Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) inaugurou, no passado dia 26 de janeiro, a sua nova delegação em Oliveira de Azeméis, no decorrer da Sessão pública de apresentação da Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics e do Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos, dois projetos cofinanciados pelo PRR.
O auditório do Centro de Negócios da Área de Acolhimento de UL/Loureiro, em Oliveira de Azeméis sobrelotou no passado dia 26 de janeiro, onde foram apresentados, em Sessão Pública, dois projetos, promovidos pela APIP e co-financiados pelo PRR, estruturantes para alavancar a transição da cadeia de valor dos plásticos para uma economia circular e neutra em carbono – a Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics, liderada pela Logoplaste Innovation Lab, e o Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos, desenvolvido em parceria com a Ernst & Young, respetivamente. Estas duas iniciativas procuram cimentar o compromisso contínuo do setor dos plásticos com a sustentabilidade e, progressivamente, com o conceito de regeneração, enquanto abordagem que visa restaurar ativamente o meio ambiente global e sem a qual não se conseguirá alcançar a eficiência dos recursos existentes ou potencialmente existentes.
Este evento, organizado pela APIP, teve como anfitriã a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, na pessoa do seu Presidente, Joaquim Jorge Ferreira, e contou com a presença de ilustres oradores e empresários da indústria dos plásticos e especialistas em sustentabilidade.
No final desta Apresentação Pública, teve lugar o ato solene de inauguração da nova delegação da APIP em Oliveira de Azeméis. Segundo Pedro Paes do Amaral, Vice-Presidente Executivo da APIP, “a delegação da região norte era há muito ambicionada, como forma de reforçar a sua componente técnica e proximidade junto dos seus associados e demais parceiros.” Destacou
ainda que “este novo espaço pretende ser mais um ponto de encontro e sinergia entre a Academia e as Empresas do setor, promovendo conhecimento objetivo e científico para a consolidação de uma efetiva transição verde, numa indústria de referência e que representa cerca de 4% do PIB nacional”.
Pedro Paes do Amaral referiu ainda que “a APIP procurará ser o motor para que mais organizações, públicas e privadas, possam também ali instalar-se. Este Centro de Negócios dispondo de excelente potencial, ganhará condições ímpares após a conclusão de algumas acessibilidades e a promoção de alguns serviços, condições essas que contribuirão decisivamente para a aceleração do processo de integração de novas empresas ou instituições”.
Já Joaquim Jorge Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, reforçou que “esta nova delegação da APIP em Oliveira de Azeméis é absolutamente estratégica e determinante para o município, particularmente para aquilo que são os projetos de desenvolvimento do tecido industrial do território e para a sustentabilidade dos seus processos produtivos”. Salientou ainda que “esta relação de parceria com a APIP permitirá trabalhar conjuntamente para que o setor dos plásticos, que é importantíssimo para a economia nacional, continue a afirmar-se e continue a ser uma referência de progresso e desenvolvimento sustentável no nosso país.