A Água do Vimeiro lançou, em abril deste ano, um novo projeto digital em colaboração com o Observador Lab. “Claro como Água” é o nome do podcast que vem trazer a debate tudo sobre a água que bebemos, contando com a colaboração de especialistas das mais variadas áreas que esclarecem as dúvidas mais frequentes e ajudam a desmistificar algumas crenças enraizadas na nossa sociedade. Sabemos que a Água, apesar de estar no centro da roda dos alimentos e de ser essencial à vida humana, continua a ser um elemento pouco conhecido e pouco valorizado em Portugal. E parte do que se considera saber, em alguns casos, não passam de mitos sem comprovação científica.
É por isso que a Água do Vimeiro vem combater esse desconhecimento e contribuir quer para o aumento da literacia sobre a água que se bebe quer para o correto consumo deste recurso natural. Este projeto conjunto arrancou a 22 de março, por ocasião do Dia Mundial da Água, com a publicação de um Explicador que reúne 10 perguntas de esclarecimento rápido sobre água, e antecedeu o lançamento do primeiro episódio do podcast Claro como Água”, em abril.
A 1ª temporada do podcast contou com 12 episódios e abordou temas diversos que foram desde os vários tipos de águas existentes em Portugal e a sua origem; ao ambiente e sustentabilidade; à importância da água mineral natural para a saúde humana; e, claro, à resposta à pergunta mais colocada pelos consumidores: afinal o pH alcalino da água é ou não importante para a saúde?”. Um sucesso assente na palavra de especialistas A primeira temporada, apresentada por Rita Camarneiro, registou um total de 80.411 downloads dos episódios – (este número não é o acumulado, que à data será bastante maior, mas sim a soma dos resultados do 1º mês de cada episódio no ar) – , e contou com nomes reconhecidos do sector das águas e da saúde, como: Manuela Azevedo, geóloga; Francisco Furtado Mendonça, diretor geral da APIAM; Manuel Antunes da Silva, Water Sommelier; Cláudia Minderico, nutricionista desportiva; Sandra Martins, fisiologista do desporto; Natália Pona, médica pediatra; Conceição Calhau, professora catedrática; Maria Ana Kadosh, médica de medicina geral e familiar; Sofia Duque, médica geriatra; Leonardo Mathias, do projeto SDR; Pedro Carvalho, nutricionista; Rita Patarrão, professora e bioquímica; e Rubina Mendonça, médica obstetra.
A Água do Vimeiro, reconhecida, agradece a todos a participação e trabalho desenvolvido no sentido de aumentar o conhecimento sobre a água que bebemos e a importância do seu consumo para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
2ª temporada de “Claro como Água” Resultado do indiscutível sucesso que foi a primeira temporada deste projeto da Água do Vimeiro em parceria com o Observador Lab, é com enorme satisfação que comunicamos agora a continuidade do “Claro como Água”, com uma nova temporada de 12 episódios, agora apresentados por Maria João Simões. Assinalou-se o arranque desta 2ª temporada a 22 de outubro, com um episódio protagonizado por Diogo Abreu, CEO da Água do Vimeiro, e Raquel Santos,
responsável de Comunicação e Marketing da Água do Vimeiro, para falarem sobre a missão da iniciativa Vimeiro Explica e estratégias da marca para ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais informadas e conscientes, visando a sua saúde e bem-estar.
Novos temas, a pertinência de sempre através desta 2ª temporada, até abril de 2025, a Vimeiro promete continuar a partilhar conhecimento sobre água, numa combinação interessante de diversos temas: por um lado, de interesse geral, como a importância da água na gestão de peso e retenção de líquidos; por outro, temas de carácter mais denso e particular, como são, por exemplo, os episódios dedicados a vertentes específicas da saúde, como doenças oncológicas, cálculos renais, saúde óssea e saúde do coração e a ligação de todas elas aos benefícios da água mineral natural. Recorde-se que a Água Mineral Natural do Vimeiro é a água portuguesa com maior e mais equilibrado teor mineral. Com cerca de 1050 miligramas de sais minerais por litro (mg/L), apresenta doses generosas e equilibradas dos diversos minerais e é a Nº1 em Cálcio, Magnésio e Bicarbonato, tão essenciais para o bom funcionamento do organismo, que não tem a capacidade de os produzir, sendo por isso necessário o seu aporte através dos alimentos e da água.
Convidamos a acompanharem o projeto em www.observador.pt ou em www.aguadovimeiro.pt e também, quinzenalmente, às terças-feiras, por volta das 14h30, em direto na Rádio Observador. Pode ainda acompanhar numa das principais plataformas de podcasts.