Madeira ampliou o seu posicionamento como um destino turístico comprometido com o desenvolvimento sustentável, fator cada vez mais diferenciador na escolha de férias.
Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura