A Norauto nasceu em França há mais de 50 anos e é hoje líder europeia em centros-auto, onde combina lojas livre-serviço com oficinas, os quais garantem 100 por cento da manutenção de veículos multimarca. Em Portugal desde 1996, detém atualmente cerca de 27 centros-auto, quatro Oficinas Móveis, cinco viaturas para o serviço de SOS Baterias e mais de 550 colaboradores. Uma empresa em franca expansão que pretende ser, cada vez mais, a referência dos portugueses no mercado automóvel, como nos confidencia o Diretor-Geral, José Luís Barbajosa.
A Norauto está presente no mercado nacional desde 1996 e conta hoje com uma rede própria de cerca de 27 centros- auto, os quais garantem total assistência ao longo de todo o país. A aventura em território nacional começou com a abertura de centro auto em Vila Nova de Gaia, que introduziu um novo conceito no setor automóvel. Pela primeira vez o cliente poderia usufruir de uma loja com produtos auto e de uma oficina para serviços de manutenção e reparação, tudo num só espaço. “No início, os consumidores não conheciam a marca e este novo conceito, como tal, foi necessário construir a notoriedade e a confiança, sustentada por pontos fortes que distinguiam a marca Norauto de qualquer outro conceito: a localização dos centros junto às áreas comerciais de grande afluência e os horários alargados, sete dias por semana”, explica José Luís Barbajosa. Este posicionamento permitiu maior visibilidade e reconhecimento por parte do cliente, comprovando o seu sucesso através da expansão por todo o país. Pioneira e inovadora no seu setor, a Norauto é hoje a marca em que os portugueses mais confiam, tendo sido distinguida recentemente como “Escolha do Consumidor”, “Prémio Cinco Estrelas” e “Loja online Aprovada”. Com mais de cinco décadas de história a Norauto foi acompanhando a natural evolução do mercado, adaptando e alargando o seu espectro de serviços às necessidades de um mercado cada vez mais exigente. “A Norauto ao longo destes anos tem vindo a reinventar-se e a inovar em novos serviços de forma a responder às necessidades e expectativas dos automobilistas, sendo pioneira na venda online de produtos e serviços auto através do site www.norauto.pt, oferece ainda serviços totalmente inovadores e diferenciadores no mercado, como o serviço Oficina Móvel em que a oficina que se desloca ao cliente, o serviço SOS Baterias, o serviço Norauto Drive onde a viatura do cliente é levada por condutores profissionais a realizar a Inspeção Periódica da viatura. Paralelamente a Norauto tem vindo a desenvolver a àrea de parcerias, aliando-se a parceiros estratégicos que contribuem não só para a notoriedade da marca como também para o lançamento de novos modelos de negócio e serviços, tais como o serviço Norauto Renting em parceria com a ALD que oferece planos de renting muito competitivos, a Carglass, onde os nossos colaboradores fazem a identificação da quebra de vidros e encaminhamento para o parceiro, a Fnac que disponibiliza aos consumidores soluções de mobilidade Norauto, entre outros parceiros.
A empresa conta com uma equipa de profissionais especializada e altamente qualificada, sempre pronta a ajudar e aconselhar a melhor solução para cada cliente. “A nossa estratégia de Client e Employee Centric assenta numa cultura colaborativa em todos os níveis da organização, na proximidade e transparência com as nossas equipas e sempre numa ótica de crescimento profissional, através da aposta no desenvolvimento de competências”. No final de 2019, a Norauto deu início a uma transformação interna com o objetivo de criar uma organização mais ágil, sempre com o foco no colaborador e no cliente. Desta forma, através da metodologia agile, os colaboradores estão organizados de forma multidisciplinar, em prol de um objetivo comum: proporcionar a cada cliente uma experiência diferenciadora que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas.
Aposta em soluções inovadoras
O setor automóvel está a passar por uma enorme transformação, quer do ponto de vista tecnológico, quer do ponto de vista da utilização. Por esse motivo a Norauto tem vindo a apostar em soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para poder responder e mesmo antecipar as necessidades dos seus clientes. “Uma das transformações neste setor, passa por uma mobilidade mais sustentável, através de veículos elétricos e híbridos, na qual a Norauto pretende ser reconhecida e tornar acessíveis, a cada automobilista, soluções de mobilidade”, esclarece. Desta forma, torna-se essencial ter parceiros estratégicos que permitam à empresa desenvolver esta área de negócio e investir na formação de colaboradores. São esses técnicos especializados que dão garantias de resposta às necessidades de manutenção deste tipo de veículos, disponibilizando aos automobilistas um serviço de confiança e produtos que respondam às suas expectativas.