
Um estudo recente revela que mais de 50 por cento dos novos negócios falham durante os primeiros cinco anos. A OCDE admite que tal facto pode dever-se aos baixos níveis de literacia financeira e à falta de disciplina financeira. Para além de insubstituíveis parceiros de gestão e conselheiros no âmbito da tomada de decisões estratégicas, os contabilistas certificados são grandes agentes da cidadania, educação e moral tributária. Esta é uma profissão em permanente reciclagem, seja pela necessidade decorrente da via legislativa, seja por via do Orçamento do Estado e, em especial, pelo amplo leque de formações que a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), como entidade reguladora, disponibiliza ao longo do ano a todos os profissionais inscritos na nossa instituição.
Penso que o futuro (que, no fundo, é já o presente) deve assentar no aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas que vão surgindo. O know-how destes profissionais será sempre de primeira linha e, por muita sofisticação tecnológica que exista, dificilmente haverá na sociedade um profissional com o grau de qualificação e aptidão em matérias fiscais e contabilísticas dos contabilistas certificados.
A inteligência artificial já está a operar uma transformação na profissão e isso deve ser encarado como uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. É um facto inegável que os contabilistas certificados dispõem de níveis de literacia financeira mais elevados do que o cidadão médio: conceitos, ferramentas e informações económicas são o núcleo do nosso trabalho e valor. Estamos, portanto, numa posição mais favorável e responsável para agir e ajudar aqueles que estão menos informados. Os contabilistas devem, por isso, compartilhar conhecimento para consciencializar, formar e informar.
Vivemos num ambiente intrinsecamente ligado onde a informação desempenha um papel crucial. Assim, somente com mais e melhor informação os nossos clientes tomarão melhores e empreendedoras decisões que ajudarão as suas empresas a crescer e, consequentemente, a criar uma sociedade ambientalmente mais justa, equitativa e socialmente responsável.
Os contabilistas certificados são, hoje e sempre, agentes críticos de mudança. Sempre primando pela discrição, longe dos holofotes, mas aportando uma inestimável confiança e solidez à prestação de contas.
Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC)
