O concelho de Arronches situa-se no Alto Alentejo e é reconhecido não só pela paisagem e pelo seu vasto património, como também pela excelência ao nível da gastronomia e pela generosidade das suas gentes. Estivemos à conversa com João Crespo, o presidente, que referiu que o futuro passa pela melhoria das condições de vida da sua população.
Apresente o município de Arronches em termos territoriais e populacionais. Para quem vos visita, quais são os pontos de passagem obrigatórios?
Integrado no território do Parque Natural da Serra de São Mamede, Arronches, cujas gentes tão bem sabem receber, encerra em si um vasto património, desde o edificado histórico aos núcleos museológicos que preservam a memória de uma região, sendo de destacar os monumentos nacionais, casos da Igreja Matriz e das Pinturas Rupestres, uma das mais notáveis reproduções do género no país.
Tendo em conta que falamos da cozinha alentejana, a boa gastronomia é uma das imagens de marca da região? Se pudesse aconselhar algum prato/iguaria, qual seria?
A gastronomia é uma das mais-valias do concelho de Arronches e, consciente disso, a autarquia tem vindo a promover anualmente quatro certames: as Quinzenas Gastronómicas do Porco, do Bacalhau e da Caça e a Rota dos Petiscos. Porém, ao longo de todo o ano, quem visita Arronches tem a oportunidade de degustar de iguarias como sopa de tomate, sopa de cação, migas com entrecosto, lacão, ensopado de borrego, cachola, açorda, gaspacho, entre outras.
Recentemente deram a conhecer o projeto “Arronches + ECO” que visa a transformação local com um impacto significativo a nível ambiental. Que tipo de iniciativas pretendem fazer neste âmbito?
Ao abrigo do projeto ‘Arronches + ECO’, a autarquia vai implementar medidas tais como a realização de ações de participação ativa e passiva do público e de sensibilização, a implementação do projeto de promoção do consumo sustentável de água da torneira e redução do uso de plástico descartável, do projeto sobre a conservação do meio ambiente e mitigação das alterações climáticas e do projeto piloto de compostagem, a criação de conteúdos e materiais didáticos com vista à educação e sensibilização do público-alvo e a realização de campanhas de comunicação. Com estas pretende-se atingir três objetivos: a promoção do consumo de água da torneira, a valorização dos recursos orgânicos domésticos e a mitigação das alterações climáticas.
No futuro, onde vê o concelho de Arronches? Quer aproveitar para deixar um convite aos nossos leitores?
A autarquia irá continuar a trabalhar em prol da população e para continuar a proporcionar a qualidade de vida que é sobejamente reconhecida, dotando as três freguesias do concelho com as melhores condições, tendo em vista a prossecução desse objetivo. Atrair e fixar indústria em Arronches é igualmente algo em que autarquia se encontra a trabalhar, sabendo que novas empresas e a consequente criação de postos de trabalho são fundamentais para o desenvolvimento do concelho .Arronches é verdadeiramente “um território a descobrir” e as freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros merecem uma dedicada visita para conhecer o que de melhor o concelho tem, da paisagem natural da Serra de São Mamede à memória rural, do tradicional casario branco às igrejas seculares, da gastronomia com base na cozinha alentejana aos monumentos de inigualável beleza e riqueza histórica, entre tantos outros segredos guardados no seu território.