: 21 de Fevereiro, 2025 Redação:: Comentários: 0

“Ouro português e de Gondomar! Bem-dita terra que tudo produz e cria! A Ourivesaria portuguesa nasceu em Gondomar…”

Camilo de Oliveira

Conhecida como a “Capital da Ourivesaria”, é na técnica da filigrana e no seu rendilhado que se funde a identidade de Gondomar. A arte da filigrana, com raízes que remontam à civilização castreja e ao período romano, floresceu no município a partir do século XVIII, tornando-se um símbolo do saber e da tradição local.

Em 1940, o coração filigranado foi incorporado no brasão do concelho, representando não só a maestria artesanal, mas também o impacto económico e sociocultural desta arte, que atravessa gerações de artesãos.

Em 2023, a “Filigrana de Gondomar” foi incluída no Inventário Nacional do Património Cultural Ima-terial. Atualmente, Gondomar e Póvoa de Lanhoso, dois núcleos de produção por excelência desta técnica artesanal, estão a trabalhar em conjunto para que a “Filigrana de Portugal” seja classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Aceite o convite para uma experiência única na Rota da Filigrana, iniciando sua visita no Museu Municipal da Filigrana de Gondomar. Descubra como o ouro se transforma em arte, explore as oficinas e conheça os mestres artesãos que mantêm viva esta arte milenar.

www.visitgondomar.cm-gondomar.pt