Desde 1853 que o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, localizado em Bragança, é um agente ativo na promoção do saber, com uma oferta formativa muito vasta que vai desde o ensino pré-escolar até cursos profissionais. O trabalho meritório que este agrupamento tem realizado não apenas no âmbito da formação mas também na dinamização de projetos e atividades que refletem os valores da UNESCO, levou a que fosse inscrito na lista de Rede de Escolas Associadas da UNESCO em Portugal, em 2018.
Estudar no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia é sinónimo de receber um ensino que prima pela excelência em cada segundo, numa escola onde os saberes se interligam e a conjugação das experiências quotidianas marcam positivamente cada ser humano que faz deste agrupamento o seu lar. Com o findar de mais um ano letivo e a projeção de uma nova etapa, as paredes da escola preparam-se para ganhar vida e entusiasmo, marcados em cada atividade aqui realizada. Cada um destes momentos tornam-se inesquecíveis para cada um dos alunos, perdurando na sua memória como uma das épocas mais especiais na sua vida formativa.
Uma das grandes valências deste agrupamento é a sua capacidade de fornecer um ensino que vai desde os mais jovens até ao ensino secundário e cursos profissionais, garantindo um ensino faseado e transições entre ciclos mais suaves. Para os mais novos, os jardins de infância da São Tiago, do Centro Escolar da Sé e de Rebordãos, apresentam-se como o espaço predileto para o estímulo das suas capacidades e do fomento da partilha com a comunidade, fruto das comodidades oferecidas. Já os alunos do 1º ciclo, no Centro Escolar e nas escolas do Campo Redondo, das Beatas e de Rebordãos, têm obtido resultados escolares que permitem perspetivar horizontes risonhos e de sucesso nos anos vindouros. A Escola Paulo Quintela, para os alunos do 2º ciclo, é onde reside a aposta mais significante do agrupamento nos últimos anos, criando um ambiente de maior tranquilidade, segurança e eficácia das metodologias de ensino, de forma a que os alunos possam dar passos firmes na transição para o ensino secundário. A escola sede, onde opera o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, dispõe de instalações e recursos que prometem fornecer aos alunos as condições ideais para uma formação transversal a todas as áreas do saber, ao mesmo tempo que permite o florescer da criatividade.O agrupamento está ainda habilitado ao leccionamento de alguns cursos de grande relevância, como é exemplo o Curso Articulado de Música, em articulação com o Conservatório de Música e Dança de Bragança, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que tem garantido uma aposta fundamental na formação artística. Aliás, ainda em linha com este pensamento, o agrupamento leciona um curso de artes plásticas, sendo que é o único no distrito, com reflexos notáveis no acesso dos alunos a escolas superiores da área, mas também com um impacto positivo reconhecido na vida cultural da cidade.
Para além disso, o corpo docente estável e profissional, aliado aos espaços laboratoriais de reconhecida qualidade e a sua biblioteca que é uma referência em todo o norte do país, elevam a qualidade do ensino lecionado e são o garante do cumprimento dos valores da UNESCO, com uma educação inclusiva e inovadora.