: Mais Magazine:: Comentários: 0

A francesinha é a grande rainha da gastronomia popular portuense, sendo que a sua origem está intimamente ligada à cultura, história e identidade da cidade. O Café Santiago é um dos principais epicentros da francesinha na cidade invicta, um espaço com uma ligação histórica à cidade e que confeciona aquela que é, para muitos, a melhor do Porto. Um espaço (multiplicado por três há já alguns anos) de paragem obrigatória em todos os roteiros gastronómicos do Porto e do país. Muito mais do que um local para comer. O Santiago é um ponto de encontro para partilhar bons momentos à mesa, para sentir os valores das gentes portuenses e degustar o melhor da gastronomia do Porto.

Embora tenha sido fundado em 1959, a origem do Café Santiago remonta até à década de 30 do século passado, quando o restaurante abriu portas pela primeira vez. Ao longo dos anos o espaço foi sofrendo bastantes alterações até que, em 1978, o Sr. Fernando Pereira e a D. Isabel instalaram-se numa pequena tabacaria que outrora existia neste local. O Café Santiago foi passando de mão em mão até que, em 1991, chegou às mãos da família Pereira, que tomou conta da totalidade do espaço, mantendo-se à frente do leme até aos dias de hoje. Assim, desde os anos 90 que o Café Santiago se tem afirmado no panorama gastronómico do Porto como um espaço familiar, com traços tipicamente portuenses e onde se pode encontrar um dos grandes símbolos da cidade: a francesinha. Embora esta iguaria sempre tenha sido uma das grandes pérolas deste espaço, desde que a família Pereira assumiu as rédeas da casa que o prato sofreu algumas reformulações, que permitiram tornar a francesinha numa iguaria mais agradável a todos, sem perder a sua identidade picante. O restaurante em si sempre se manteve fiel às suas origens, o que lhe confere um caráter genuíno difícil de encontrar noutros espaços.

De norte a sul do país, passando pelas ilhas e até além-fronteiras, são muitos os turistas e locais que não deixam escapar uma visita ao Café Santiago num roteiro pela cidade invicta, à procura de colocar à prova o seu paladar para os sabores únicos da francesinha. O elevado grau de dedicação ao prato, conjugado com o uso de ingredientes criteriosamente selecionados e processos de confeção únicos 100% artesanais, levam a que clientes do Café Santiago apelidem a Francesinha Santiago® como a melhor de toda a cidade. Mas, tal como é apanágio neste prato, o grande segredo está no molho. Não apenas na receita em si, um segredo bem guardado de família, mas também na forma como o molho se conjuga e complementa de forma tão harmoniosa com a qualidade dos restantes produtos utilizados, nomeadamente as carnes e o queijo. Recheada de traços marcadamente portuenses, o Café Santiago não é uma casa muito grande, pelo que a sua oferta gastronómica, para além da Francesinha Santiago®, se concentra sobretudo em saborosos snacks, como o Prego no Prato. Já na carta de bebidas não faltam boas soluções para acompanhar as refeições, desde refrigerantes e bons vinhos da região, até à cerveja local, a bebida predileta para acompanhar a Francesinha Santiago®. O sucesso que o Café Santiago tem obtido nos últimos anos, leva a que os proprietários do espaço tenham já recebido inúmeros convites de expansão da marca Santiago para outras zonas do país e até no estrangeiro. Ainda assim, a família Pereira mantém-se fiel a um dos principais traços identitários do espaço: a ligação histórica e inquebrável com a cidade do Porto. É sobre esta simplicidade de caráter à moda do Porto que o Café Santiago continuará a fornecer aos seus clientes a Francesinha Santiago®, sendo que os planos para o futuro passam precisamente por manter o Café Santiago tão genuíno quanto possível, mantendo as pessoas que aqui trabalham o mais felizes possível.

