O projeto educativo da Queen Elizabeth’s School assenta no estreitamento dos laços entre Portugal e o Reino Unido, assim como no culto da aliança diplomática mais antiga do mundo, que conta 650 anos de existência.
A Queen Elizabeth’s School oferece os seus serviços educativos na valência de Berçário, Creche, Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, oferta que assenta nos princípios de uma formação humanista e holística, adaptada a cada O projeto educativo da Queen Elizabeth’s School assenta no estreitamento dos laços entre Portugal e o Reino Unido, assim como no culto da aliança diplomática mais antiga do mundo, que conta 650 anos de existência criança, visando o seu desenvolvimento integral. A sua ação educativa foca-se no ensino precoce do Inglês como segunda língua desde a valência da creche e o contacto com a cultura britânica. A Queen Elizabeth’s School assegura a existência de professores nativos da língua inglesa no seu corpo docente, lecionando o programa primário internacional da Cambridge Assessement International Education. Embora a maioria dos seus alunos sejam portugueses, esta escola é procurada, por muitos pais de crianças de outras nacionalidades.
Desde o ano letivo de 2013/2014 que esta escola tem vindo a seguir um mode-lo integrado de ensino bilingue em todas as valências, recorrendo a uma metodo-logia aplicada em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, de-nominada Content Language Integra-ted Learning (CLIL). Além de ter como referência as Orientações Pedagógicas para a Creche (as quais se encontram em consulta pública), segue as Orienta-ções Curriculares para a Educação Pré–Escolar e o currículo oficial do 1º Ciclo do Ensino Básico Português, lecionando também as disciplinas do currículo da Cambridge Primary Programme: Cambridge Primary English as a Second Lan-guage, Mathematics, Science e Digital Literacy.
O percurso educativo da Queen Eli-zabeth’s School centra-se nos princípios de uma pedagogia de infância que promove o desenvolvimento da criança de uma forma consistente numa perspetiva de continuidade e inovação, num clima de confiança e colaboração entre a Escola e a Família. Na Creche e Educação Pré-escolar é adotado um modelo de imersão parcial no ensino do Inglês, sendo valorizada a expressão dramática e musical como instrumentos de excelência na aprendizagem desta língua enquadrada numa cultura de escola de cariz lusobritânico. A dimensão internacional da Queen Elizabeth’s School é também patente enquanto Cambridge International School e Cambridge Primary School da Cambridge Assessement International Education, propondo alunos aos English (as a Second Language), Maths and Science Chekpoint Tests, que permitem uma avaliação externa da aprendizagem e dos conteúdos programáticos ministrados deste currículo. Esta escola é ainda centro de exames: da Cambridge English – preparando os alunos para a realização dos Young Learners English Tests (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers), B1 Preliminary for Schools, B2 First for Schools, C1 Advanced e C2 Proficiency; do Trinity College London – Trinity Stars Young Performers in En-glish Award. Os níveis acima do Flyers destinam-se aos antigos alunos que fre-quentam os Clubes de Inglês, em horá-rio extraletivo.Os alunos que frequentam as aulas de piano podem realizar um exame de Mú-sica, adequado às suas faixas etárias, que vai do nível preparatório até ao nível 2 da Associated Board of the Royal Schools of Music – líder mundial na área de avaliações e exames de Música de quatro dos mais prestigiados conservatórios do Reino Unido (Royal Academy of Music de Londres, Royal College of Music de Londres, Royal Northern College of Music Manchester e Royal Scottish Academy of Music and Drama, Glasgow).
A política educativa desta escola está direcionada para a formação e bem-estar dos seus alunos numa visão global de desenvolvimento integrado e inclusivo das crianças, respeitando a sua individualidade, realização pessoal e sucesso escolar, enquanto instituição de referência na aprendizagem e desenvolvimento sociocultural das crianças. Os ideais definidos pela fundadora desta escola, Margaret Denise Eileen Lester O.B.E. (Officer of the Order of the British Empire), são preconizados dando-se uma especial relevância à educação para os valores, bem como ao exercício de uma cidadania ativa com um forte sentido de responsabilidade social e de humanismo cristão.
A Fundação Denise Lester e a Queen Elizabeth’s School têm vindo a desenvolver várias iniciativas de voluntariado no âmbito da integração social de idosos residentes em lares de terceira idade e de apoio a crianças desfavorecidas. A Educação Moral e Religiosa é indissociável da formação de caráter que acompanha o crescimento das crianças. A maioria dos seus alunos professam a religião da Igreja Católica Apostólica Romana, sendo, no entanto, incentivado o diálogo ecuménico. Os alunos são preparados para receber os sacramentos da iniciação cristã – Batismo, Confirmação e Eucaristia. Alguns membros da comunidade educativa da Queen Elizabeth’s School voluntariaram-se para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa, tendo sido esta escola local de acolhimento de peregrinos. Este encontro internacional de jovens de todo o mundo com Sua Santidade Papa Francisco foi um marco foi um marco importante de vivência espiritual e de solidariedade fraterna em Portugal.
Assista a um pequeno vídeo sobre a Queen Elizabeth`s Shcool aqui.