: Mais Magazine:: Comentários: 0

A BCN, empresa portuguesa com mais de seis décadas de experiência, é hoje referência no fornecimento de tecnologia educativa, especialmente no norte de Portugal. Trabalha com marcas dedicadas e oferece soluções STEAM para todos os níveis de escolaridade e áreas de ensino. A BCN facilita a implementação de ambientes inovadores de aprendizagem, desde mobiliário até equipamentos digitais, além de oferecer formação e suporte.

A parceira entre a BCN e o Instituto Piaget de V. N. Gaia passou pela reestruturação do ecossistema de aprendizagem, transformando as salas de aula em ambientes inovadores de aprendizagem, isto é, em espaços de aprendizagem preparados para o futuro do ensino e pensados segundo três dimensões fundamentais: Espaço, Tecnologia e Pedagogia. Sem uma destas dimensões, o processo de ensino fica incompleto e, por isso, torna-se ineficaz.

O Desafio

O Instituto Piaget identificou a necessidade de repensar o espaço de aprendizagem, antes centrado no professor, e o processo de ensino, adotando novas metodologias e ferramentas digitais. O papel do professor deve ser o de orientar os alunos, permitindo-lhes aprender ao seu próprio ritmo. A flexibilidade do mobiliário facilita a circulação do docente pela sala, promovendo o contacto constante com os alunos e transformando aulas síncronas em momentos de colaboração e partilha.

Um espaço de aprendizagem flexível permite a livre movimentação dos alunos, facilitando a interação e colaboração, que é essencial para desenvolver competências de pensamento crítico e trabalho em grupo. Além disso, permite que os docentes adaptem os conteúdos às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma cultura de aprendizagem colaborativa.

A Solução Apresentada pela BCN

A solução da BCN abrange as três dimensões do ensino inovador, transformando o espaço com mobiliário adaptável, ferramentas digitais como robots educativos, óculos de realidade virtual, impressora 3D, painel interativo e estúdio de vídeo. O mobiliário foi projetado para ser leve, ergonómico e móvel, facilitando adaptações conforme necessário durante as aulas.

Os Resultados

Segundo Celestino Magalhães, professor do Instituto, “A parceria entre o Instituto Piaget de V. N. Gaia e a BCN revelou-se um verdadeiro sucesso, fruto da excelente comunicação, aconselhamento e acompanhamento prestados pela equipa da BCN ao longo de todo o processo de reestruturação do ecossistema de aprendizagem.

Desde o primeiro momento, ficou claro o profissionalismo e a capacidade da BCN em compreender as necessidades específicas do Instituto Piaget e propor soluções inovadoras e adaptadas aos nossos objetivos. O fornecimento e instalação dos equipamentos foram realizados com a máxima eficiência e rigor, garantindo a plena funcionalidade dos novos ambientes de aprendizagem. A formação ministrada aos docentes do Instituto Piaget permitiu-lhes tirar o máximo partido das potencialida-des das novas tecnologias, transformando as salas de aula em espaços dinâmicos e interativos, alinhados com as melhores práticas pedagógicas. A BCN soube estar à altura do desafio, demonstrando uma capacidade de resposta exemplar e contribuindo decisivamente para a criação de um ecossistema de aprendizagem de excelência no Instituto Piaget de V. N. Gaia.”

Para mais informações sobre o uso da robótica na sala de aula, o sétimo episódio do Podcast “Sebenta Digital by BCN” tem à conversa o Professor Marco Bento, anfitrião de todos os episódios, e o Professor Celestino Magalhães, discutindo os benefícios das ferramentas STEAM para o processo de ensino/aprendizagem. Aceda ao podcast através do QR Code para ouvir este e outros episódios inspiradores sobre educação.

www.bcnsistemas.pt