Santiago F: Onde o moderno e o tradicional se fundem

A elevada popularidade da Francesinha Santiago® levou a que o Café Santiago fosse curto para dar resposta à crescente procura que se fazia sentir. Por isso mesmo, em 2011, surgiu a oportunidade de expandir a marca Santiago e a poucos metros da casa-mãe abriu portas o Santiago F. Localizado no antigo Café Clássico, O Santiago F fica igualmente na Rua Passos Manuel, mesmo em frente ao Coliseu do Porto, tendo surgido como a oportunidade perfeita de expandir o negócio sem sair praticamente do mesmo sítio. Para além de manter os tradicionais pratos da casa, o Santiago F possui uma aura mais descontraída e jovem, quer ao nível dos clientes, quer no domínio do quadro de trabalhadores, apresentando–se como um espaço que alia a vertente tradicional da cidade do Porto com instalações mais modernas.

À imagem do Café Santiago, aqui também a Francesinha Santiago® é a grande pérola da casa, mantendo uma ementa recheada de pratos tradicionais portugueses de confeção caseira e ainda pratos do dia. Para além disso, pode ainda encontrar neste espaço a Francesinha Santiago Top®, que atualmente também está disponível nos outros Santiagos. Olhando à centralidade do restaurante e às necessidades de alimentação do comércio tradicional, o Santiago F assume um conceito de cozinha caseira, representando um local onde muitas pessoas vêm almoçar a “casa”. A decisão de alargar a marca Santiago não poderia ter sido mais acertada, uma vez que o balanço destes mais de dez anos é extremamente positivo. A abertura correspondeu amplamente às expectativas dos proprietários, surpreendendo de tal modo a nível da procura que rapidamente levou à busca de outro espaço, encontrado aquele que é hoje o Santiago da Praça.

Santiago da Praça: Saboreie a tradição

Passado apenas seis anos da abertura da segunda casa, deu-se asas à materialização do sonho de continuar a expandir a marca Santiago. Em 2017, um pouco mais acima, em plena Praça dos Poveiros, dá-se a abertura daquela que é a “joia da coroa” do grupo: o Santiago da Praça. De caráter marcadamente portuense, o Santiago da Praça tem a particularidade de ter sido construído de raiz e segue de forma criteriosa os predicados gastronómicos da sua origem. Com um ambiente descontraído e genuíno, conta com uma localização excecional, mesmo no coração da cidade e apenas a 25 metros da casa mãe. A expansão do Santiago permitiu não só dar maior oferta à elevada procura pela Francesinha Santiago®, mas também incluir na oferta alguns pratos que não constam na ementa dos restantes Santiagos, sendo uma celebração da cozinha tradicional portuguesa. Não deixe de provar o Bacalhau com Broa, o Bacalhau na Grelha, o Bacalhau à Brás e ainda o Rosbife e a Espetada de Lombo de Novilho. Tal como acontece nos restantes espaços Santiago, também aqui pode encontrar uma francesinha exclusiva, a Francesinha Santiago® da Praça, que leva na sua confeção bife de lombo de novilho e linguiça crocante na batata.

Dada a sua localização privilegiada numa das principais praças da cidade do Porto, estar no Santiago da Praça é sentir o pulsar da cidade e das suas gentes e é respirar Porto, levando a uma excelência sensorial que simboliza na perfeição o que é comer no centro da cidade portuense. Para além disso, as iguarias aqui servidas e a decoração e ambiente verdadeiramente “tripeiro” com que acolhe os clientes, leva a que o Santiago da Praça seja um símbolo e um reflexo dos valores da cidade do Porto. O ambiente do restaurante é a mescla perfeita entre a elegância clássica com toques modernos, criando um espaço convidativo e confortável. Com mesas dispostas ao ar livre, os clientes podem desfrutar das vistas pitorescas e da atmosfera animada enquanto saboreiam as suas refeições. No interior, a decoração acolhedora reflete a história e a cultura do Porto.