: 2 de Dezembro, 2025 Redação:: Comentários: 0

O Mateus Saldanha é de Mortágua, estudou no Conservatório de Música e Artes do Dão, e é um dos guitarristas mais promissores do panorama jazz nacional. Está em Santa Comba Dão, a 6 de dezembro para apresentar, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, o seu primeiro álbum gravado em quarteto – Troubles.

Atualmente a viver em Basileia, na Suíça, onde frequenta o mestrado em Performance, no Jazzcampus, o músico regressa à região para mostrar o trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos, agora pensado e amadurecido em formato de quarteto. Às 21h30, sobe ao palco do Auditório Prof. Fernando Paulo Gomes no âmbito da Incubadora de Criatividade, iniciativa dedicada a destacar jovens músicos e novas propostas artísticas.

O Mateus Saldanha Quartet – com Mateus Saldanha (guitarra), Hugo Lobo (piano), Carlos Barretto (contrabaixo) e Gabriel Moraes (bateria) – nasce dessa evolução natural: um grupo coeso, de talento e cumplicidade partilhadas. O repertório cruza composições originais com reinterpretações de standards jazz, num equilíbrio entre frescura, tradição e uma vontade constante de explorar novos ritmos.

A apresentação contará com a participação do Santa Combo, formação de jazz do Conservatório de Música e Artes do Dão – a escola onde o Mateus iniciou o seu percurso. Sob direção do professor César Oliveira, o grupo junta-se ao quarteto em algumas peças, acrescentando energia coletiva e um simbolismo especial ao espetáculo: o regresso de um ex-aluno ao palco, agora como protagonista e criador.

Recomendado para maiores de 6 anos, o concerto tem um bilhete acessível de 3 € (bilheteira na Casa da Cultura e na BOL – ccscd.bol.pt).

Agenda da Casa da Cultura

O evento integra-se na Agenda da Casa da Cultura 2024-2027 | Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pelo Município em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão.