Depois do Brasil e Estados Unidos, Portugal é o ponto de partida para a expansão na Europa. A Numen, que registou um volume de negócios global de 50 milhões de euros, já conta com uma dezena de colaboradores no mercado português envolvidos em projetos para clientes como a Johnson & Johnson, Kenvue e Mars.
A Numen, empresa brasileira de consultoria em tecnologia, chegou a Portugal em 2023, dando assim arranque às operações na Europa. Para a tecnológica brasileira a decisão de escolher Portugal como porta de entrada para implementar a estratégica de internacionalização para o mercado europeu prende-se, essencialmente, pelo alinhamento na perspetiva de inovação do país, pelos incentivos ao empreendedorismo tecnológico e também pela proximidade cultural com o Brasil.
Fundada em 2009 no Brasil, a Numen já está presente nos Estados Unidos da América, emprega mais de 650 pessoas e conta com mais de 90 clientes. Especializada em sistemas de gestão empresarial, tendo o seu maior expertise na plataforma da alemã SAP, a Numen tem diversificado o portfólio para responder às necessidades de transformação digital dos clientes. Nos últimos três anos, a tecnológica brasileira tem registado um crescimento consecutivo na casa de dois dígitos e terminou 2023 com um volume de negócios global de 50 milhões de euros.
Danilo Santos, Chief Executive Officer (CEO) na Europa, explica que “a visão da Numen é aproximar pessoas e tecnologia para alavancar negócios, e fazemos isso ao simplificar o acesso aos dados, extraindo significado das informações, otimizando processos e reduzindo desperdícios nas operações dos nossos clientes. O nosso objetivo é colaborar com as empresas em Portugal, para juntos, construirmos resultados expressivos”.
A sede da Numen em Portugal fica situada em Lisboa, e irá funcionar como um centro nearshore para responder a clientes na Europa, aproveitando a proximidade geográfica e o fuso-horário. A tecnológica já conta com uma dezena de colaboradores no mercado português mas prevê realizar mais contratações de perfis técnicos à medida do desenvolvimento de novos projetos. Neste momento, o foco é reforçar o departamento comercial. Em relação aos clientes, Johnson & Johnson, Kenvue e Mars são os principais projetos.
A Numen prevê também expandir a sua presença física para outros países europeus e já dá suporte a clientes em outras regiões na Europa. Além do universo SAP, a Numen mantém um relacionamento estreito com outras parceiras tecnológicas como Celonis, Salesforce e AWS.
A tecnológica já está a estabelecer parcerias estratégicas com organizações-chave em Portugal, como a Associação de Utilizadores SAP em Portugal (GUSP) e o WTC Business Club. “Acreditamos que estas colaborações não só vão enriquecer a nossa base de conhecimento e relacionamento, mas também abrir portas para oportunidades de negócios inovadoras e sustentáveis”, indica Leandro Furtado, Diretor Comercial da empresa.
Com uma área dedicada à inovação e experimentação de novas tecnologias para resolver desafios de negócios, a empresa tem se destacado na utilização de inteligência de dados. Neste momento, tem ajudado os clientes a encontrarem ineficiências nos seus processos de negócio, a visualizar dados e a obter insights, de forma a tomarem melhores decisões e fortalecer a resiliência diante das incertezas, como a disrupção nas cadeias globais de abastecimento.
Gianfranco Caffettani, Diretor de Operações na Europa, destaca a cultura “OneNumen” como um diferencial, onde ser “OneNumen” vai além da prestação de serviços, é uma forma de trabalhar, colaborar e relacionar. Esta cultura traduz os valores fundamentais da Numen, como a preocupação genuína com o próximo, o trabalho coletivo e a procura pela excelência. A cultura de colaboração na Numen criou uma comunidade que é comprometida com: o sucesso dos clientes, estabelecer relações de confiança a longo prazo e obter a melhor solução, honrando os compromissos. O nosso propósito de “fazer acontecer” inspirando o melhor das pessoas, guia e motiva a equipa diariamente.” A Numen criou uma equipa multidisciplinar e holística, unindo tecnologia, negócio e design, visando aprimorar a utilização de informações nas empresas, gerando mais valor para os negócios através de uma abordagem proprietária inovadora.